Notícias da Web

Caldeirão - Chico Carlos
A FOTO CONTA O FATO - Orgulho de ser jornalista. Com dois grandes profissionais de Comunicação de Pernambuco: Robson Batista (repórter cinematográfico da Rede Globo Nordeste) e Andréa Trigueiro (jornalista e professora de Católica)

 

Janeiro de 2017

 

 

Caixa sob ameaça

 

O movimento sindical bancário promoveu em 12/01 manifestações em comemoração aos 156 anos da Caixa Econômica Federal. Em agências e prédios administrativos, sindicalistas alertaram funcionários, clientes e usuários sobre propostas anunciadas pelo governo Temer que podem fragilizar a instituição. De acordo com as entidades, o governo já anunciou intenções como a abertura de um plano de demissões voluntárias e a privatização de setores do banco, como o de seguros e loterias.

 

Prisões: falta de controle

Um novo relatório do Subcomitê para a Prevenção da Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos e Degradantes (SPT) da Organização das Nações Unidas (ONU) foi divulgado nesta terça-feira (10). Um dos pontos levantados pelo documento é a dificuldade do Estado em manter o controle das unidades prisionais e a delegação de tarefas aos próprios detentos. O relatório teve como base visita a 22 unidades, localizadas no Rio de Janeiro, Manaus, Recife e Brasília, e ocorridas entre 19 e 30 de outubro de 2015. O resultado do trabalho foi entregue às autoridades brasileiras no dia 26 de novembro de 2016, ou seja, o diagnóstico e as recomendações que constam no texto antecedem os fatos recentemente ocorridos em prisões na região norte do país.

 

Insatisfação social cresce

Os índices de insatisfação social no Brasil estão entre os que mais crescem no mundo. Os dados fazem parte do informe sobre desemprego da Organização Internacional do Trabalho. Se no mundo essa taxa aumentou em média 0,7 pontos, numa escala de zero a cem, no Brasil o salto foi de 5,5 pontos. "Trata-se de um dos maiores aumentos do mundo em 2016", confirmou o economista-senior da OIT, Steven Tobin. Segundo ele, uma das formas de medir esse mal-estar social é o número de greves, manifestações de ruas e protestos. Entre 2015 e 2016, o Brasil passou de 25 pontos para 30,5, enquanto a média mundial ficou em 22 pontos. Para a OIT, a onda migratória, a insatisfação popular e as tensões sociais no mundo estão intimamente relacionadas a essa realidade no mundo do trabalho.

 

 

BOCA DO POVO

Frequentadores do Parque de Diversões Mirabilândia reclamam da falta de segurança ao longo da Avenida Professor Andrade Bezerra, em Salgadinho. Os assaltos à mão armada e roubos são frequentes, principalmente, no horário da noite.

A insegurança e o medo rondam a Policlínica e Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela. Profissionais de saúde e funcionários estão preocupados com a situação e cobraram providências à Secretaria de Saúde do Recife

Pior cego é aquele que não quer ver: a Avenida Pedro Álvares Cabral, em Jardim Atlântico/Olinda, continua entregue ao descaso.

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: Por que fazemos o que fazemos? Mario Sérgio Cortella

Filme/Cinema: Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Filme/Netflix: O Roubo da Taça

I Put A Spell On You – DVD/Creedence Clewater Revival


COLUNAS


OPINIÃO