Notícias da Web

Abreu e Lima
Prefeito Marcos José presta contas da gestão
A Praça São José foi totalmente reformada

A menos de seis meses para terminar seu segundo mandato, o prefeito de Abreu e Lima, Marcos José, lançou a prestação de contas do seu período como gestor da cidade, iniciado em 2013. A revista traz em suas 16 páginas as principais realizações na educação, saúde e assistência social, esportes, cultura e desenvolvimento econômico, bem como as obras de infraestrutura.

Na saúde, a revista aborda ações como a inauguração do Centro de Saúde da Mulher, o Centro de Tratamento para Diabéticos e Hipertensos, reforma da ala pediátrica do Hospital e Maternidade de Caetés Velho, a Casa de Parto, que está pronta pra ser inaugurada e o Hospital Provisório Covid-19, voltado exclusivamente para tratar de pessoas atingidas pela pandemia do coronavírus.

A área de educação foi contemplada com a reinauguração de escolas e ampliação do número de salas de aula. Destaque também para educação especial, que é referência para a região.

A manutenção e ampliação dos programas sociais no município, a maioria em parceria com o Governo Federal é o principal destaque na área social.

Entre as obras realizadas pela gestão municipal estão o recapeamento asfáltico de 48 ruas e 22 mil metros quadrados de calçamento em paralelepípedos, construção de quadras esportivas e praças.

“De 2013 pra cá, atravessamos um período muito difícil, devido as crises econômica e política em Brasília. Convivemos com três presidentes da República. A turbulência no governo central contribuiu para a diminuição da arrecadação municipal e interrompeu o repasse de recursos. Mas não desanimamos. Trabalhamos firme, com planejamento nas finanças municipais, e conseguimos realizar todas as ações que retratamos nesta publicação”, afirmou o prefeito Marcos José.


Abreu e Lima
Audiência Pública para a LDO 2021 de Abreu e Lima será de forma eletrônica

 

Por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Audiência Pública para discussão da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 2021 na cidade de Abreu e Lima ocorrerá de forma eletrônica. Até o dia 22 de julho, o cidadão poderá participar da escolha das prioridades que julgar mais relevantes para o município. Acessando a página da Prefeitura de Abreu e Lima (abreuelima.pe.gov.br) será possível preencher um formulário e fazer as sugestões. Depois, basta enviá-lo via e-mail para a Secretaria de Planejamento e Gestão do município (pmalseplan@gmail.com). O conteúdo será analisado e poderá fazer parte da proposta.

O QUE É A LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento. Com base na LDO, aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.Veja aqui um vídeo rápido sobre a LDO.


Abreu e Lima
Abreu e Lima inaugura hoje o Hospital Provisório Covid-19
Prefeito Marcos José com secretários na visita ténica ao hospital - Foto: Carlos da Hora

 

A cidade de Abreu e Lima inaugura hoje (12/03) o Hospital Provisório Covid-19. A unidade funcionará no andar térreo do prédio do Hospital e Maternidade no bairro de Caetés Velho. Serão 50 leitos de retaguarda, sala vermelha e três respiradores para pacientes com possíveis intercorrências. O hospital foi construído com recursos do próprio município e do Governo Federal. Ontem (11) o prefeito Marcos José, acompanhado de secretários municipais e membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, fez uma visita técnica ao hospital.

 

O atendimento no hospital será para pacientes que serão encaminhados dos hospitais estaduais ou conforme o protocolo de outras unidades de saúde. Cerca de 180 profissionais atuarão na unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, supervisores e maqueiros.

 

O hospital obedece às normas de segurança, como entrada exclusiva e pessoal com Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado para lidar com possíveis infectados com o coronavírus (Covid-19). Todos os evolvidos no seu funcionamento passaram por treinamento voltado para as condições que a unidade exige.


Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima finaliza higienização de táxis e Kombis
Higienização dos veículos - Foto: Carlos da Hora

 

 

Cerca de 190 proprietários de táxis e Kombis que compõem a frota de transporte público de Abreu e Lima finalizaram, no último dia 27, o processo de sanitização na parte externa e interna de seus veículos. O objetivo da ação foi realizar um método de limpeza mais eficaz que elimina micro-organismos que insistem em ficar alojados no interior dos veículos.

 

A ação aconteceu no pátio externo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, localizada no Distrito Industrial do município. Após terem seus carros higienizados, os proprietários também receberam máscara de proteção e um frasco de álcool a 70 graus, além de serem vacinados contra a gripe.

 

De acordo com Raphael Monteiro, secretário da pasta e integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município, a ação é parte de mais uma estratégia adotada pela prefeitura no combate à Covid-19.

 

 


Abreu e Lima
Abreu e Lima lembra os 38 anos de Emancipação Política
Prefeito Marcos José (C), Wellington Tiago e Raphael Monteiro no monumento ao General Abreu e Lima

 

A data de aniversário da emancipação política de Abreu e Lima, em 14 de maio, sempre foi comemorada com muita festa: alvorada com fogos de artifícios, corte do bolo na Praça São José, cerimônia de hasteamento da bandeira e banda tocando o Hino Cívico da cidade. Neste ano, porém, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), que obrigou a população ao isolamento social, a comemoração foi discreta. Na manhã de ontem (14), o prefeito Marcos José, acompanhado dos secretários Rafael Monteiro (Justiça e Desenvolvimento Econômico) e Wellington Tiago (Turismo e Cultura), colocou uma coroa de flores no monumento dedicado aos generais Abreu e Lima e Simon Bolívar e hasteou a bandeira do município a meio pau, numa alusão aos munícipes que foram mortos por conta da pandemia.

 

A data também foi marcada pela Mostra de Arte Urbana de Abreu e Lima – Mural, trabalho de grafitagem de artistas abreulimenses na área externa do Conjunto Residencial Fábio Correa, no bairro do Desterro.

 

A comemoração segue à noite com transmissão da Missa de Ações e Graças na Matriz de São José, celebrada pelo padre Manoel Marques e culto realizado pelo pastor Jesiel Andrade, da Primeira Igreja Batista de Abreu e Lima, em sua residência.

 

“Apesar do momento difícil que estamos atravessando, com a população isolada por causa da pandemia do coronavírus, não poderíamos deixar de lembrar essa data especial no calendário da nossa cidade, que foi a sua emancipação, tornando-se município autônomo. Abreu e Lima está nas mãos de Deus”, afirmou o prefeito Marcos José. 


Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima melhora acesso à zona rural
Patrol em ação no Planalto

 

O acesso às comunidades de Pitanga e Pau de Légua, situadas na zona rural de Abreu e Lima, foi facilitado com a ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Uma máquina patrol fez o trabalho de nivelamento da estrada de barro a partir do Planalto, no último dia 11, tapando os buracos. 

 

Esta medida teve como objetivo atender a uma reivindicação dos moradores da região, constituída em sua maioria por agricultores. “O investimento na zona rural passa também pela melhoria das estradas, por onde escoa a produção dos agricultores do município”, afirma o prefeito Marcos José.


Abreu e Lima
Mais uma empresa doa álcool em gel ao município de Abreu e Lima

 

Mais uma vez o empresariado de Abreu e Lima demonstra preocupação e solidariedade com a saúde da população. Dessa vez, a empresa Hair Fly, através do sócio Lucas Sultanum, realizou a doação de 240 tubos de álcool em gel para ajudar a Prefeitura no combate ao novo coronavírus. Há uma semana, a empresa Artfarma doou cerca de 250 litros do produto.

"O empresariado de Abreu e Lima vem demonstrando solidariedade com a saúde da população numa hora tão importante e delicada. Agradecemos ao empresário Lucas Sultanum pela doação do álcool em gel, que será usado na nossa Rede Municipal de Saúde. O nosso muito obrigado à empresa e a todos os seus colaboradores", falou a coordenadora do Comitê de Combate ao Coronavírus do município, Cristiane Moneta.

