Notícias da Web

Abreu e Lima
Abreu e Lima comemora 35 anos de emancipação

Os 35 anos de emancipação política de Abreu e Lima foram lembrados em com diversos eventos culturais e religiosos. Missa de Ações e Graças, culto evangélico, entrega de medalhas, alvorada, passeio ciclístico e corte do bolo de aniversário. O Abreu e Lima Mais levou dança, música e artesanato a centenas de pessoas que foram à Praça São José no dia 12.

A missa foi realizada pela manhã, na matriz de São José, celebrada pelo pároco Manoel Marques de Miranda. À noite, o local de adoração e agradecimento foi a 1ª Igreja Batista, tendo como pregador da noite, o pastor Jeziel Barbalho. Nos dois eventos, o prefeito Marcos José prestigiou as celebrações, sendo acompanhado por secretários municipais, autoridades políticas e comunidades.

Dentro da programação das festividades de emancipação aconteceu o evento Abreu e Lima Mais, no dia 12, com diversas atividades culturais na Praça São José. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação do Município.

O 1º Passeio Ciclístico de Abreu e Lima ocorreu no dia 13. O percurso incluiu as ruínas da Igreja de São Bento e o Porto Jatobá, na zona rural do município. 
MEDALHA

A festa de emancipação foi marcada pela criação da Medalha Isaac Martins Rodrigues, através da Lei nº 1062/2017, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Foram agraciados com a honraria a viúva do homenageado Cosma Rodrigues (quem recebeu no seu lugar foi a filha do pastor Isaac, Ester Rodrigues Leite), o padre Manoel Marques de Miranda e o pastor da 1ª Igreja Batista Jesiel Ramalho.


Abreu e Lima
Paixão de Cristo atrai grande público
Paixão de Cristo representada por alunos do Colégio São José

Com recorde de público nos dias 12 e 13 deste mês de apresentação na Praça São José, no Centro de Abreu e Lima, a encenação da Paixão de Cristo, realizada por alunos do Colégio São José, levou as pessoas a presenciarem um brilhante e emocionante espetáculo. 

De acordo com a diretora Nélia Barros, além dos alunos, o espetáculo contou com a colaboração de professores, funcionários e equipe técnica. “O Colégio São José está empenhado em fomentar a cultura em nossa cidade e dar oportunidade a tantos jovens talentos que temos”, afirmou.

O evento contou com a ajuda de patrocinadores e apoio da Prefeitura de Abreu e Lima.

 Na Sexta-feira Santa, dia 14, a Juventude Católica da Paróquia de São Miguel Arcanjo, situada no bairro da Matinha, realizou o espetáculo da Paixão de Cristo. O evento aconteceu na quadra esportiva da comunidade. Os cenários da paixão foram reproduzidos num telão, o que deu dinamismo às cenas.

 

De acordo com o diácono Jaime Bonfim, o objetivo é tornar o evento fixo no calendário religioso e cultural do município. A Prefeitura de Abreu e Lima deu apoio cultural ao espetáculo.


Abreu e Lima
Abreu e Lima celebra festa de São José. Festa teve início a 132, quando o município ainda era um vilarejo

A comunidade católica de Abreu e Lima festejou, entre os dias 10 e 19, o seu padroeiro, São José. Foi a 132ª edição da festa. Ao longo da semana aconteceram a procissão da bandeira, recitação do terço e missas. No sábado, dia 18, a missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido. O evento, dedicado ao município, contou com a presença do vice-prefeito Marcos Siqueira e secretários municipais.

Dirigida há mais de 30 anos pelo padre Manoel Marques de Miranda, a paróquia de Abreu e Lima cresceu muito nestas três décadas, abrindo capelas em praticamente todos os bairros da cidade. Considerada uma das cidades com maior número de evangélicos do Brasil, Abreu e Lima possui uma comunidade católica forte e atuante, com trabalho social voltado aos mais carentes.

