Notícias da Web

Coluna de junho
A FOTO Peço licença aos leitores para fazer uma singela homenagem a minha querida mãe, Theresa Rodrigues, falecida no dia 12 deste mês. Mulher, mãe, avó, bisavó, guerreira, exemplo de luta e compromisso. Mãe, obrigado por tudo! Eternas saudades. Viva Dona Theresa!!!

“Mãe, palavra que Deus inventou. Um anjo que à Terra chegou voando nas asas do amor. Mãe, palavra mais doce que o mel, talvez um pedaço do céu que Deus transformou em mulher..."

 

TERCEIRIZAÇÃO

Depois das mobilizações, atos e vigílias que impediram a entrada do projeto de lei 4.330/2007 na pauta do Congresso Nacional, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) volta a se articular juntamente com sua base, as demais centrais e movimentos sociais contra mais um ataque do empresariado e do capital contra os direitos da classe trabalhadora. Uma ação civil pública que retira a inconstitucionalidade da terceirização de atividades fim e outros setores pode ser julgada neste mês junho, durante a Copa do Mundo no Brasil, pelo Supremo Tribunal Federal.  A atual legislação tem como base a Súmula 331, única norma que regula a terceirização, já que não existe marco regulatório para a prática empresarial.

 

 

FACE CRUEL

O trabalho infantil ainda é um problema crônico no Brasil. De acordo com a Pnad/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2012, cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes entre cinco a 17 anos de idade encontram-se sujeitas ao trabalho infantil. A pesquisa aponta um recuo de 5,41% em relação ao ano anterior. São crianças e adolescentes que não possuem qualquer tipo de representação, sem condições de reivindicar direitos, em situação de vulnerabilidade social e, portanto, tornam-se potenciais alvos do capital.

 

 

PROTESTO E PREOCUPAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Borracha/PE realizou ato de protesto m frente ao Consulado da Alemanha, em Boa Viagem/Recife, contra a Lanxess Elastômeros do Brasil S/A.  A empresa iniciou um processo de escolha de outra administradora para os fundos do Plano de Previdência Petros Lanxess, administrado pela Fundação Petros. Os empregados, aposentados e o Sindicato manifestam preocupação e perplexidade com esta ameaça, já que se trata de um patrimônio de mais de R$ 1 bilhão que poderá ser entregue a outro administrador sem a concordância e participação dos titulares.

 

 

BOCA DO POVO

Os buracos tomam conta das avenidas Rosa Silvestre e Contorno, em Jardim Atlântico/Olinda. Não faz nem um mês que operação tapa-buracos passou naquela área. Mas, bastou uma chuvarada para dissolver a pavimentação. Que isso companheiro!

 

 

O Sinsempa terminou a Campanha Salarial deste ano, com reajuste salarial de 6% para todos os servidores; reajuste de 8,32% para os professores; gratificação de 10% para os auxiliares de serviços gerais e artífices; pagamento do FGTS até o final de agosto, entre outras conquistas.

 

Há seis meses, o trânsito está complicado na Avenida João de Barros, sentido cidade/subúrbio, embaixo do viaduto “Romeu e Julieta”. Transitar naquela área exige paciência, disposição e bom humor, antes de tudo.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: A escolha

Filme/Cinema: A culpa é das estrelas

DVD - Capitão Phillips


COLUNAS


OPINIÃO