Notícias da Web

CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - Nos encontros da vida com o cantor e compositor, Santana, um dos expoentes da autêntica música nordestina, no Aeroporto Internacional de Petrolina - Senador Nilo Coelho.

 

Março de 2017

 

Cirurgias eletivas no Tricentenário

Para discutir o prejuízo acarretado pela suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Tricentenário, em Olinda, representantes do Simepe participaram de uma nova reunião, em 13/03, no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no bairro da Boa Vista. A reunião foi coordenada pelo promotor Édipo Soares e contou dos médicos, Mário Jorge e Walber Steffano; além da promotora de Justiça de Defesa da Saúde de Olinda, Maísa Melo. Hoje, o grande problema é a suspensão de cirurgias eletivas, mais especificamente as de ortopedia, ginecologia e vasculares. A unidade de saúde era a única que oferecia este serviço na cidade e nenhuma outra instituição recebe essa demanda no município. Com essa desassistência, os pacientes precisam agora recorrer ao estado, que já conta com um gargalo enorme – prejudicando a população que mais precisa.

 

Homens e mulheres

Quase 170 anos após os primeiros movimentos sociais em prol da igualdade entre homens e mulheres e emancipação feminina, uma parcela expressiva da sociedade moderna ainda diz preferir que elas fiquem em casa em vez de ter trabalho remunerado. É o que sugere um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho, que diz que 27% das mulheres e 29% dos homens no mundo preferem que elas não tenham emprego. O estudo feito pelo instituto de pesquisa Gallup ouviu 149 mil pessoas de 142 países e territórios, entre eles o Brasil, onde foram constatados índices bem próximos da média global. Entre os brasileiros, 28% das mulheres e 32% dos homens disseram preferir que as mulheres não tenham um emprego.

 

 

Precarização e não empregos

Em audiência pública da comissão especial da Câmara que trata da reforma trabalhista, a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), afirmou que a proposta do governo trará precarização em vez de postos de trabalho. "Em lugar nenhum do mundo, as reformas geraram empregos; ao contrário, geraram a precarização de empregos", disse a magistrada, para quem os argumentos do governo contêm "grandes inverdades”. Outra "inverdade", segundo ela, seria dizer que a legislação é obsoleta. A juíza afirmou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já teve 75% dos artigos alterados, preservando direitos básicos. Delaíde também contestou a afirmação de que a prevalência de acordos coletivos sobre a legislação seria benéfica aos trabalhadores.

 

 

BOCA DO POVO

 

O projeto Pedala HCP, promovido pelo Hospital do Câncer de Pernambuco, terá sua terceira edição realizada no dia 9 de abril, às 8h e visa conscientizar a população e a categoria médica sobre o câncer ósseo, sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

 

Trânsito cada dia mais caótico na Rua do Padre Inglês, na Boa Vista/Recife. Carros estacionados dos dois lados da via pública impedem o fluxo de veículos. Moradores denunciam o descaso da Prefeitura do Recife e da CTTU.

 

A cara de pau de alguns donos de carros, lavando seus veículos nas praças do Recife. Na do Rosarinho, por exemplo, é impressionante. Todos lendo revistas, jornais ouvido músicas, enquanto a mão- de- obra utiliza água e energia irregulares, sem falar na degradação da praça. O pior, discutindo a lava jato. Assim caminha a humanidade.

 

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: A última carta de amor – Jojo Moyers

Filme/Cinema: Moonlight – Sob a Luz do Luar

Disco: Lua Full – Juliana Kehl (Deck)


COLUNAS


OPINIÃO