Notícias da Web

Secretaria de Obras cria campanha educativa contra o lixo
Jardim feito pelos alunos

 

No último dia 07, integrantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Itapissuma saíram em comitiva para a primeira ação educativa contra o acúmulo de lixo em vias públicas. O objetivo é construir, junto com a comunidade, em pontos identificados anteriormente pelas equipes da secretaria, um jardim. É trocar o lixo pela qualidade de vida.

Os primeiros beneficiados foram os moradores da Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. A ação contou ainda com a participação de estudantes de escolas estadual e municipal. “Esta rua tem coleta três vezes por semana, varrição da frente de serviçoe coleta seletiva realizada em parceria com a Associação Padre Servat e mesmo assim a comunidade acumula o lixo na rua”, explica Suelly Guilherme, secretária executiva de Obras.

De acordo com Hugo Leonardo, secretário da pasta, a ideia é espalhar jardins pela cidade acabando de vez com o problema. “Nossa maior preocupação é conscientizar a população para colocar o lixo apenas nos horários de coleta”, diz o secretário.

Os moradores Naelson Pessoa e Aline Montenegro, que possuem casas próximas ao ponto de lixo, apoiaram a iniciativa. “Há anos enfrento problemas com baratas e ratos por causa do lixo”, disse Naelson. “Meus filhos, Pedro e André fizeram até um desenho sobre hoje. Precisamos nos unir para evitar que coloquem lixo aqui novamente”, acrescenta Aline.

Daniela Fernandes, aluna do 3º ano da Escola Eurídice Cadaval, representou os estudantes lendo uma carta com dicas e orientações para a população. “Esta carta foi feita em sala de aula com ajuda de todos”, informou Dani.

De acordo com a professora de Biologia Cristiane Jussara ao longo do semestre os alunos tem vivenciado questões ligadas ao meio ambiente propondo inclusive soluções. “Nossa política de ensino é que eles ultrapassem o muro da escola vivenciando a prática educativa”, acrescentou Cristiane.


COLUNAS


OPINIÃO