Notícias da Web

NOSSO PLANETA - GENILSE GONÇALVES

 

Novembro de 2017

 

Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente

 

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das Águas” a comunidade escolar é convocada a mobilizar-se e debater o recurso natural água nas suas mais variadas utilidades e aplicação na vida dos seres vivos no planeta Terra, sobretudo na realidade da escola.

O objetivo da Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é pedagógico e busca apoiar as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação na promoção da participação social. Incentiva a mobilização e a ação sobre a dimensão política e social da questão ambiental, bem como a sua inserção e apropriação pelos sistemas de ensino nas dimensões de gestão, currículo e infraestrutura das unidades escolares. De uma forma mais especifica  a CNIJMA tem os seguintes objetivos: Mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos sobre a dimensão socioambiental;  Fortalecer a educação ambiental na educação básica; Propiciar atitude responsável e comprometida com a questão da Água locais e global, por meio da participação social e de processos voltados para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, considerando a educação integral para a sustentabilidade e o respeito à diversidade; A CNIJMA é coordenada  nos estados pela secretaria estadual de Educação e assessorada pela COE (Comissão Organizadora Estadual), formada por representantes de entidades ligadas a educação formal e não formal com a temática ambiental. Nessa edição vamos para III Estadual e V CNIJMA Nacional. O MEC orienta e incluir as ações da V CNIJMA estão incluídas no Plano de Ações Articuladas Estadual (PAR) para apoio a realização das conferências. Mas a Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente- CNIJMA é um espaço de protagonismo juvenil, que pela qual os alunos embasados pelos princípios; “jovem educam jovem, jovem escolhem jovem e uma geração aprende com a outra”.  Organizam em comissões, orientados pelos professores elaboram projetos com o tema da conferencia, realizam as conferências na escola e apresentam os projetos produzidos por eles é um momento de vivência na comunidade escolar da cidadania e do controle social.

Etapas da CNIJMA - Oficinas de Conferência: 1-Planejamento e de representante da escola para as etapas seguintes. Envolve toda a formação dos responsáveis para a realização das Conferências Escolares, Regional/Municipal, Estadual e Nacional. 2-Conferência na Escola: eleição de um projeto de ação e do comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série, porém (as) delegados (as) e seus suplentes eleitos (as) deverão estar cursando os anos finais do ensino fundamental até o período da Conferência Estadual e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa nacional da V CNIJMA. 3-Conferência Estadual: Espaço de intercâmbio entre os delegados vindos das escolas para aprofundar os estudos e diálogos sobre o tema da Conferência a partir da perspectiva estadual. Na conferência estadual são eleitos os delegados para participarem da Conferência Nacional. 4-Conferência Nacional - Encontro nacional das delegação estaduais para realização de oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema Água, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Em Pernambuco estamos na etapa de Formação e mobilização com educadores e escolas. As escolas tem até 30-03 de 2018 para realização da conferencia na escola, mas as escolas já podem realizar as conferencias nas escolas ainda esse ano.

 

Mais informações: site:conferenciainfato.mec.com.br, www.facebook.com/cnijma.mec

E-mail:gedheducacao@gmail.com, E-mail para comunicação de notícias:vcnijma@gmail.com, flaviasuassuna@gmail.com Fones: 81) 3183-8681/ (61) 2022- 9192/9195 / (83) 98801-5364


COLUNAS


OPINIÃO