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Mudança no trânsito de Abreu e Lima
Trânsito está lento no trecho onde começam as obras

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início, no último dia 19, à recuperação da BR-101 Norte, no trecho entre Igarassu e Paulista. Os serviços compreendem substituição de placas de concreto, reposição de dispositivos de drenagem, aplicação de revestimento asfáltico e implantação de nova sinalização horizontal, num investimento total de R$ 15 milhões. Como era esperado, um enorme engarrafamento vem se formando no trecho em que a pista cruza o centro de Abreu e Lima.

A execução dos serviços nos 10,2 km da rodovia foi dividida em cinco etapas, baseadas em cronograma estabelecido de forma que sejam minimizados os impactos durante o seu andamento, período em que haverá o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria das Cidades de Pernambuco, do Consórcio Grande Recife e da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima.

A Superintendência Regional do DNIT/PE informa que, durante a execução dos serviços, serão realizados prioritariamente pela manhã e tarde, haverá desvio de tráfego para ciclomotores e veículos de passeio em direção às vias centrais, nos trechos que estão passando por obras, entre 08h30 e 16h. E haverá ainda o uso reduzido da faixa de rolamento em alguns pontos, com fluxo orientado por sinalização e organizado com o auxílio de monitores de trânsito.

Até a conclusão das obras, programada para ocorrer no início de 2017, o DNIT sugere àqueles que forem transitar pela região que verifiquem a possibilidade de evitar o deslocamento em horário comercial, adiando ou antecipando seus horários. A via recebe atualmente um fluxo diário de cerca de 64 mil veículos, considerando o somatório de ambos os sentidos.

 

 

As ações serão realizadas simultaneamente em dois segmentos por etapa e serão conduzidas pela empresa contratada, Construtora Andrade Guedes, segundo sequência abaixo:

 

1ª etapa:
A)      Do viaduto com a PE-015 até o segundo retorno após o pátio do Mercado de Abreu e Lima;
B)      Da Chesf até o retorno do Atacadão;

 

2ª etapa:
A)   Do segundo retorno após o Mercado de Abreu e Lima até a Chesf;
B)   Do retorno do Atacadão até o retorno após a entrada de Nova Cruz;

 

3ª etapa:
A)   Do ponto de estreitamento da pista ao primeiro retorno após a Igreja;
B)   Do primeiro retorno após o entroncamento de Nova Cruz até o viaduto do Terminal Integrado de Igarassu;

 

4ª etapa:
A)   Do viaduto do Terminal Integrado de Igarassu até o primeiro retorno após a Musachi do Brasil;
B)   Do primeiro retorno após a Musachi do Brasil até a Praça de Cruz de Rebouças;

 

5ª etapa:
A)   Da Praça de Cruz de Rebouças até o ponto de estreitamento da pista;
B)   Do primeiro retorno após a Igreja até a fábrica da Bombril.

 

Linhas de ônibus

Com o início das obras de manutenção da BR-101 Norte, 16 linhas de ônibus que trafegam pelo local serão afetadas quanto ao tempo de rotação das linhas, ou seja, o tempo que a linha leva para realizar uma viagem inteira, saindo e voltando do terminal.

A relação abaixo apresenta as linhas as quais, juntas, transportam cerca de 40 mil passageiros por dia, que poderão ser afetados pela obra:

 

LINHAS DE ÔNIBUS

 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira

1912 - Caetés I/TI Abreu e Lima

1917 - Caetés II/TI Abreu e Lima

1998 - Caetés III/TI Abreu e Lima

1989 - Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima

1933 - TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

1961 - TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)

1962 - TI Abreu e Lima (PCR)

1905 - TI Igarassu/TI Abreu e Lima

1988 - Desterro/TI Abreu e Lima

1984 - Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima

1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)

1946 - TI Igarassu (PCR)

1964 - TI Igarassu/TI Macaxeira

1980 - Igarassu/Cidade Tabajara

 

1949 - Caetés/Centro de Paulista (Paratibe) - Via Caetés III


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