Notícias da Web

Achados arqueológicos da época dos dinossauros
Votorantim Cimentos conserva patrimônio geológico de relevância global

 

 

Local possui registros únicos no Brasil que evidenciam o fim da era dos dinossauros

 

O município de Paulista possui um patrimônio natural de relevância internacional. Em seu solo estão registros de um dos mais importantes eventos da história da Terra: o fim da era dos dinossauros. No último dia 5, foi inaugurado o geossítio K-PG Mina Poty, uma área com diversas amostras de animais que viveram no local há 62 milhões de anos. O geossítio fica na área de mineração da Votorantim Cimentos (Fábrica Poty), que desde 1993 vem sendo estudada e conservada.

 A descoberta do geossítio contou com parceiros como os pesquisadores Gilberto Albertão e Paulo Martins, que verificaram registros deixados pelo impacto de meteoro que provocou uma extinção em massa na Terra, e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que através de professores, alunos e pesquisadores do Departamento de Geologia estudam a Mina Poty, com ênfase nas questões paleontológicas. No local, já foram descobertos também fósseis de espécies de crocodilo e de tartaruga.

Com aproximadamente 65 mil metros quadrados, o espaço dividido em 4 exposições geológicas,receberá visita e estudo de universitários e pesquisadores, proporcionando a oportunidade do conhecimento sobre a ricahistória geológica que Pernambuco abriga.

“Com a abertura do Geossítio K-Pg Mina Poty, a Votorantim Cimentos proporcionará a pesquisadores e estudantes universitários a continuidade de atividades voltadas ao aproveitamento racional dos recursos da natureza, possibilitando escrever os próximos capítulos da história da Terra. É ainda uma oportunidade única para estreitar o relacionamento com a comunidade do município de Paulista, que será convidada a participar, por meio de atividades educativas, da conservação desse patrimônio”, afirmou Alexandre Galliza, gerente da Unidade Poty Paulista.

 


COLUNAS


OPINIÃO