Notícias da Web

Itapissuma
Morre Dona Irene, criadora da famosa Caldeirada de Itapissuma

 

Eudes Pereira

 

Dona Irene da Caldeirada, a mulher que tornou Itapissuma conhecida nacional e internacionalmente faleceu, no dia 04 deste mês, aos 90 anos. Criadora da conhecida iguaria a base de frutos do mar, ela já havia passado o bastão para os filhos há alguns anos, por conta da idade avançada.

Em entrevista ao Jornal do Grande Recife, concedida há alguns anos, ela afirmou que o prato que a tornou famosa nasceu por acaso, nos anos de 1980. “Numa tarde, um grupo de turistas estava a procura do que comer. Já tínhamos encerrado o almoço. Aí tive a ideia de pegar todos os ingredientes que sobraram o misturar tudo com molho de coco. Pronto. Estava criada a caldeirada”, lembrou. De lá pra cá, o prato tornou-se uma referência para o Brasil e para o mundo. “Jornalistas da Europa e dos Estados Unidos já vieram aqui em Itapissuma fazer reportagem sobre a caldeirada”, afirmou ela durante a entrevista.

Por conta do falecimento de Dona Irene, o prefeito José de irmã Têca decretou luto oficial de três dias no município. “Dona Irene foi um exemplo de cidadã, mãe e munícipe que se eternizou em nossa história através de sua culinária famosa. Itapissuma chora a sua perda, mas reconhece com emoção a ilustre cidadã que engrandeceu sua terra”, disse o prefeito.



Itapissuma
Itapissuma divulga programao do So Joo

A programação das Festas Juninas em Itapissuma está bastante movimentada. Haverá polos no Centro, Botafogo e Mangabeira. Diversas atrações se apresentarão nos três palcos. O Polo Centro sediará a segunda edição do Festival de Quadrilhas Juninas. O evento terá também sala de reboco, cidade cenográfica e praça de alimentação.

O evento é uma realização da Prefeitura de Itapissuma com apoio do Governo do Estado, através da Fundarpe.


Itapissuma
2 Festival de Quadrilhas Juninas de Itapissuma

Com o objetivo de promover a cultura e o lazer da cidade, a Prefeitur de Itapissuma abriu inscrições para o 2° Festival de Quadrilhas Juninas de Itapissuma, com apresentações das equipes no pátio de eventos municipal. 
Na primeira edição, centenas de dançarinos e artistas prestigiaram nosso festival, dando um show de talento, arte e performances repletas de alegria e muita música.

Os interesados em participar do Festival devem entrar em contato através do telefone (81) 99739-9922 para obter todas as informações necessárias. As incrições vão até o dia 19/06/2018.


Itapissuma
Itapissuma comemora 36 anos de emancipao

 

 

A terra da caldeirada comemorou 36 anos de emancipação, dia 15, mas as festividades para marcar a data começou no dia primeiro de maio.Todos os setores da gestão foram envolvidos, que contaram também o apoio de escolas particulares, Igrejas, entidades sociais, artesões e artistas locais.

Todos os dias uma ação diferente, como entrega de posto de saúde, calçamento de ruas e fardamentos. Missa, corrida de canoas, torneio de futebol e desfile cívico também fizeram parte da programação, que ofereceu também shows gratuitos com artistas como os baianos Axé 90 graus e Psirico.

O Festival Multicultural e o Parque Solidário (diversão) movimentaram o lado cultural e social da cidade. Um oportuniza apresentações de artistas locais. O outro, disponibiliza a troca de ingressos, por alimentos não perecíveis. 

“Sinto-me orgulhoso em realizar 15 dias de festa que abrangeram todos os setores da gestão. Desde o fortalecimento de projetos como Tocando a Vida, que ensina de forma gratuita música a crianças e jovens, como a ampliação de escolas. Estamos felizes com o resultado de nosso trabalho que conta com 83,6% de aprovação da população”, disse o prefeito Zé de Irmã Têca.

O prefeito ressalta ainda que a cidade possui números que traduzem o nível de comprometimento da gestão, como: 80% de saneamento, 100% de cobertura de PSF, três unidades de Samu e redução de 90% em número de homicídios (de 15 para 2, entre abril de 2017 ao mesmo período de 2018).

