Notícias da Web

Caldeirão - Chico Carlos
A FOTO CONTA O FATO Na festa do bloco “ A Cobra”, prévia carnavalesca do Simepe de 2015, no ChevroletHall/Olinda, com Álvaro Campos, Fabíola, José Tenório (o homem da cobra), CláudiaBeatriz, Tadeu Calheiros, Berg e Danielle Arcoverde. Foto: Giovanni Chamberlain

Fevereiro 2015

 

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos dedescobrir coisas interessantes” Carlos Drummond de Andrade

 

DEMISSÕES NO ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL

O fantasma das demissões ronda o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). De janeiro até estemês  de  fevereiro,  200  trabalhadores  foram demitidos,  segundo o  Sindicato  dosMetalúrgicos de Pernambuco (Sindimetal-PE). Desde agosto o ano passado foram aproximadamente  500  trabalhadores  excluídos.  O  motivo,   seriam  osdesdobramentos  da  crise  da  Petrobras,  que  atingiu  o  setor  naval  brasileiro  ecomeça  a  comprometer  as  operações  do  EAS.  O  presidente  do  Sindicato  dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal), Henrique Gomes, lembra que, em 2011, oEAS chegou a ter 11 mil funcionários e hoje estaria com menos de cinco mil.  Esalientar que as demissões continuam em forma de conta-gotas, para evitar o caossocial.

 

TERCEIRIZAÇÃO: PEPSI É PROCESSADA EM R$ 1 MILHÃO 

A PepsiCo do Brasil foi processada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sorocaba (SP) por terceirização ilegal na produção de salgadinhos Elma Chips. A ação requer a condenação da indústria e da prestadora de serviços Proficenter em R$ 1 milhão cada. Na ação, a terceirizada também responde por manter os funcionários em más condições de trabalho. O valor pedido para ambas as empresas corresponde ao pagamento de danos morais coletivos. 

 

MUDANÇAS GERAM POLÊMICA 

A Câmara dos Deputados  já recebeu  741 emendas parlamentares aos textos das Medidas Provisórias (MPs) 664/14 e 665/14, que alteram as regras para concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários. O Congresso Nacional tem até o dia 2 de abril para votar as MPs. Caso elas não sejam aprovadas até esta data, perderão a validade. As emendas apresentadas pelos parlamentares representam demandas encaminhadas por entidades da sociedade civil, como sindicatos, cooperativas e associações diversas, que temem perdas para os trabalhadores devido a mudanças nas regras de seguro-desemprego, pensão por morte, abono salarial, seguro-defeso (para pescadores) e auxílio doença.

 

BOCA DO POVO

Não é de hoje que a  feira de Rio Doce/Olinda está bagunçada e cheia deentulhos. O local tem ainda lixo e  um mau cheiro quase insuportável, alémde moscas e baratas.

 

A  barragem  de  Botafogo,  localizada  em  Igarassu,  que  abastece  vários bairros de cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), está em umnível  baixo  Atualmente   o  reservatório  opera  com  apenas  16%  de  suacapacidade.

 

Além das calçadas quebradas, o pedestre enfrenta esgoto a céu aberto, nasruas do Hospício, da Matriz e do Corredor do Bispo, no bairro da Boa Vista,no Recife. Para completar o cenário de desgraça, as ruas estão com lixo.

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro:  A Morte na Visão do Espiritismo/Alexandre Caldini Neto

Filme/Cinema: Sniper Americano/Clint Eastwood

DVD: Paralamas do Sucesso - Longo Caminho


COLUNAS


OPINIÃO