 


Abreu e Lima
Concurso de Abreu e Lima adiado

O concurso público da Prefeitura de Abreu e Lima, que está na fase de inscrições, foi adiado devido aos problemas gerados pela pandemia do corona vírus. A decisão  foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Abreu e Lima e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. Decreto nº 022/2020, assinado pelo prefeito Marcos José no dia 23 suspende também o concurso para Agente Comunitário de Saúde (ACS) na fase em que se encontra.

"A retomada dos concursos em andamento estará vinculada à normalização da situação ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e será regulamentada por intermédio de novo decreto".


Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima lança o Abreu no Zap para manter a população informada

Os abreulimenses poderão ficar informados sobre as principais ações da prefeitura no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Abreu e Lima lançou, nesta quarta-feira (18), um canal no Whastsapp, o Abreu no Zap. A partir de agora toda população, que usa o aplicativo, poderá acompanhar as principais notícias de ações e eventos da gestão municipal.

A novidade também chega, em uma boa hora, para que o cidadão se mantenha informado em virtude do coronavírus (Covid-19), doença que assola boa parte do mundo. A informação é uma das principais armas para prevenção.

Para ter acesso e ficar bem informado é muito fácil, basta dá um oi para o número (81) 99312-4917 ou se cadastrar no site www.abreunozap.com.br.


Abreu e Lima
Projeto Shalom leva serviço social a moradores de Caetés I

 

 

Moradores de Caetés I, em Abreu e Lima, foram beneficiados com a ação do Projeto Shalom, em parceria com o Tribunal de Justiça. No dia 11 de setembro passado, na praça do bairro, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, emissão de certidão de Registro Civil, casamento, divórcio, entre outros. Foi realizada também uma palestra sobre a Lei Seca. O Projeto Shalom atua em Abreu e Lima, principalmente em Caetés I há vários anos, sempre levando benefícios à população.

 

 



Abreu e Lima
CARAVANA CIDADÃ
Secretaria de Saúde com diversos serviços à população

 

 

A cidade de Abreu e Lima vivenciou, no último dia 28, mais uma edição da Caravana Cidadã, mutirão de serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal para a população. O evento aconteceu na Praça São José, no centro da cidade.

 

Foram oferecidos diversos serviços, tais como: dentista, aferição da pressão arterial, teste de HGT (glicemia), vacinas, distribuição de preservativos, entre outros. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou cabeleireiro, design de sobrancelhas, atualização do cadastro do Bolsa Família, cadastro para emissão da carteira de livre acesso, emissão da Carteira do Trabalho. Outras secretarias que colocaram seus serviços à disposição da população: Jurídico, Governo (Coordenadoria da Mulher), Finanças, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Turismo e Cultura.

 


Abreu e Lima
ONG norte-americana doa cadeiras de rodas

 

 

Em 1967, um mergulho mal sucedido deixou a norte-americana Joni Eareckson Tada tetraplégica aos 17 anos de idade. O fato poderia ter acabado com as esperanças de uma vida produtiva, mas em 1979 ela decidiu criar uma entidade para assistir pessoas com necessidade de mobilidade como ela, doando cadeiras de rodas em várias partes do mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, a Joni & Friends já doou mais de 100 mil cadeiras de rodas. Entre os dias 25 e 27 de julho passado, a Igreja Assembleia de Deus de Abreu e Lima recebeu o projeto Wheels for the World (Rodas para o Mundo) da ONG, distribuindo cerca de 120 cadeiras de rodas para pessoas carentes de várias partes de Pernambuco.

A equipe, formada por doze norte-americanos e dez paranaenses, se juntou aos membros da igreja no trabalho de adaptar as cadeiras para as pessoas com dificuldades de locomoção. Os membros da Igreja trabalharam como intérpretes, recepcionistas, costureiros, mecânicos, cozinheiros, entre outras funções. A nave do templo se transformou numa grande oficina.

