Notícias da Web

CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - O novo doutor do ABC tem nome: João Pedro (no centro), neto querido e amado pela família Pereira do Nascimento. Que sejas feliz, hoje e sempre!

Dezembro de 2015

 

DEMOCRACIA É A MELHOR FORMA DE GOVERNO

Três em cada quatro brasileiros acreditam que a democracia pode ter problemas, mas é o melhor sistema de governo que existe. No total, 73% dos cidadãos concordam com essa ideia, contra 22% que discordam, de acordo com uma pesquisa do Ibope com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Os outros 5% não sabem ou preferem não responder. O estudo mostra que o Brasil está em linha com a média global, que é de 76%. Entre os países que mais aprovam a democracia estão a Suécia, Marrocos, Argentina, Suíça, Quênia, Finlândia, Fiji, Portugal, Alemanha, Turquia, Áustria e Islândia. No sentido oposto, as nações onde os percentuais de concordância são menores são Japão, Bulgária, México, Hong Kong, Bósnia, Sérvia, Romênia, Líbano e Rússia. No Brasil foram feitas 2002 entrevistas entre outubro e novembro de 2014.

 

PESQUISA DAS ESCOLAS ESTADUAIS

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentou em 03/12, uma análise comparativa da infraestrutura escolar por dependência administrativa realizada em 1.044 escolas estaduais. As escolas foram categorizadas nos termos de estruturas materiais de acordo com quatro categorias, são elas: avançada, adequada, básica e elementar. Do universo pesquisado, 39% das unidades de ensino foram categorizadas com estrutura adequada.  Outras 38% das escolas se enquadram no termo básico. Seguindo adiante, 19% das escolas se enquadram em estrutura elementar. Apenas 4% das escolas estaduais apresentaram em 2014, índices que aproximam as unidades de ensino de locais ideais de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada pelo Observatório de Política e Gestão da Educação (Observa) – PPGE/UFPE e traz dados referentes aos anos de 2011 a 2014.

 

PROBLEMAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Excesso de metas falta de pessoal, filas imensas, agências com problemas de estrutura e de segurança... Esses foram alguns dos problemas encontrados pelos diretores do Sindicato dos Bancários/PE em visita às agências no interior do estado, entre o final de novembro e o começo de dezembro. Some-se a isso a estiagem, a dengue e outros problemas enfrentados pela população local, o resultado foi um cenário de desânimo entre clientes e bancários. Apesar disso, o Sindicato foi muito bem recebido em todos os locais por onde passou. A situação da saúde pública, a seca e o abandono encontrados em algumas das cidades visitadas também chamaram a atenção dos diretores.

 

 

BOCA DO POVO

Motoristas e moradores pedem providências à Prefeitura de Olinda. Os buracos tomam conta da Av. Carlos de Lima Cavalcanti, no trecho da Pedragon, concessionária de veículos, em Bairro Novo.  Chega de tapar os buracos com brita e pó de pedra! 

 

Descaso da CTTU em relação aos carros estacionados em local proibido na Rua Dr. José Maria, nas imediações do bar Portal da Picanha, no Rosarinho/Recife.

 

Depois de muita discussão e expectativa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) – Promotoria de Justiça de Olinda, deliberou pela retomada do atendimento noturno do Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil de Peixinhos (SPA). Vitória da comunidade e dos funcionários!

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: Unidos do Outro Mundo – Dialogando com os Mortos - Boni

Filme/Cinema: No Coração do Mar

 

CD – Rita Lee (Caixa com 21 Cds) 


COLUNAS


OPINIÃO