Notícias da Web

Igarassu
Gestão aposta na educação para evitar roubos em prédios públicos

Nos últimos anos os prédios públicos de Igarassu têm sofrido com arrombamentos e depredações, entre eles estão as escolas. Por isso, a Secretaria de Educação aposta no projeto “Todos pela Escola” para convidar alunos, professores, pais e comunidade a proteger a sua escola. Só ano passado foram gastos cerca de 200 mil reais para repor o que foi quebrado ou roubado.

O primeiro passo dado pela gestão para coibir as ações de vândalos, foi investir em segurança eletrônica, inclusive com câmeras. Segundo a secretária de Educação Andreika Asseker, a primeira etapa do projeto foi criar, junto com a secretaria de comunicação, uma campanha visual educativa #todospelaescola, com um número para denunciar vendas de produtos ou movimentações suspeitas.

Depois foi desenvolvido, com o apoio do grupo de artes um game, para de forma lúdica, explicar aos alunos o que está acontecendo com a escola. Nesse jogo os alunos se tornaram detetives para ajudar a solucionar o problema, nesse caso cuidar e proteger a escola. “Com esse jogo queremos criar no aluno e na comunidade o sentimento de que eles fazem parte da escola, ajudando assim, a preservá-la”, explicou.

 

O grupo de artes irá percorrer todas as 53 escolas municipais. Após cada apresentação os alunos irão receber a carteirinha de agente secreto da escola.


Igarassu
São João de Igarassu foi só animação

O São João foi cheio de atividades em Igarassu. Na sexta, 23/06, a Vila Junina do Sítio Histórico recebeu shows de Canarinhos do Forró, Candieiros do Mato e a apresentação cultural Rala Coco Maria. Na cidade toda, as festas foram tranquilas e seguras, possibilitando a diversão de toda família.

 

“Estamos gostando muito de tudo, apesar da chuva da época. Está muito legal, dá pra trazer as crianças, se divertir e aproveitar em família o São João. Achei bem organizado e com shows ótimos”, conta Cristina Ferreira que esteve na Vila Junina com as filhas Vitória e Isabela e o marido Isaías Alfredo de Araújo.

No sábado, a animação tomou conta de vários polos. No Sítio Histórico, em Três Ladeiras, No Arraiá do Gonzagão e em Nova Cruz, foi muito forró e arrasta-pé. O festejo junino desse ano resgatou a cultura local

A Forródrilha , além de acontecer em Igarassu, chegou em Cruz de Rebouças no domingo (25), às 16h. As bandas estiveram em cima dos trios elétricos e arrastaram a multidão do muro da Janga até a praça de Cruz. As quadrilhas estavam no meio dos participantes, animando e levando alegria.

O gestor Mario Ricardo ficou muito satisfeito com o Ciclo Junino. “Todos puderam participar e se divertir neste São João em Igarassu. Pensamos em um mês inteiro de programações pra todos os gostos, com foco na nossa tradição nordestina, com arraial, quadrilha e na valorização dos nossos artistas locais. São João de verdade, em todos os cantos dessa nossa cidade”, lembrou o prefeito.

 

 


Igarassu
Ciclo Junino começa com Festa de Santo Antonio

As festas juninas em Igarassu começam nesta sexta-feira (09/06) na comunidade de Santo Antonio (por trás da Facig), com a festa do santo homônimo. as atrações são: Neno Moral e Forró Safadão (sexta, dia 09) e Banda É Massa e Pedrinho Pegação (sábado, dia 10). Os shows acontecem às 20h e 22h, respectivamente, nas duas datas. Para São João e São Pedro outras atrações estão por vir.


Igarassu
Prefeitura de Igarassu investe na melhoria da Saúde pública

A Unidade Hospitalar de Igarassu (UHI) recebeu no mês de abril ampliação e reparo da recepção da emergência adulto.  No novo espaço, os pacientes são melhor acomodados e atendidos, passando o tempo de espera em um ambiente mais adequado. De acordo com o diretor da UHI, Ceciliano Uchôa, é uma mudança que traz muitos benefícios aos usuários. “Agora o espaço tem banheiro, cadeiras mais confortáveis e um clima mais agradável. É um orgulho pra nossa gestão um projeto assim”, comemora. 

A moradora do centro de Igarassu, Mariana Alexandrina, 18 anos, foi acompanhando o irmão e diz que a transformação é visível. Além da melhoria física, a Unidade Hospitalar do município agora tem também um novo profissional, para fazer um intermédio entre o paciente e os recepcionistas. Esse profissional, chamado de acolhedor, é Paulo Roberto Teixeira, 32 anos. O trabalho dele é tornar o atendimento mais humanizado, acolhendo de fato as pessoas que chegam. 

 

Segundo o prefeito Mário Ricardo, a gestão tem o dever de fazer o melhor possível pra toda população. “Todos merecem o que é bom, serviços de qualidade, principalmente os que não tiveram muitas oportunidades, queremos qualidade pra todos”, conclui Mario.


Igarassu
Campanha para a coleta de óleo de cozinha usado

 

 

Ampliar a coleta de óleo de cozinha usado é uma das metas da secretaria de Meio Ambiente e Biodiversidade de Igarassu (Semabi) para este ano. Através da parceria com a ASA Indústria e Comercio, o programa “Mundo Limpo, Vida Melhor” consiste em coletar, transportar e dar a destinação correta para óleos e gorduras vegetais comestíveis.
Cada litro de ól
eo que deixa de ser dispensado diretamente no ralo ou no vaso sanitário, evita que até 20 mil litros de água sejam contaminados, pois o óleo de fritura leva 14 anos para ser totalmente absorvido pela natureza. 
Igarassu conta hoje com 38 estabelecimentos credenciados ao programa o que garantiu no mês de março, a coleta de 1.260 litros de óleo de fritura. “Mas você pode nos ajudar a coletar uma quantidade bem maior. Basta seguir os passos e entregar o material na Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, afirma a secretária Adriana Nóbrega.
Quem tiver dúvidas pode ligar para (81)3543.1447.


