Notícias da Web


Saiu antes de completar um mês
Nelson Teich não chegou a completar um mês no cargo de ministro da Saúde

 

Pouco menos de mês após assumir o comando do Ministério da Saúde, Nelson Teich pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (15). O movimento ocorre em meio a divergências públicas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em entrevista coletiva na tarde de hoje, Teich não revelou os motivos de seu pedido de demissão, preferindo sair sem responder às perguntas dos jornalistas.

Ele é o segundo escolhido por Bolsonaro a comandar o ministério e deixar a pasta em meio a atritos com o presidente. Antes, Luiz Henrique Mandetta foi demitido por defender medidas de isolamento social aplicadas por governadores e prefeitos e por não endossar o uso da hidroxicloroquina logo no início do tratamento da doença.

Assim como seu antecessor, Teich mostrou resistência a adoção da cloroquina no tratamento da Covid-19. Dias antes, o agora ex-ministro também foi surpreendido por decreto de Bolsonaro ampliando a lista de serviços essenciais durante a pandemia, incluindo salões de beleza, barbearias e academias de ginástica.

Desde o início de sua breve gestão na pasta, Teich era cobrado do presidente por medidas de flexibilização das quarentenas implementadas por governadores e prefeitos para conter o avanço da doença e evitar o colapso do sistema de saúde por uma explosão da demanda.



QUEM MANDA NO PAÍS?
Instituições em conflito no país

 

 

Guerra de decretos entre o presidente da República, governadores, prefeitos e Ministério Público mostra a insegurança jurídica reinante no país no combate ao coronavírus.

 

O presidente Jair Bolsonaro emitiu, no último dia 20, a Medida Provisória 926/2020, que outorga ao chefe do Executivo, mediante decreto, dispor sobre serviços públicos e atividades essenciais. Baseado nessa MP, o presidente considerou como atividades essenciais as casas lotéricas e as igrejas, dando-lhes o direito de permanecer abertas durante o período de combate ao coronavírus. Governadores resolveram desobedecer ao presidente, assim como prefeitos. O Ministério Público também se manifestou contrário à medida. Cube a um juiz federal da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias (RJ) suspender o decreto do presidente.

Tal fato mostra que o presidente da República não tem o poder que pensa possuir. Mostra também que no Brasil as regras jurídicas não são tão claras, com uma decisão sendo suplantada por outra. Caberá ao Supremo Tribunal Federal, na prática o guardião da Constituição, deliberar sobre esse assunto.

 



Dedique o tempo de isolamento aos estudos de idiomas

 

Para aqueles que sempre pensaram em fazer um curso de espanhol, mas nunca colocaram a atividade como prioridade ou aqueles que estavam ensaiando para retomar os estudos de inglês, o período de isolamento pode ser o momento ideal para isso. Com mais tempo em casa, as pessoas têm à disposição muitas plataformas, cursos e professores particulares disponíveis para aulas online.

Assim como trabalhar, estudar em casa requer um pouco mais de disciplina, já que há muitas coisas para aumentar a distração. O ideal é criar um ambiente propício e agradável para o estudo da língua. A regularidade também é fundamental. Estudar 30 minutos por dia é melhor dia que quatro horas em um único dia da semana.

Outra maneira excelente para aprender um idioma em casa é aumentar o contato com o idioma desejado assistindo a filmes e séries no idioma original com legendas em português. Depois repetir com a legenda em inglês (caso esteja aprendendo este idioma).

Dá a prender um novo idioma em duas semanas de confinamento? Não dá, mas é o pontapé inicial para os estudos continuarem depois da quarentena.

 

Cursos online disponíveis

Canal do Teacher Matias

Fluency Academy

English Life

Duolingo

Open English

Instituto Mindset

Babbel

 



POPULAÇÃO DESAFIA CORONA VÍRUS
Fila em frente à agência da Caixa de Igarassu
A Prefeitura de Igarassu publicou o Decreto Municipal proibindo aglomerações acima de 50 pessoas, com o objetivo de combater a disseminação do corona vírus, que se tornou uma pandemia em escala mundial. No entanto, boa parte da população ainda não atentou para a gravidade do problema e continua mantendo um contato estreito, podendo transmitir ou pegar o vírus.
Na agência da Caixa Econômica Federal de Igarassu, uma enorme fila se formou, com as pessoas convivendo a menos de um metro de distância uma da outra, contrariando o protocolo a ser seguido de acordo com determinação das autoridades médicas e governamentais. O risco de contágio é evidente.


Covid-19 – Defensorias recomendam proteção à população em situação de rua
Pessoas em situação de rua são as mais vulneráveis à contaminação pelo corona vírus

 

A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife em conjunto com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) firmaram, nessa quinta-feira (19), recomendações administrativas ao Governo do Estado de Pernambuco e à Prefeitura da Cidade do Recife para a adoção de medidas urgentes no sentido de proteger a população em situação de rua.
O defensor regional de Direitos Humanos em Pernambuco, André Carneiro Leão, o defensor-Chefe da DPU no Recife e representante do GT-RUA no Nordeste, José Henrique Bezerra Fonseca e os defensores públicos em exercício no Núcleo de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da DPPE, Henrique da Fonte Araújo de Souza e Renata Patrícia Oliveira Nóbrega Gambarra, recomendaram que o governador Paulo Câmara destine de recursos, por meio de repasses fundo a fundo ou outro meio adequado e legal, aos Fundos Municipais de Assistência Social e aos Municípios, a fim de garantir a ampliação da assistência social às pessoas em situação de rua.