“Este trabalho ajudou a nossa igreja a amadurecer mais, tanto espiritualmente quanto na consciência cidadã. Agradecemos a Joni and Friends por esta ação social que impactou a todos nós. Nossa Igreja possui um departamento de inclusão e esta ação nos impulsiona a trabalhar ainda mais nessa direção”, afirmou o pastor Roberto José dos Santos, presidente da Igreja.

Para a fisioterapeuta Jamie Stark, coordenadora da equipe da ONG, os dias em Abreu e Lima foram inesquecíveis. “Foi muito gratificante trabalhar aqui. Vimos uma igreja comprometida com o Evangelho, com o amor ao próximo”, disse.

Paralelamente ao trabalho social, uma equipe se reversou na pregação do Evangelho, redundando na conversão de diversa pessoas.

 


Abreu e Lima
Católicos reverenciam padroeiro São José

 

Católicos de Abreu e Lima participaram, entre os dias 16 e 19 deste mês, da 134ª Festas de São José, padroeiro da cidade. Missas, apresentações musicais e procissão fizeram parte da programação, que contou com a presença do arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido.

No dia 17, após missa campal, realizada na Praça São José, no centro da cidade, aconteceu o show da cantora Eliana Ribeiro, um dos principais nomes da música sacra católica. Ela é missionária e ministra de música na Comunidade Canção Nova. O prefeito da cidade, Marcos José, o vice-prefeito Marcos Siqueira e secretários municipais participaram das solenidades.

No dia 19 aconteceu a tradicional procissão, que percorreu as principais ruas da cidade, levando o andor com a imagem de São José. A paróquia de Abreu e Lima é dirigida há mais de trinta anos pelo padre Manoel Marques de Miranda.


Abreu e Lima
Inaugurada a Casa das Juventudes em Abreu e Lima

 

Casa das Juventudes, um novo espaço público voltado para atender as políticas públicas da população jovem de Abreu e Lima, foi inaugurado pelo prefeito Marcos José no último dia 18, em Caetés I. A solenidade reuniu lideranças políticas, comunitárias, secretários e vereadores municipais, bem como a população da comunidade.

O local tem por objetivo servir como elo entre os jovens do município e os governos municipal e estadual. O espaço se destina ainda a promover o desenvolvimento integral dos jovens, com a criação de cursos, oficinas, espaço para debates e garantindo cidadania a cada um deles.

Quem for até o local terá à sua disposição: auditório para palestras, biblioteca, sala de música, sala multiuso para realização de atividades culturais e educativas, além de uma sala para reuniões. Uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) também funcionará no ambiente, com a oferta de cursos profissionalizantes para capacitação no mercado de trabalho.

“A inauguração deste espaço é mais uma ação voltada para a nossa juventude, a exemplo do que já fizemos com a inauguração de quadras poliesportivas e a Academia da Cidade”, afirmou o prefeito Marcos José.

A Casa das Juventudes de Abreu e Lima funciona na Rua 132, nº 26, no bairro de Caetés I, inicialmente de segunda a sexta, das 8h às 14 horas.


Abreu e Lima
Festa de Emancipao de Abreu e Lima com inauguraes

 

Os 36 anos de emancipação de Abreu e Lima foram comemorados com vários eventos, desde o início do mês, culminando com o corte do bolo na Praça São José, no dia 14. Ao longo deste mês, a gestão municipal promoveu a inauguração de praça e quadra esportiva, seminário sobre saúde mental, entrega de medalhas de honra ao mérito e várias atividades culturais.

No dia 14, na Praça São José, as atividades começaram logo cedo, com a cerimônia de hasteamento da bandeira. Em seguida aconteceu o corte do bolo de 120Kg, que foi distribuído à população. Ao longo do dia aconteceram missa de ações e graças, culto evangélico, entrega da Medalha do Mérito Cultural José Carlos da Silva (Boy) e a inauguração da quadra do Sesc no Alto São Miguel.