Igarassu
Caminhada pela paz em Igarassu
Vereadores, prefeito e vice-prefeita na Avenida 27 de Setembro

 

A onda de violência que atinge Pernambuco vem refletindo muito forte na cidade de Igarassu, colocando entre as que ocorrem mais crimes no estado.  Preocupada com a situação, a sociedade começou a se mobilizar. No último dia 19, centenas de pessoas, entre estudantes, funcionários públicos, políticos e população em geral, vestiram branco e percorreram a Avenida 27 de Setembro, da Vila Saramandaia até a Câmara Municipal, pedindo paz.

Doze dos quinze vereadores participaram da passeata, formando a frase “Todos pela Paz” em suas camisas. O prefeito Mário Ricardo e a vice-prefeita Elcione Ramos também acompanharam o evento, assim como secretários municipais.

Em três meses foram registrados 25 homicídios em Igarassu, um aumento de 40% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando aconteceram 18 mortes. “Precisamos dar um basta a esta situação. Já utilizamos todos os meios possíveis para sensibilizar o Governo do Estado com o objetivo de diminuir os índices de violência em nossa cidade, fazendo reuniões com os comandantes da Polícia Militar, enviando ofícios etc. A segurança é um direito de todos”, afirmou o prefeito Mário Ricardo em seu discurso.

O crime mais comum que está ocorrendo em Igarassu é o assalto à mão armada. Criminosos estão abordando as pessoas e levando seus pertences. O roubo de carros também tem sido comum, deixando a população aterrorizada.


Igarassu
Mário Ricardo desiste de mudar brasão de armas da cidade

Após provocar muita polêmica, a proposta de mudança do Brasão de Armas de Igarassu foi retirada pelo prefeito Mário Ricardo. Ele havia enviado Projeto e Lei à Câmara propondo mudanças no símbolo cívico da cidade. Após a convocação de uma Audiência Pública, por parte do vereador de oposição Paulo Uchôa, o assunto tomou uma proporção maior do que se esperava. Entidades como o Instituto Histórico e Geográfico do município se manifestaram contrárias á mudança.

O prefeito Mário Ricardo, em entrevista ao Jornal do Grande Recife, afirmou que a Câmara Municipal seria o local mais adequado para discutir a matéria e que estava aberto a sugestões. No entanto, preferiu não polemizar mais, solicitando a retirada de pauta do Projeto de Lei.

Para todos os efeitos, o brasão de armas de Igarassu permanece o mesmo desde a década de 60 do século passado, quando foi modificado através de proposta do Instituto Histórico da cidade.


Igarassu
Mário Ricardo reduz secretariado em Igarassu
Mário Ricardo e os novos secretários

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (27/01), o prefeito Mário Ricardo (PTB) anunciou cortes no secretariado para seu segundo mandato. Estiveram presentes no Centro Mariápolis, lideranças do município, do estado, autoridades, servidores e a população. Com a reforma administrativa a gestão conta agora com 11 secretarias. Durante o evento, também foi apresentada a nova marca e identidade visual da prefeitura que passa a utilizar o brasão oficial numa leitura mais moderna como símbolo da cidade.

 Prefeito Mário Ricardo apresentou o secretariado como um time que vai lutar pela construção de um município ainda melhor.  “Vamos juntos com esse time campeão continuar com o nosso compromisso de cuidar bem da nossa gente. A missão é a mesma, respeitar as pessoas oferecendo serviços público de qualidade e dinamismo. Vamos fazer a maior administração desta cidade”, conclui o gestor.


Igarassu
Linha Igarassu/Nova Cruz com novo horário

Os moradores de Nova Cruz, Canaã e nas comunidades situadas ao longo da rodovia PE-14, que liga a Br-101 ao distrito de Nova Cruz, agora têm linha de ônibus até as 22 horas nos dias  úteis e até as 20h nos domingos. A solicitação foi feita por Felipe José dos Reis ao diretor do Grande Recife Consórcio de Transportes José Carlos Guerra.

 

De acordo com Felipe, muitos usuários estavam reclamando do horário reduzido à noite, principalmente trabalhadores e estudantes. “Muitos tinham dificuldade para retornar para suas casas, pois o último ônibus passava muito cedo”, afirma. Ele agradece ao Grande Recife Consórcio de Transportes, na pessoa de José Carlos Guerra.


Igarassu
Cidade realiza Festa do Coco

De 11 a 13 deste mês, moradores de Igarassu curtiram a Festa do Coco, que envolveu apresentações culturais, oficinas e concursos. O evento fortalece a cena cultural e resgata o tempo áureo da produção de coco na região. A festividade é realizada pela Gas Produções Artísticas e Eventos e conta com o patrocínio do Funcultura.

Desfilaram pelo palco montado no Sítio Histórico da cidade atrações como Kamisa de Xita, Coco Raízes da Terra, Rala Coco Maria e Coco Raízes de Arcoverde. Os concursos ofereceram premiação de R$ 1.500,00 para a Rainha do Coco e R$ 600,00, para os primeiros colocados nas categorias de descascador de coco, bebedor de água de Coco e corredor com a tora.


Igarassu
A nova Praça das Kombis

Um dos espaços mais movimentados do centro de Igarassu, que nunca havia recebido obrs de melhorias, acaba de ser totalmente reformado pela atual gestão municipal. A Praça das Kombis, como é conhecida, ganhou novo piso, baias para estacionamento, ponto de táxi e até uma fonte luminosa.


COLUNAS


OPINIÃO