Além disso, que haja a manutenção do funcionamento dos equipamentos e serviços que atendam à população em situação de rua e de espaços públicos educacionais e esportivos que estejam com a utilização suspensa e que contenham equipamentos sanitários aptos à higiene pessoal, para acomodar e para permitir a higiene básica, adotando-se as cautelas necessárias para evitar-se aglomeração das pessoas em um mesmo espaço.

Também que exista a destinação de espaço específico, com funcionamento 24 horas, para as pessoas em situação de rua que se enquadrem como grupo de risco e não estejam previamente cadastradas em equipamentos e serviços e de local apartado para as pessoas em situação de rua que apresentem suspeita de contaminação pelo COVID-19, para garantia de isolamento nos próprios equipamentos da rede socioassistencial.
A medida das defensorias solicita a continuidade de benefícios eventuais enquanto durar a emergência de saúde, dada a impossibilidade momentânea de qualquer reavaliação de caso, o fornecimento de alimentação, insumos básicos de higiene e vestuário às pessoas em situação de rua alocadas nos equipamentos públicos e de álcool gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a Covid-19 nos equipamentos e serviços que atendam à população em situação de rua, com a realização de testes periódicos para Covid-19.

Além de medidas semelhantes, ao prefeito Geraldo Julio foi indicada também a manutenção do funcionamento dos equipamentos e serviços que atendam à população em situação de rua, incluindo os Restaurantes Populares Naíde Teodósio e Josué de Castro, no âmbito do Programa Chegando Junto da Prefeitura do Recife, resguardadas as medidas sanitárias e de higiene adequadas à prevenção da propagação do novo coronavírus.

Por fim, o documento registra que é importante que a DPU e a DPPE sejam informadas de todas as medidas e políticas públicas destinadas à prevenção da Covid-19 entre as pessoas em situação de rua. As instituições requisitam, tendo em vista a urgência da situação, que sejam informadas do acatamento ou não da presente recomendação no prazo de 7 dias úteis.



São José Agroindustrial fornece álcool 70% gratuitamente à rede de saúde do Estado

 

Como forma de cumprir o seu dever cívico e ajudar no combate ao corona vírus, a São José Agroindustrial está se comprometendo a fornecer gratuitamente à rede de saúde do Estado de Pernambuco álcool a 70%. A empresa, situada em Igarassu, criou a hashtag #NaoFaltaráAlcool e um canal direcionado exclusivamente à rede de saúde naofataraalcool@sjagro.com.br.

De acordo com a empresa, as ações já foram iniciadas e durarão ao longo de todo o período epidêmico.



Pedro Salviano – Uma vida por uma cidade

Felizes são as cidades que podem reverenciar seus moradores mais ilustres. Abreu e Lima acaba de preencher essa lacuna com o lançamento, em setembro passado, do livro biográfico Pedro Salviano – Uma vida por uma cidade, de autoria do mestre em História Dirceu Marroquim, neto do biografado. A leitura do livro acaba também sendo um passeio pela história da cidade desde a época em que era distrito de Paulista e se chamava Maricota.

O autor narra a trajetória de Pedro Salviano Filho antes do seu nascimento, em terras paraibanas, mais precisamente em Itabaiana, onde vivia Pedro Salviano, pai do personagem do livro. Quis o destino que o velho Salviano viesse parar em Paulista junto com a prole. Era o auge da Companhia de Tecidos Paulista, tocada pelos Lundgren.
Pedro Salviano cresceu na cidade, casou-se com Cosma Marques da Silva. Depois se estabeleceu em Maricota, que posteriormente veio a se chamar de Abreu e Lima, numa homenagem ao General das Massas. Ele deixou treze filhos e filhas. Desde cedo já mostrava inclinação para a política, mas a entrada definitiva foi motivada por uma reivindicação, ocasionada pelo acidente automobilístico com sua filha Isabel. Sua trajetória nesse campo lhe rendeu a nomeação para sub-prefeito de Abreu e Lima e, posteriormente, a eleição para o mandato de vereador de Paulista. A luta pela emancipação do distrito ganhou um capítulo especial no livro. Pena que Pedro Salviano não tenha visto seu sonho se tornar realidade, pois faleceu em julho de 1978. Abreu e Lima foi emancipada em maio de 1982.
A segunda parte do livro foi reservada a depoimentos de familiares, amigos e pessoas que de alguma forma conviveram com Salviano. Nestas narrativas, é possível traçar a personalidade do patriarca, homem de palavra, determinado e com grande sensibilidade social, que nunca se negou a ajudar os mais carentes, ciente da sua origem humilde.
O livro Pedro Salviano – Uma vida por uma cidade deve ser leitura obrigatória para aqueles que não só nasceram e viveram em Abreu e Lima na última metade do século passado, como também pelas novas gerações, que podem conhecer um passado que infelizmente não existe mais. Já não se fazem políticos como antigamente.