No dia 10, foi inaugurada, com a presença do governador Paulo Câmara, a quadra poliesportiva do Planalto, junto com uma praça. Na ocasião, o governador assinou a liberação de recursos para a reconstrução da Escola Auta Araújo, no Fosfato, e para a reforma da nova feira da cidade.

No dia 12, foi realizado o 2º Passeio Ciclístico Ecológico na estrada de Jaguaribe. No Mercado Municipal, foi lançado o Centro de Artes, Artesanato e Informações Turísticas para os turistas e munícipes. Já na Praça São José, o Arte na Praça e a Campanha de Vacinação mantiveram o ritmo da festividade.

“Apesar das dificuldades que estamos enfrentando, com a queda na arrecadação, motivada pela crise que assola o país, temos muito a comemorar. Além das obras que inauguramos neste mês festivo, vamos concluir, em parceria com o Governo do Estado, outras obras de grande importância para o nosso município”, afirmou o prefeito Marcos José.

 

História

 

A história de Abreu e Lima tem início em 1540, com a povoação da Sesmaria de Jaguaribe, desmembramento da Capitania de Pernambuco feito pelo Donatário Duarte Coelho Pereira. Em 1548, o almoxarife-mor de Pernambuco, Vasco Fernandes de Lucena, fundou o Engenho Jaguaribe, embrião que deu origem à cidade. Chamada inicialmente de Maricota, que, segundo a tradição oral, tratava-se de uma senhora muito conhecida entre os habitantes locais, o distrito recebeu a denominação de Abreu e Lima em 24 de dezembro de 1948, em homenagem a José Inácio de Abreu e Lima, notável político, escritor, jornalista e general, que lutou quatorze anos ao lado de Simón Bolívar, um dos heróis da Independência da Venezuela. Após passar cerca de 400 anos sob o domínio de Igarassu e outros 47 de Paulista, em 14 de maio de 1982 tornou-se município autônomo.


Abreu e Lima
Abreu e Lima ganha Academia de Pernambuco em Caets I
Academia conta com equipamentos modernos

 

 

O bairro de Caetés I conta agora com uma Academia de Pernambuco, moderno equipamento de ginástica e lazer do Governo do Estado. A inauguração foi no último dia 4, com a presença do prefeito Marcos José, do então secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer Felipe Carreras e do vice-prefeito Marcos Siqueira, além de vereadores e secretários municipais.

A instalação da Academia de Pernambuco foi uma luta do vereador Renato Alves junto ao Governo do Estado, através do secretário e atual deputado federal Felipe Carreras. Inicialmente, a academia existia apenas no Recife. Quando o projeto foi estendido para o Estado, cinco cidades foram contempladas. Renato Alves pleiteou uma unidade para Abreu e Lima, sendo atendido pelo secretário Felipe Carreras. O bairro de Caetés I foi escolhido por ser o mais populoso do município.

Os equipamentos da academia são em aço inox, o que garante maior durabilidade. Os usuários têm acompanhamento técnico de professores formados em educação física. Logo no primeiro dia de funcionamento a procura por inscrições excedeu as expectativas. “Este equipamento vai ajudar a melhorar a saúde da população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, afirma Renato.

O vereador agradeceu ao deputado federal Felipe Carreras, pelo gesto para com o município, e ao prefeito Marcos José, pela disponibilização do espaço para instalação da academia.

VÔLEI

De acordo com Renato Alves, a próxima ação em Caetés I será a implantação de uma escolinha de vôlei de praia, do campeão mundial Lula, que durante muitos anos fez dupla com Adriano. “Estamos marcando uma visita dele a Abreu e Lima para viabilizar a implantação da escolinha de vôlei ao lado da Academia de Pernambuco”, conclui Renato.


