Notícias da Web

Igarassu
Prefeitura de Igarassu entrega unidade para tratar Covid-19

 

 

A prefeitura de Igarassu, através da Secretaria Municipal de Saúde entregou, no dia 14 deste mês, a ampliação da sua rede de atendimento no Complexo Hospitalar da cidade para tratar de Covid-19. A unidade conta agora com um espaço totalmente voltado para pacientes portadores do coronavírus. Estiveram presentes, em um novo formato de entrega e respeitando o distanciamento, o prefeito Mario Ricardo, a vice-prefeita professora Elcione Ramos, a secretária de Saúde da cidade Patrícia Amélia, a executiva da pasta Jaqueline Tavares, o presidente do Conselho municipal de Saúde Dr. Igor Morais e os vereadores Neinho do Povo, Afonso Gui, Irene Marques, Antônio Sabiá e Renato Carteiro.

“Hoje, foi uma entrega muito importante para nossa população, estamos enfrentando o vírus com muito cuidado no tratamento, profissionais devidamente equipados e com equipes com expertise em saúde ”, destacou a secretária Patrícia Amélia. A vice-prefeita lembrou que o município segue com todas as orientações no enfrentamento ao coronavírus. “Inauguramos nosso hospital Covid -19, entre muitas ações que estamos fazendo de combate a esta doença. A ampliação do hospital foi construída com muita responsabilidade e ofertando o nosso melhor”, frisou Elcione.

O prefeito Mario Ricardo saudou todos os profissionais da Saúde que estão enfrentando a pandemia. “Este é um momento de união para trabalharmos em benefício do nosso povo, ao invés de realizarmos um hospital temporário, decidimos ampliar a unidade e quando a pandemia passar, toda a estrutura ficará permanente para a população de Igarassu. Estamos realizando inúmeras ações para combater a Covid-19 e ofertar o melhor para o povo”, ressaltou o gestor.

Os usuários do SUS contam agora, com 15 leitos de retaguarda, uma sala vermelha , cinco respiradores e equipamentos modernos, como eletrocardiograma , monitores multiparâmetros cardioversores, oxímetros, bombas de infusão, entre outros. O espaço também dispõe de acessibilidade e mobilidade.

Para que o atendimento continue com a mesma excelência na qualidade, a secretária de Saúde de Igarassu está com contratação aberta até o próximo dia 17, por meio de seleção simplificada. Estão sendo selecionados profissionais de nível superior, técnico e fundamental, além de cadastro de reserva para a função de motorista de ambulância. O edital está disponível no site da prefeitura (www.igarassu.pe.gov.br). A frota de ambulâncias do município também foi incrementada com mais duas unidades para atendimento exclusivo ao paciente com coronavírus, com isso, a gestão possui oito veículos e com apoio das ambulâncias do SAMU.

 



Igarassu
Servidores e voluntários produzem protetor facial em Igarassu
Costureiroas em ação no Cefopi - Foto: Ivonildo Pedro

 

Em tempos de pandemia por causa da Covid-19, o Centro de Formação Profissional de Igarassu (Cefopi) está confeccionando máscaras laváveis e protetores faciais para colaborar com os profissionais da saúde que atuam no município. Os protetores estão seguindo à risca as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para isso, foi montado um laboratório no Cefopi com máquinas específicas para a produção. Por dia, são feitos 100 protetores no Centro que funciona com o apoio de voluntários e servidores da prefeitura. Já as máscaras estão sendo confeccionadas por ex-alunos do curso de corte e costura do Cefopi e estão sendo doadas na cidade.

 

O prefeito Mario Ricardo visitou a produção para prestigiar o trabalho da equipe voluntária. "É muita gratificante ver a nossa gente unida, fazendo o que pode para combater essa pandemia do coronavírus. Trabalhando juntos e ficando em casa, vamos sair dessa mais rápido", explicou o prefeito de Igarassu. 


Igarassu
Igarassu recebe higienização diária nas ruas

 

 

A Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria das Cidades, realizou na manhã desta quinta-feira (26) mais uma higienização de vias públicas.  Hoje a limpeza foi no centro comercial de Igarassu, feira livre e na área externa do complexo Hospitalar de Igarassu e ruas no seu entorno.

A ação conta com oito agentes, sempre usando equipamentos de proteção individual - EPI para evitar a contaminação. Diariamente em pontos da cidade, são utilizados hipoclorito e água para limpeza dos espaços.