No dia 19, dia de São José, a programação começou pela manhã, com missa solene. À Tarde, aconteceu a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade terminando com a missa dirigida pelo arcebispo emérito de Maceió, Dom Edvaldo Gonçalves do Amaral. A parte musical ficou por conta do Pe. João Carlos. A cantora abreulimense Katiúcia Lima também participou da noite de louvor.


Abreu e Lima
Mudança no trânsito de Abreu e Lima
Trânsito está lento no trecho onde começam as obras

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início, no último dia 19, à recuperação da BR-101 Norte, no trecho entre Igarassu e Paulista. Os serviços compreendem substituição de placas de concreto, reposição de dispositivos de drenagem, aplicação de revestimento asfáltico e implantação de nova sinalização horizontal, num investimento total de R$ 15 milhões. Como era esperado, um enorme engarrafamento vem se formando no trecho em que a pista cruza o centro de Abreu e Lima.

A execução dos serviços nos 10,2 km da rodovia foi dividida em cinco etapas, baseadas em cronograma estabelecido de forma que sejam minimizados os impactos durante o seu andamento, período em que haverá o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria das Cidades de Pernambuco, do Consórcio Grande Recife e da Prefeitura Municipal de Abreu e Lima.

A Superintendência Regional do DNIT/PE informa que, durante a execução dos serviços, serão realizados prioritariamente pela manhã e tarde, haverá desvio de tráfego para ciclomotores e veículos de passeio em direção às vias centrais, nos trechos que estão passando por obras, entre 08h30 e 16h. E haverá ainda o uso reduzido da faixa de rolamento em alguns pontos, com fluxo orientado por sinalização e organizado com o auxílio de monitores de trânsito.

Até a conclusão das obras, programada para ocorrer no início de 2017, o DNIT sugere àqueles que forem transitar pela região que verifiquem a possibilidade de evitar o deslocamento em horário comercial, adiando ou antecipando seus horários. A via recebe atualmente um fluxo diário de cerca de 64 mil veículos, considerando o somatório de ambos os sentidos.

 

 

As ações serão realizadas simultaneamente em dois segmentos por etapa e serão conduzidas pela empresa contratada, Construtora Andrade Guedes, segundo sequência abaixo:

 

1ª etapa:
A)      Do viaduto com a PE-015 até o segundo retorno após o pátio do Mercado de Abreu e Lima;
B)      Da Chesf até o retorno do Atacadão;

 

2ª etapa:
A)   Do segundo retorno após o Mercado de Abreu e Lima até a Chesf;
B)   Do retorno do Atacadão até o retorno após a entrada de Nova Cruz;

 

3ª etapa:
A)   Do ponto de estreitamento da pista ao primeiro retorno após a Igreja;
B)   Do primeiro retorno após o entroncamento de Nova Cruz até o viaduto do Terminal Integrado de Igarassu;

 

4ª etapa:
A)   Do viaduto do Terminal Integrado de Igarassu até o primeiro retorno após a Musachi do Brasil;
B)   Do primeiro retorno após a Musachi do Brasil até a Praça de Cruz de Rebouças;

 

5ª etapa:
A)   Da Praça de Cruz de Rebouças até o ponto de estreitamento da pista;
B)   Do primeiro retorno após a Igreja até a fábrica da Bombril.

 

Linhas de ônibus

Com o início das obras de manutenção da BR-101 Norte, 16 linhas de ônibus que trafegam pelo local serão afetadas quanto ao tempo de rotação das linhas, ou seja, o tempo que a linha leva para realizar uma viagem inteira, saindo e voltando do terminal.