Abreu e Lima
Catlicos festejam padroeiro So Jos

 

Os 133 anos de edição da Festa do Glorioso São José e 53 anos de aniversário de criação da paróquia foram celebrados entre os dias 10 e 19 deste mês pela comunidade católica de Abreu e Lima. Diversas atividades foram realizadas, entre missas, procissões e recitais, seguindo uma tradição anual no município.
No último dia das festividades, os católicos encerraram o evento com celebrações dedicadas ao padroeiro da família. Na segunda 19, que também é feriado municipal, houve missas pela manhã e à tarde na paróquia de São José, seguidas de uma grande procissão conduzindo os andores do Sagrado Coração de Jesus pelas principais ruas da cidade.


Abreu e Lima
Ouvidoria Municipal ganha unidade mvel

 

Com o objetivo de aproximar ainda mais a população da Gestão Municipal, a Ouvidoria Municipal de Abreu e Lima entregou uma unidade móvel, que vai percorrer os bairros do município ouvindo as reivindicações e reclamações dos moradores. O evento, ocorrido no último dia 9, contou com a presença do prefeito Marcos José, vereadores e secretários municipais, além do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB).

 

De acordo com o ouvidor municipal Wellington Portela, o novo veículo deve visitar todos os bairros da cidade, de forma itinerante, ouvindo as principais reivindicações e sugestões dos moradores, na busca de se fazer uma administração cada vez mais participativa.
Depois de coletadas as denúncias ou reclamações, a unidade móvel da Ouvidoria repassar aos órgãos citados para que tomem as devidas providências do que foi pedido, num curto prazo de tempo. O abreulimense tem outras opções ainda fazer suas reivindicações, como, ir até a Ouvidoria Municipal que funciona no prédio da prefeitura de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 14h, utilizar o email: ouvidoriaabreulima@gmail.com ou através do Whatsapp 9.8200010.


Abreu e Lima
Ministro assina ordem de servio para o IFPE Abreu e Lima
Ministro Mendonça Filho assina a Ordem de Serviço

 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou, no dia 4, Ordem de Serviço para a construção do Campus Abreu e Lima do Instituto Federal de Pernambuco. O evento contou com a presença do prefeito Marcos José, do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, da reitora da UFRPE, Maria José de Senna, do ex-governador Joaquim Francisco e do ex-prefeito Flávio Gadelha. A cerimônia foi aberta pela diretora-geral do campus, Fátima Cabral, que comemorou o anúncio da obra.

O campus funcionará no terreno doado pela prefeitura, localizado às margens da BR-101, por trás do Mercado Municipal de Abreu e Lima. A obra está orçada em quase R$ 14 milhões. Com prazo de conclusão de até 18 meses, o prédio deverá ser entregue até o primeiro semestre de 2019. O novo campus terá seis mil metros de área construída e capacidade para atender 1200 estudantes. Atualmente, o campus oferta em sua sede provisória, localizada no Colégio São José, os cursos Técnicos de Enfermagem e Segurança do Trabalho e atende cerca de 200 alunos.
Segundo o prefeito Marcos José da Silva, há anos esse anúncio era esperado por todos os moradores do município. “É o futuro que Abreu e Lima recebe nesse momento, por que somente através da educação que o Brasil pode mudar de cara e mudando assim será melhor para o futuro da nossa gente”, destacou.

De acordo com o ministro Mendonça Filho é necessário ampliar o acesso e a qualidade da educação, dotando o campus de uma unidade mais adequada para receber os estudantes. “Estamos comemorando e marcando o início das obras do Campus Abreu e Lima, que com certeza contribuirá de forma muito decisiva para a inserção de jovens no mercado de trabalho para toda área norte da região metropolitana”, pontou o ministro.


Abreu e Lima
Tentativa de assalto ao Ita de Abreu e Lima
Ação policial atraiu graned número de pessoas

A agência do Itaú de Abreu e Lima sofreu uma tentativa de assalto neste dia 15 pela manhã. Seis elementos são suspeitos de participar da ação. A Polícia Militar chegou a tempo e prendeu três dos suspeitos. Viaturas da PM, incluindo um helicóptero, estão em diligências para tentar capturar os outros três que se evadiram.

FOTO: Eudes Pereira


Anterior | 1 | 2 | Prxima

COLUNAS


OPINIÃO