A ação faz parte das medidas de contenção municipal de combate à Covid-19 e acontece todos os dias enquanto estiver em alerta contra a pandemia do coronavírus.

 



Igarassu
Sonho da casa própria é realidade em Igarassu

 

Os dez primeiros clientes da Viana & Moura construções assinaram, hoje pela manhã, seus contratos, realizando sonho da casa própria. Duzentos e cinquenta e seis casas estão sendo construídas no bairro de Pitanga, em Igarassu.
Durante a construção a empresa apostou na preservação do meio ambiente, evitando inclusive a derrubada de árvores, abrindo mão de alguns lotes para oferecer mais qualidade de vida aos moradores.
O condomínio é voltado para atender o público com renda de até três salários mínimos.
A assinatura dos contratos aconteceu no próprio condomínio com a presença de diretores da empresa ( Pedro Ivo Moura, Charles Ruas, Leonardo Queiroz, Thiago Chianca), do prefeito Mário Ricardo e secretários municipais.
Este é o primeiro empreendimento da Viana & Moura na zona norte da Região Metropolitana do Recife. A empresa tem 16 anos de atuação no ramo da construção civil no agreste de Pernambuco, sendo fundada por Pedro Ivo na cidade de Belo Jardim.
Outro diferencial da empresa é o investimento na qualificação dos trabalhadores locais gerando cerca de 50 empregos diretos.
Fotos: GR/ Dani Morais


Igarassu
Academia Igarassuense de Cultura e Letras realiza o oitavo Café Literário

 

A oitava edição do Café Literário, realizado dia 22, pela Academia Igarassuense de Cultura e Letras, promoveu uma noite de música, poesia e arte cênica. O evento, que homenageia o centenário de Jackson do Pandeiro, contou também com o lançamento do livro “As Quatro Estações”, do acadêmico Pedro Marcos e a entrega de título de membro honorário ao jornalista José Américo de Morais, diretor do Jornal do Grande Recife.

O artista Joel Carlos cantou músicas de Jackson do Pandeiro e apresentou um esquete do espetáculo “Meu Corpo Sangra, Meu Corpo Chora”. 13 alunos do Erem Maria Vieira Moliterno, de Abreu e Lima declamaram poemas e músicas, algumas autorais.

O Café aconteceu no Centro de Artes Narciso Felix, no Centro de Igarassu e contou com a presença do presidente da Câmara de Igarassu, Ademar de Barros, dos presidentes do CDL Igarassu e da Associação Comercial e Empresarial de Igarassu, Ernandes Bob e Josias Gomes, respectivamente. Os ex-prefeitos Clóvis Lacerda, de Igarassu, e Flávio Gadelha, de Abreu e Lima também estiveram presentes ao evento, como também os empresários Irmão Moiséis e Hélio Tavares.



Igarassu
Prefeitura de Igarassu libera bônus do professor e salário do servidor antecipado

 

Em reconhecimento ao mês do professor e o dia do funcionalismo público (28), a prefeitura de Igarassu pagou, no dia 25, o bônus da Educação e o salário antecipado do servidor efetivo. Os proventos vão injetar na economia local cerca de 3,5 milhões de reais que ajudarão a aquecer as festividades do Cruz de Rebouças em Festa, do dia 28/10 ao dia 03/11.

No dia 30 deste mês, o calendário de pagamento será destinado aos demais servidores da gestão (comissionados e contratados). Ao final do mês, serão injetados cerca de 8 milhões de reais que circulam na economia da região, através da programação da Secretaria da Fazenda, executiva de Gestão de Pessoas e Planejamento.

Já o bônus da Educação, com o valor de um salário mínimo é pago anualmente e contempla cerca de 550 professores. A boa notícia já está sendo comemorada pelos servidores efetivos. 



Igarassu
Igarassu vai sediar primeira feira de marketing e empreendedorismo da região

 

Dani Morais, da Redação

 

O Shopping Igarassu foi o ponto de encontro para o lançamento do projeto Expo Work – 1ª Feira de Marketing e Empreendedorismo do Litoral Norte. O evento aconteceu dia 17, a exatos cem dias da feira, que irá acontecer nos dia 23 e 24 de novembro na Escola Técnica Estadual de Igarassu (ETE), com estandes, palestras, oficinas e várias oportunidades de negócio.

