Notícias da Web

CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A foto conta o fato. Rio de Janeiro 24/09/2011, Encontro dos Eltonmaníacos em Copacabana, promovido pelo Eltonmania. Singela homenagem aos nossos amigos e amigas e, principalmente, ao inesquecível Salu,"monstro sagrado do rádio brasileiro".

JANEIRO DE 2016

 

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER CRESCEU 54%

Levantamento da Central de Atendimento à Mulher Disque 180, mostra que as mulheres estão denunciando mais os casos de violência. O disque-denúncia do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos é a principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Cento e setenta e nove relatos de agressão por dia e mais de 32 mil ligações relatando a violência contra a mulher só no primeiro semestre do ano passado. Além de 634 mil atendimentos, de janeiro a outubro de 2015, 56% maior que o mesmo período de 2014, quando 406 mil vítimas foram atendidas. O Mapa da Violência 2015 traz um número ainda mais assustador. Entre 2003 e 2013, o número de vítimas do sexo feminino passou de 3.937 para 4.762, que representam 13 homicídios femininos diários.

 

AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS EM “PÉ DE GUERRA”

A sétima rodada de negociação da Campanha Salarial entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) realizada em 14/01, em São Paulo, terminou sem acordo. Caso as empresas não formulem uma nova contraproposta, no dia 22 acontecerá uma reunião no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, que será mediada pelo vice-presidente, Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho. Os aeronautas e aeroviários reivindicam reajuste salarial de 12% (10,97% de reposição da inflação da data-base, 1º de dezembro, e 0,93% de aumento real), aumento de 15% nos pisos salariais e demais benefícios econômicos e 20% na cesta básica.

 

TSE CONDENA RIACHUELO

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Guararapes Confecções S.A. (Grupo Riachuelo) ao pagamento de R$ 10 mil e pensão mensal a uma costureira que teve sua capacidade de trabalho diminuída devido à jornada exaustiva exigida pela empresa. A condenação baseou-se no artigo 950 do Código Civil, que determina a concessão de indenização às vitimas de incapacidade laboral desenvolvida no desempenho da atividade profissional. Segundo relatou no processo, a funcionária recebia R$ 550 para executar todas as operações dentro do ciclo de confecção da empresa. O trabalho era supervisionado por um encarregado que exigia o alcance diário de metas de produção em volume que muitas vezes superava os limites físicos e psicológicos dos empregados, diz a ação.

 

 

BOCA DO POVO

Na Rua Aloizio Azevedo, transversal da Av. Fagundes Varela/Olinda, há anos um conjunto de prédio habitacional foi desapropriado e invadido por famílias que ocupam o conjunto. A quantidade de lixo é insuportável.

 

Médicos vinculados ao Hospital e Maternidade de Abreu e Lima, denunciam que a escala de plantão continua incompleta, além da redução dos vencimentos sem prévia comunicação; férias vencidas em 2015 e o não pagamento do 1/3 de férias, como também do 13º salário da categoria.

 

Há um esgoto a céu aberto na PE-15, nas proximidades do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, sentido Centro de Paulista. Os buracos já começam a aparecer na via pública.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro: Toda Luz que Não Podemos Ver/Anthony Doerr e Maria Carmelita Dias

Filme/Cinema: Creed: Nascido Para Lutar

CD: Zeca Baleiro canta Zé Ramalho – Chão de Giz 


COLUNAS


OPINIÃO