Notícias da Web

Pernambuco se despede de Josias Albuquerque
Josias Albuquerque tinha 82 anos

 

A sociedade pernambucana lamenta a morte de Josias Silva de Albuquerque, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), ocorrida  no dia 2 deste mês, no Hospital Português, onde estava internado para tratamento de complicações no fígado. A causa de sua morte, segundo o hospital, foi falência múltipla dos órgãos. O corpo está sendo velado no salão de Eventos do Sesc Pernambuco, localizado em Santo Amaro, devendo ser cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Ele tinha 82 anos. Deixa a esposa Erotides Gomes, dois filhos e cinco netos.

Josias Albuquerque estava na presidência da Fecomércio há seis gestões, desde 1996.  Nesse período houve uma grande expansão do Sesc e Senac, com a oferta de cursos profissionalizantes e construção de centros poliesportivos, entre outras conquistas. A visão empresarial de Albuquerque levou dezenas de empresários pernambucanos a outros países, promovendo intercâmbio para a geração de negócios. A China, país que mais cresce economicamente no mundo, foi o destino de uma dessas viagens.

Sobre ele, o presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça disse: “A perda de Josias Albuquerque, além de deixar uma grande saudade a todos os que o admiram, representa uma grande lacuna na economia do nosso estado”. Prefeitos do Litoral Norte, cujos municípios foram beneficiados com programas da Fecomércio, lamentaram a morte de Josias. “Nosso amigo Josias Albuquerque deixa um grande legado pelos relevantes serviços prestados na sua atuação como presidente do Fecomércio PE. Abreu e Lima foi uma das cidades beneficiadas com a sua iniciativa. Hoje contamos com um moderno centro esportivo construído em parceria com a entidade que ele presidia”, disso o prefeito de Abreu e Lima, Marcos José. “A sua gentileza, simpatia e amizade guardarei para sempre querido amigo, vá com Deus professor Josias preparar outros mundos, sentiremos sua partida”, afirmou o prefeito de Igarassu Mário Ricardo.

O presidente da CDL de Abreu e Lima, Evandro Alves de Lima, também expressou seu sentimento com a morte de Josias Albuquerque: “Pernambuco esta de luto. Perdemos um dos maiores incentivadores da educação e da cultura deste estado”, disse.


COLUNAS


OPINIÃO