De acordo com Guto Lourenço, a Work – agência de marketing digital e promocional – é a responsável pela organização da feira, que tem a finalidade de fomentar e fortalecer a economia local. “Queremos valorizar as marcas locais oferecendo oportunidade de negócios, consultoria financeira, como também apresentar as novidades do setor”, explicou Guto.

O evento contou com a apresentação de Alex Moriá e reuniu organizadores, influencers digitais, políticos e parceiros, como o Jornal do Grande Recife.

 

Serviço:

Fone: 98245.3022

workassessoriaoficial@gmail.com

Expowork19@gmail.com


Igarassu
Cultura agita o mês de agosto em Igarassu
Academia Igarassuense de Cultura e Letras

 

A cultura pediu passagem nesse mês de agosto na cidade de Igarassu. Vários eventos movimentam a cena cultural, entre eles estão a posse dos novos membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras (AICL), oficinas organizadas pelo Grupo Teatral Ariano Suassuna (GAS) e, fechando o mês, o Festival Multicultural promovido pelo Grupo Rala Coco Maria.

No dia 24, a presidente da AICL, Rejane Dias, comandou a cerimônia de posse de Albanita Ramos, Alda Dias, Conceição André e Maria Helena, mulheres que se destacaram na área de educação, ação social e literatura. O evento contou com a presença de familiares, representantes das Academias de Olinda e Paulista, como também da sociedade Igarassuense.

Com a chegada das novas acadêmicas foram criadas as cadeiras, respectivamente, de Antônio Sílvio Pinto (cadeira 10), Jorge Sampaio Vilar (cadeira 13), Rosilda André (cadeira 04) e Jurandir Bezerra (cadeira 14).

Já de 27 a 30, o GAS está promovendo, em sua sede, a Semana do Folclore Brasileiro com oficinas, exposições, literatura de cordel, fantoches, contação de histórias e muito teatro também. Tudo com preço camarada. Para agendar e participar basta ligar: 98765.6633.

De 29 a 31 o Grupo Rala Coco Maria está realizando com esforço e união de vários artistas o Festival Multicultural. A programação conta com MPB, ciranda, samba e coco de roda. De acordo com os organizadores do evento, a gestão municipal não está apoiando o Festival devido às dificuldades enfrentadas com as chuvas do mês passado.


Igarassu
Escola inova na simulação do Enem

 

Alunos do Ensino Médio da Escola de Referência Brasilino José de Carvalho, de Cruz de Rebouças, vivenciaram o que é de verdade a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em dois dias deste mês eles cumpriram todas as etapas do exame nos seus mínimos detalhes, para terem a noção de como será a prova. A gestão da escola criou o Exame Bimestral do Ensino Médio – EBEM, simulando todas as ações do exame nacional.

De acordo com o gestor da unidade de ensino, Claudio de Sá, o objetivo é preparar os alunos de verdade para o exame. “Eles cumprem todas as etapas da prova, desde a rigidez do horário de chegada, tempo de prova e o conteúdo”, afirma. Os alunos se submetem ao modelo de avaliação desde o 1º ano do Ensino Médio até o 3º ano, aprendendo a fazer uma redação de qualidade, administrar o tempo para resolver 90 questões, utilizar o raciocínio lógico na resolução das questões, preencher o cartão-resposta e ter cuidado com a documentação.

As provas aconteceram nos dias 25 de junho e 01 deste mês, das 13h às 17h.Além do diretor Claudio de Sá, a equipe pedagógica conta com os coordenadores pedagógicos Ezequiel e Danúbia, e a assistente de gestão Rute Prazeres.



Igarassu
Estudantes participam de Feira de Empreendedorismo

 

 

No último dia de maio, estudantes do 1º ao 5º ano da escola Santa Rita de Cássia participaram da I Feira de Empreendedorismo realizada pela instituição. O projeto iniciou no 1º bimestre e teve a finalidade de despertar em cada turma um novo olhar para produtos que iriam parar no lixo. Os resultados desses trabalhos foram expostos e vendidos na Feira.

Alunos da educação infantil I e II também fizeram parte da Feira, através das apresentações culturais. Comunidade, e as escolas Modelo e Cipoma prestigiaram o evento.

 


Igarassu
Academia de Letras de Igarassu realiza II Mostra de Arte e Cultura em Igarassu

O Centro de Artes Narciso Felix recebeu, no último dia 7, a II Mostra de Arte e Cultura de Igarassu, promovido pela Academia Igarassuense de Cultura e Letras - AICL. Neste ano o evento explorou o universo teatral de Igarassu, cidade histórica que possui rico movimento cultural.

