Notícias da Web

Reflorestart planta 10 mil mudas de árvores em uma hora

Pela terceira vez a Usina São José promove o Reflorestart, projeto de reflorestamento que visa a recuperação de matas ciliares do rio Botafogo. Realizado no último dia 16, no engenho Mussupe, em parceria com outras empresas, instituições públicas e ONGs, o projeto contou com a participação de alunos de escolas de Igarassu, Araçoiaba e Itapissuma. Foram plantadas 10 mil mudas de árvores nativas em uma hora.

O evento aconteceu na data em que se comemora o Dia da Proteção às Florestas. Foi reflorestada uma área equivalente a 10 hectares, que ampliará o fluxo e melhoria da qualidade da água e a formação de micro corredores de matas, contribuindo para a preservação da biodiversidade e do patrimônio genético da flora e da fauna presentes na região.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Igarassu, Roberto Siqueira, foram plantadas árvores típicas da Mata Atlântica, como sucupira, praíba, ingá, burandi, munguba e cinzeiro, entre outras.

 

O Reflorestart é de grande importância para a recuperação da mata ciliar do rio Botafogo, um dos principais da Zona da Mata Norte de Pernambuco, uma vez que é a fonte que compõe o conjunto hidrográfico que abrange, numa extensão aproximada de 265 km², áreas dos municípios de Araçoiaba, Abreu e Lima, Itapissuma e Igarassu. É nessa bacia que está localizada a Barragem do Botafogo, reservatório responsável pelo abastecimento da parte norte da Região Metropolitana do Recife (RMR), e que tem registrados baixos índices de volume de água em relação à sua capacidade.


COLUNAS


OPINIÃO