 

História

 

Itapissuma (pedra negra, em tupi-guarany) era, nos primórdios do Século XVI, uma aldeia indígena, situada às margens do Canal de Santa Cruz. Em 1588, padres franciscanos fundaram uma Vila.

Em 1646, quando Pernambuco vivia sob o domínio holandês, foi construída uma ponte ligando a Vila de Itapissuma à Ilha de Itamaracá - à época capitania do donatário Duarte Coelho. Na década de 1940 a ponte foi substituída uma outra, de alvenaria, atualmente denominada Ponte Getúlio Vargas. No século XVII, por iniciativa do padre português Camilo de Mendonça, foi construída a primeira capela de Itapissuma, a de São Gonçalo de Amarante.

O Distrito foi criado pela lei municipal nº 11, de 30 de novembro de 1892, subordinado ao município de Igarassu. Pela lei estadual nº 8.952, de 14/05/1982, foi elevado à categoria de Município, sendo instalado a 31 de janeiro de 1983.

Desde então, a cidade vem se desenvolvendo. Com uma economia baseada na pesca, durante muito tempo o município tinha apenas a Alcoa como sua principal indústria. Nos últimos dez anos, empresas de grande porte se estabeleceram na cidade, tornando-se um importante polo industrial do estado.

 

 


Itapissuma
Z de Irm Tca tem 83,6% de aprovao
Zé de irmã Têca: transparência e avaliação constante da gestão

Com um ano e quatro meses de mandato, o prefeito de Itapissuma, José de Irmã Têca, permanece com a popularidade em alta perante os munícipes.

Pesquisa realizada pelo Instituto Ipespe, entre os dias 13 e 15 deste mês, deram-lhe 83,6% de aprovação.

O resultado da pesquisa deixou o prefeito Zé extremamente feliz, principalmente porque tem investido no planejamento e na avaliação constante de sua equipe. “Periodicamente temos o

Ciclo de Gestão, um dia com secretários e diretores para acompanhar o desempenho de cada setor e saber quais os próximos passos. Essa é uma prática no nosso jeito de governar. O próximo irá acontecer no auditório da Itaipava, dia 28”, explica Zé.

O gestor destaca também que investiu em aulas de robótica, na qualificação de professores, com capacitação e pagamento de salários em dia. A implantação da Secretaria de Segurança

Municipal e a atuação da subprefeitura em Botafogo, contribuíram fortemente para diminuir o índice de criminalidade e aproximar a população com a gestão.

José de Irmã Têca utiliza as redes sociais com frequência para informar ao público sobre sua atuação. A divulgação das ações municipais nos meios de comunicação locais, como rádio e jornal, complementam o trabalho.


Itapissuma
Prefeito de Itapissuma paga salrios e injeta R$ 2,9 milhes na economia do municpio

 

O prefeito de Itapissuma, José de Irmã Têca, autorizou, no dia 30 deste mês, o pagamento da folha de pessoal de toda a Prefeitura, isto é, servidores efetivos, comissionados, contratados e pensionistas. De acordo com ele, são quase R$ 2.9 milhões, que entram na conta dos servidores.

 

A notícia dada pelo prefeito deve ser comemorada pelos funcionários, pois muitas prefeituras só vão pagar os salários de janeiro após o Carnaval, devido à crise financeira que atinge a maioria dos municípios do Brasil, em especial do Nordeste. Muitas prefeituras estão vivendo apenas dos repasses do governo federal, que diminuiu sensivelmente as transferências de recursos.


Itapissuma
So Joo de Itapissuma teve Zez di Camargo e Luciano

Um excelente público lotou a quadra esportiva de Itapissuma nas festividades juninas. Várias atrações passaram pelo palco. A principal delas foi a dupla Zezé di Carmargo e Luciano, que levou a multidão ao delírio cantando seus principais sucessos.