O evento foi aberto ao público e contou feira de artesanato, roda de diálogo, exposição de fotografia e apresentação teatral da peça: Chico Cobra e Lazarino, do grupo Ariano Suassuna.

De acordo com a presidente da AICL Rejane Dias a mostra dá visibilidade a cultura local, como também promove a interação entre a AICL e a população através da valorização da cultura popular.


Igarassu
Natal em Igarassu

 

Uma programação especial para celebrar o Natal vai movimentar Igarassu no período de 13 a 16 de dezembro. A população vai poder acompanhar apresentações de cantatas, corais, pastoris, culto ecumênico e até a chegada de Papai Noel de helicóptero. O Natal da Gente promete levar emoção para os polos natalinos que serão montados na praça da Bandeira em frente a Prefeitura, e na praça do bairro de Cruz de Rebouças.

 

A programação começa nesta quinta-feira (13), a partir das 16h com apresentação de pastoris, corais e de estudantes dos projetos das secretarias de Educação e de Politicas Sociais. A cantata Sons do Natal e a Orquestra Virtual vão encerrar a noite de apresentações. Na sexta-feira (14), o destaque fica por conta da celebração de um culto ecumênico e apresentação de corais das igrejas participantes.  No sábado (15) os alunos do Centro de Formação Profissional de Igarassu-CEFOPI, vão estar se formando, com participação da orquestra Adote um Levita. A noite termina com o Natal Sanfonado dos trios de forró pé de serra. No domingo (16), o grande concerto da banda Heitor Villa Lobos vai marcar a formatura dos novos alunos da banda.

 

A programação do projeto Domingo da Gente que oferta uma vez por mês atividades de lazer e esportivas, em  dezembro vai estar em ritmo natalino.O evento vai acontecer no dia 16/12 na Praça de Cruz de Rebouças. Além das tradicionais brincadeiras e atividades como rapel, muro de escalada, tirolesa, pista de patins e skate, vai ter também o Natal Solidário. E a maior atração  da festa, vai chegar de helicóptero Papai Noel vai desembarcar na praça de Cruz de Rebouças,  com sua alegria para animar principalmente a criançada. Além da presença do bom velhinho comandando a festa, o evento contará com a cantata Sons do Natal, e apresentação da Banda Super Kids com personagens natalinos , a partir das 15 horas.


Igarassu
Shopping Igarassu abre as portas

 

O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta terça-feira (30.10), da solenidade de inauguração do Shopping Igarassu, o mais novo e moderno espaço comercial do Litoral Norte pernambucano. Localizado no centro da cidade, o mall possui uma área construída de 8,6 mil metros quadrados e capacidade para 75 lojas, 12 quiosques, cinema com salas 2D e 3D e estacionamento para 260 veículos. Com um investimento de R$ 50 milhões, o empreendimento deve gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos na região.

“Eu fico muito satisfeito de vir a Igarassu e inaugurar esse shopping, uma construção moderna e bem feita, e que é um símbolo da determinação das pessoas em acreditar que vale a pena investir em Pernambuco. Estamos dando, mais uma vez, um exemplo ao Brasil na atração de empreendimentos como esse, mesmo em período de crise. Empreendimentos que são indutores do desenvolvimento. E é isso que a gente quer nos próximos quatro anos: induzir desenvolvimento, gerar emprego e renda e melhorar a vida do nosso povo”, frisou o governador.

Paulo ainda destacou o crescimento da região nos últimos anos. “A gente viu o desenvolvimento dessa região com a chegada de tantas indústrias. Hoje, Igarassu e Itapissuma têm um polo consolidado de bebidas, e isso é fundamental. Fora o setor de serviços, de logística e tantas empresas que aqui já se instalaram e outras que querem se instalar. Sabemos que essa crise não está sendo fácil para os brasileiros, mas a gente vem construindo em Pernambuco alicerces importantes que já estão dando frutos. Igarassu é um exemplo disso, hoje, trazendo esse empreendimento”, pontuou.

O presidente do Grupo Saunders, Edward Saunders, salientou que o shopping foi uma importante e sonhada conquista, e que o Grupo ainda planeja novos empreendimentos para a cidade. “Nosso desejo é que esse centro de compras incentive outras pessoas e empresas a empreender lucrativamente, gerando empregos e receita para o município de Igarassu e para o Estado de Pernambuco. Posso adiantar que o nosso Grupo tem outro projeto, ainda em estudo, para a cidade, possivelmente tão ousado quanto o desse shopping”, ressaltou.