A relação abaixo apresenta as linhas as quais, juntas, transportam cerca de 40 mil passageiros por dia, que poderão ser afetados pela obra:

 

LINHAS DE ÔNIBUS

 901 - TI Abreu e Lima/TI Macaxeira

1912 - Caetés I/TI Abreu e Lima

1917 - Caetés II/TI Abreu e Lima

1998 - Caetés III/TI Abreu e Lima

1989 - Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima

1933 - TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

1961 - TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)

1962 - TI Abreu e Lima (PCR)

1905 - TI Igarassu/TI Abreu e Lima

1988 - Desterro/TI Abreu e Lima

1984 - Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima

1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)

1946 - TI Igarassu (PCR)

1964 - TI Igarassu/TI Macaxeira

1980 - Igarassu/Cidade Tabajara

 

1949 - Caetés/Centro de Paulista (Paratibe) - Via Caetés III


Abreu e Lima
Acesso aos conjuntos habitacionais ganham asfalto
Máquinas excutando o serviço de pavimentação em asfalto

O prefeito Marcos José visitou, no último dia 15, as obras de pavimentação em asfalto da via de acesso aos conjuntos habitacionais no bairro da Matinha, que está recebendo recapeamento em toda sua extensão, cerca de 800 metros. A obra deve beneficiar cerca de 10 mil pessoas que residem no local.

O prefeito foi acompanhado de lideranças comunitárias e políticas da cidade, além de vereadores e secretários do município, conversou com moradores.

“Não estávamos parados como muitos pensaram, só que uma obra como esta necessitava de parceria entre os governos estadual e federal, além da contrapartida também da prefeitura. Só agora conseguimos este recurso depois de muita luta. Apesar de toda a crise que enfrentamos, era desejo nosso atender esta antiga reivindicação de quem mora aqui nos conjuntos. O sofrimento deles era constante e estávamos trabalhando para que esse dia tão importante chegasse”, destacou Marcos José.


Abreu e Lima
I Festival Abreu e Lima Voluntário
Eudes Silva, organizador do evento, fala aos presentes

Abreu e Lima celebrou, no último dia 25 de maio, o Dia Municipal do Voluntariado, com grande show na Praça São José. O evento foi realizado pelo Projeto Irmãos, com a ajuda de pessoas e instituições, além de apoio da Prefeitura Municipal. No intervalo das apresentações, os organizadores do evento, Eudes Silva e Washington Tavares entregaram placa a várias pessoas que contribuíram para a realização do evento de resgate da cidadania do município no dia 25 de maio de 2014, após os saques que mancharam a imagem da cidade. Entre os agraciados estavam o prefeito Marcos José, as professoras Amélia Salviano e Elizabete Dino, a secretária de Educação Adna Rodrigues e o padre Manoel Marques.

Vários artistas, cantores e bandas, todos da cidade de Abreu e Lima se revezaram no palco, entre eles Amigos da Ferrolho, Maestro Spok, Família Serafim, João Salviano, Eli Vieira e Marcílio Sem Chinelo.

As pessoas que participaram do evento foram convidadas a doar 1 Kg de alimento não perecível, que irá para ações beneficentes do Projeto.


Abreu e Lima
Projeto prevê requalificação do Rio Timbó
Rio Timbó. Intervenções devem estar em consonância com a preservação

A Prefeitura de Abreu e Lima aprovou projeto que prevê ações de melhorias e reestruturação nas áreas em que se localizam as ruínas de São Bento, sendo a principal delas, a requalificação do Porto Jatobá, no Rio Timbó.

O conjunto de ações, apresentado pela administração municipal, foi um dos 37 projetos aprovados pelo Governo do Estado e apto a receber cerca de R$ 200 mil para custeio de todos os projetos necessários a intervenções urbanísticas.

No projeto estão previstos a construção de píer de contemplação no Porto com acesso para os barcos de pescadores, sala de projeção para educação ambiental, lojas de artesanato, restaurantes e praças. “Será o maior projeto turístico-ecológico já feito no município até agora, que contempla verdadeiramente todo este potencial que a cidade de Abreu e Lima possui”, enfatizou o prefeito Marcos José. O gestor garantiu ainda que todo o empenho será dado em sua gestão para que toda a área seja um grande atrativo turístico para todo o estado ainda em 2015.

Segundo a secretária de Planejamento Dolores Simões, existe ainda por parte da Prefeitura a intenção de ampliar este projeto em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, através do departamento de Arqueologia, que prevê o tombamento das ruínas da Igreja de São Bento, bem como das áreas de estudo arqueológicos, de prospe


COLUNAS


OPINIÃO