Itapissuma
Itapissuma festeja 35 anos de emancipao

 

Itapissuma comemorou os 35 anos de emancipação política em grande estilo, com diversas atividades cívicas e culturais. Dos eventos tradicionais, como desfile cívico e hasteamento da bandeira, aos shows artísticos, cuja atração principal foi a cantora Claudia Leitte, houve a entrega do Título de Cidadão Itapissumense a diversas personalidades, como o Maestro Spok e o diretor da Facig, Jurandir Bezerra Filho.

De acordo com o prefeito José de Irmã Têca, a data deve ser muito bem comemorada, pois Itapissima ganhou novo impulso após se tornar município autônomo. “Hoje, o que lembra o antigo distrito de Igarassu é o casario colonial e a caldeirada, pois a transformação social e econômica é enorme”, diz. De uma economia baseada no pescado no Canal de Santa Cruz, o município se tornou um grande polo industrial. A pesca continua, mas o número de trabalhadores com carteira assinada só vem aumentando nos últimos anos.

O prefeito antevê a instalação de mais indústrias e empreendimentos comerciais, com a implantação do Distrito Industrial. “Para isso estamos qualificando cada vez mais a nossa juventude, para que os empregos gerados no município fiquem aqui”, disse.


Itapissuma
Buscada de So Gonalo: f e tradio em Itapissuma
A cantora Anitta foi a principal atração da festa

A cidade de Itapissuma festejou mais uma Buscada de São Gonçalo. A procissão fluvio-marítima saiu da capela de São Paulo, próxima ao Forte Orangem, na Ilha de Itamaracá, percorreu alguns quilômetros pelo Canal de Santa Cruz até chegar ao cais da Área de Lazer Dalila Vera Cruz. Centenas de barcos de todos os tamanhos acompanharam a imagem do santo padroeiro ao som de músicas e pipocar de fogos.

 

Após desembarcar, a imagem do santo fez um pequeno percurso em procissão e depois retornou à igreja matriz, de onde havia saído uma semana atrás. Num palco armado em frente ao templo eram entoadas canções religiosas pela banda Colo de Cristo, de Curitiba (PR). O padre Ivan, pároco de Itapissuma, dirigiu a missa.

ATRAÇÕES

A parte profana da festa contou com artistas conhecidos nacionalmente, como a funkeira Anitta, a banda da Musa, o cantor Gabriel Diniz e o romântico José Augusto. Esta parte da festa aconteceu na quadra esportiva da cidade. O prefeito José Tenório (Zé de Irmã Têca) prestigiou as festividades.


Itapissuma
Grupo Cavalcanti Petribu investe em Itapissuma

Planejamento e investimento são palavras que traduzem bem o pensamento do Grupo Cavalcanti Petribu Empreendimentos, que investiu R$ 12 milhões este ano, na 1ª etapa da construção do complexo viário de Itapissuma, localizado no distrito industrial da cidade. No último dia 09, representantes do grupo, o prefeito da cidade e vereadores recém eleitos visitaram o local.

O local fica às margens da BR 101, onde havia plantação de cana de açúcar, outro braço de investimento do grupo, agora existem empresas que geram emprego e renda, como polo cervejeiro – Ambev, Brasil Kirin e Itaipava. O complexo viário foi construído para interligar as indústrias instaladas, como também as futuras, entre elas, o Centro de Distribuição da P&G.

Dois posto de gasolina Ypiranga estão sendo construídos, um deles com alameda de serviços, espaço destinado para restaurantes, lojas ou hotel. Segundo Frederico Vilaça, representante do grupo, a área foi destinada para promover o desenvolvimento do Grupo e da região.  “O Grupo foi criado em 2010 para atrair o empresariado para a região, mais sabemos que nesse tipo de empreendimento, todos saem ganhando. Investidores e a população”, explica.

De acordo com prefeito Cal Volia, sua gestão preparou o terreno para a chegada do desenvolvimento. “Aprovamos junto com a Câmara Municipal o Plano Diretor e criamos as melhores condições para a chegada das empresas, sem esquecer de investir na qualificação da mão de obra local”, disse Cal.

 

A área possui ainda espaços para o crescimento ordenado da cidade, e para preservação de mata. A Votomassa, do grupo Votorantim, a CMPC e mais 23 indústrias sistemistas da Fiat podem se instalar no local.


COLUNAS


OPINIÃO