De acordo com o superintendente do mall, Eduardo Godoy, a expectativa é de que, com todas as operações em funcionamento, o shopping tenha um faturamento anual de R$ 100 milhões. “Nesse momento, temos 53% da área bruta já ocupada. Geramos cerca de 200 empregos durante a construção, e a nossa expectativa é gerar novas oportunidades, a partir das novas locações. Estamos tentando atender a demanda desse crescimento industrial do Litoral Norte”, afirmou Godoy.Também presente na solenidade, o prefeito Mário Ricardo comemorou a chegada do novo polo comercial. “Hoje, nós estamos vivendo um momento extremamente importante para nossa cidade. Esse shopping não é apenas um centro comercial, ele é um ponto de encontro dos pernambucanos do Litoral Norte, das pessoas de Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima e Goiana”, disse.

ESTRUTURA – Pensando na sustentabilidade, a construção do equipamento fez uso do aproveitamento de água da chuva e de iluminação natural; além de acessibilidade, contando com rampas, escadas rolantes e elevadores em pontos estratégicos. As três salas de cinema serão operadas pela Moviemax e cada uma terá capacidade para 170 pessoas, em média.

O shopping contará também com os serviços do Detran, lotérica, bancos 24 horas e clínica odontológica. A praça de alimentação, com 280 lugares, terá, entre outras operações, os restaurantes Capilé e Laça Burguer, e, na sequência, Pizzaria Atlântico e Subway, entre outras. O shopping terá, ainda, operações em quiosques da McDonald´s, Açaí Concept e Café Santa Clara. Entre as marcas já definidas estão também a Americanas, Casas Bahia, Emanuelle, Império Móveis e Eletro.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, os secretários estaduais Marcelo Barros (Fazenda) e José Neto (Chefe de Gabinete); o prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves; a vice-prefeita de Igarassu, Professora Elcione Ramos; o presidente da Câmara Municipal de Igarassu, Elvis Henrique; o presidente da Associação Comercial de Igarassu, Charles Roger; e a coordenadora de serviços do BNDES, Juliana Pessoa.



Igarassu
Inaugurado o Centro de Sade do Homem em Igarassu

 

Igarassu celebrou mais um momento importante para a saúde da cidade. No dia 17 deste mês, o prefeito Mário Ricardo entregou à população o Centro de Saúde do Homem, Capitão Felipe,  que funcionará no mesmo prédio da nova unidade de Saúde da Família Severino Felipe de Andrade.

O Centro tem horário de funcionamento das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, oferecendo mais comodidade ao paciente de Igarassu, ofertando ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento clínico e especializado com urologista, triagem e testagem rápida de HIV e sífilis, vacinação, dispensa de medicamentos, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ultrassonografias, planejamento familiar com encaminhamento para a cirurgia de vasectomia. Igarassu é o primeiro no estado a possuir atendimento noturno especializado para homens. 

USF

A Unidade de Saúde da Família da Rubina, que antes funcionava em prédio alugado, ganhou a sede nova e planejada com acessibilidade, e vai continuar funcionando no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, com uma equipe multidisciplinar com os serviços: atendimento médico, dentista, vacinas, planejamento familiar, educação em saúde, puericultura, citologia, pré-natal e saúde da mulher.

“Estamos levando a saúde para mais perto da população. Este é o nosso objetivo”, disse o prefeito Mário Ricardo.


Igarassu
Igarassu prorroga vacinao contra a gripe

Devido à paralisação dos caminhoneiros em todo o país, a secretaria municipal de Saúde informa que prorrogou até o dia 15 de junho a imunização contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A programação segue em todas as unidades de Saúde do município.

A Campanha Nacional teve início no dia 23 de abril e inicialmente, seguiria  inicialmente até amanhã (01) com o objetivo de atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. A iniciativa continua direcionada  principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, mulheres cujo parto aconteceu há até 45 dias e adolescentes e adultos privados de liberdade.

Em Igarassu, a secretaria de Saúde  já atingiu a meta de  93,06%  e ainda possui doses da vacina. A gripe é causada pelo vírus influenza, entre os sintomas estão febre alta, dores muscular, de cabeça, na garganta e coriza.

Igarassu
Em Braslia, prefeito Mrio Ricardo reivindica concluses na BR 101 norte

 

O prefeito Mário Ricardo esteve reunido, em Brasília, ao lado do senador Armando Monteiro, com o Ministro dos Transportes Valter Cassimiro e o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT Cacildo Cavalcante, para reivindicar a conclusão das vias locais da BR 101 Norte que não foram concluídas. Mario Ricardo entregou ao ministro projeto completo elaborado pela prefeitura para obras das ruas marginais à rodovia entre os quilômetros 39 e 41,4 que contempla a construção de um viaduto. O elevado vai permitir maior mobilidade e acessibilidade aos motoristas que circulam pela rodovia e principalmente,  e nossa população que sofre com a falta do acesso ao centro administrativo, comercial e ao Hospital de Urgência e Emergência da cidade. A BR 101 PE em Igarassu é de fundamental importância pois liga o litoral norte da Região Metropolitana do Recife (RMR) e estados vizinhos.


Igarassu
Secretaria de Sade promove ao nas comunidades

Abril foi escolhido como o mês da saúde na cidade de Igarassu. A prefeitura programou diversas atividades nas comunidades, oferecendo serviços que não estão disponíveis nos locais onde não há Unidades de Saúde da Família (USF).

Uma das comunidades contempladas foi o Loteamento Bonfim, que recebeu serviços de atendimento clínico e odontológico, vacinas e testagem de HIV. A ação que é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, seguiu até o dia 27 desse mês.


Igarassu
Chegada de Duarte Coelho lembrada

O dia 09 de março, data em que se comemora a chegada de Duarte Coelho em Igarassu, a prefeitura realizou várias atividades durante o dia em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu. A programação teve diversos eventos, como hasteamento de bandeiras, atividades culturais no Marco de Pedra, palestra e inauguração da colina dos jambeiros. O prefeito Mario Ricardo e a vice-prefeita Elcione Ramos compareceram aos eventos acompanhados de secretários, vereadores e colaboradores da gestão.

Participaram da solenidade também o historiador Jorge Paes Barreto, o presidente do Instituto Histórico, Wanderley Pereira, a presidente do grupo de escoteiros, Ana Rosa e a presidente da Academia Igarassuense de Cultura e Letras, Rejane Dias. De acordo com o prefeito Mario Ricardo, esta data representa a importância da cidade para a história de Pernambuco. “Estamos investindo em valorizar a nossa gente, nossa história! Queremos que todos se orgulhem da nossa Igarassu e por isso separamos um mês inteiro de atividades como assinatura de ordens de serviço, inauguração de rua, escola e muitas outras ações”, comenta o prefeito.

Ainda pela manhã e seguindo no turno da tarde, alunos da rede municipal estiveram nos Marcos de Pedra para realizar apresentações e atividades educativas. O dia foi encerrado com dois importantes eventos. Primeiro foi inaugurada oficialmente a colina histórica dos jambeiros, às 18h. O Sítio Histórico ficou ainda mais bonito e seguro. A obra realizada por meio da secretaria de Meio Ambiente e Biodiversidade, foi de contenção dos taludes dos jambeiros que estão lá há mais de 50 anos. O trabalho foi feito pelo paisagista Adinelson Dantas, mais conhecido  como Pequeno. De acordo com a secretária Adriana Nóbrega, a obra é de extrema importância para o município e foi realizada com muito empenho por toda a equipe. O evento foi encerrado com a apresentação da banda marcial da escola Heitor Villa Lobos. Em sequência, as autoridades seguiram para a Câmara de Vereadores para acompanhar palestra alusiva ao dia 09 de março promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu e o lançamento do projeto “Marco da Educação”, que promove a visita dos estudantes da rede municipal aos Marcos de Pedra durante o ano letivo. A cada dia, um grupo de alunos terá uma aula histórica sobre a cidade de Igarassu.


Igarassu
Igarassu festeja So Sebastio

Considerada a segunda maior festa religiosa da cidade de Igarassu, atrás apenas da dos santos Cosme e Damião, padroeiros do município, a Festa do glorioso São sebastião está mobilizando a comunidade católica local. Situada no limite do sítio histórico, a Igreja de São Sebastião data de 1735. Ela se assemelha á dos Santos Cosme e Damião, pois foi mandada construir em homenagem à principal capela da vila de Igarassu, quando da comemoração dos 200 anos da festa do padroeiro.

 A festa conta com missas solenes e procissão. Bandas católicas devem se apresentar no evento.



Anterior | 1 | 2 | Prxima

COLUNAS


OPINIÃO