Eudes Pereira



CONSELHO TUTELAR

Conselhos Tutelares renovarão seus membros no próximo domingo, dia 06 de outubro. Trata-se de um importante órgão de defesa de crianças e adolescentes. No Brasil, os maus tratos e a violência contra menores de idade tem um índice muito alto, daí a importância da escolha dos membros dessa instituição.

O voto para o Conselho Tutelar é facultativo. Quem quiser votar basta se dirigir à seção eleitoral munido do título de eleitor. Alguns locais de votação mudaram. É importante se informar com antecedência onde se encontra a sua seção.



Alisson Tavares assume secretaria geral da Subseccional Paulista da OAB

 

O advogado e professor da área de Direito Alisson Tavares foi empossado, na noite do dia 21 deste mês, como secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional de Paulista. O evento foi na Câmara Municipal de Igarassu e contou com a presença de advogados da região, bem como autoridades civis.



Alunos participam de aula passeio sob a temática da ecologia

 

Nos dias 17,18 e 19 de dezembro aconteceu a aula passeio da premiação da Mostra Água no Meu Caminho 2018. No dia 18 os alunos premiados do Erem Amaury de Medeiros foram para trilha Tamanduá em Suape coordenado pela equipe de Educação Ambiental de Suape. No dia18, os alunos das escolas Municipal Dona Brites de Albuquerque, de Olinda; Municipal Mariana Ferreira, de Timbaúba; e Municipal Amaro Soares, de Araçoiaba, participarem da aula passeio de Educação Ambiental no Jardim Botânico no Recife.

No dia 19, os alunos das Escolas Estadual Professora Elisete Lopes de Lima Pires e da Escola Professora Adelia Leal Ferreira de Caruaru participaram da trilha do Burity em Brejo da Madre de Deus.

PREMIAÇÃO

A aluna Samara de França Silva, da Escola Municipal Amaro Soares, de Araçoiaba, recebeu a premiação da gestora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de PE. Também estão na foto acima a professora orientadora da aluna, Simone Belmiro, a gestora da escola Andréa Carla e a Supervisora Maria Auxiliadora.



Placas padro Mercosul

 

O Coordenador Geral de Informatização e Estatística do Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, João Eduardo Melo, esteve no último dia 14 na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, quando informou que o Conselho Nacional de Trânsito – Contran, deu um prazo de até 1º de dezembro para os Detrans implantarem as placas Padrão Mercosul.

Atualmente, a placa de um veículo tem três letras e quatro números. As novas placas terão três letras, um número, depois mais uma letra e mais dois números. Essa é apenas uma das mudanças previstas pelo projeto, que inclui ainda troca de cor, colocação de faixa holográfica, chip de segurança, emblema do Mercosul, entre outras.

O diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, explicou que o valor irá diminuir em relação ao da atual. “Com o novo sistema, já que não tem mais a tarjeta e a questão da película reflexiva, a placa vai custar, no máximo, no mercado, cerca de R$ 70,00. Hoje, o valor da placa atual chega a R$ 140,00. A população não precisa se preocupar. Primeiramente, o processo ocorrerá nos veículos zero quilômetro”, disse.

De acordo com o Contran, as novas placas devem ter fundo branco com margem superior azul, contendo no lado esquerdo o logotipo do Mercosul e do lado direito a bandeira do Brasil. Ela contará com sete caracteres alfanuméricos, controlados e fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, com o último caractere obrigatoriamente numeral.

Também há a exigência de que as placas tenham QR Code, que contenham números de série e acesso às informações do banco de dados do fabricante da placa. O objetivo da implantação de QR Code é o controle da produção, logística, estampagem e instalação das placas, além da verificação de autenticidade.

Em Pernambuco, mais de 120 fábricas de placas já estão autorizadas a produzir seguindo o novo padrão. Segundo João Eduardo Melo, coordenador geral de informatização e estatística do Denatran, a nova placa vai reforçar o controle sobre os fabricantes.

Fonte: Detran-PE



Ministrio da Sade incentiva doao de leite materno

 

O Ministério da Saúde e a Rede Global de Bancos de Leite Humano lançaram, no último dia 18, uma nova campanha para mobilizar a sociedade sobre a importância da amamentação e doação de leite materno. "A amamentação é a forma de proteção mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, pois permite grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte em recém-nascidos", justifica o ministério.

O principal objetivo é incentivar novas doadoras voluntárias e conscientizar as mães que amamentam para ampliar o volume de leite materno coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que os bebês recebam leite materno até os dois anos ou mais associado à alimentação complementar saudável, sendo exclusivamente até o 6º mês de vida.

Quem estiver amamentado e se interessar em doar basta procurar o banco de leite materno mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, no número 136.

Fonte: Min. da Saúde



Segurana pblica ganha reforo com formao de 1.281 novos policiais militares
Novos policiais em formação durante cerimônia no QG do Derby

 

 

Concluindo uma importante etapa do Plano de Segurança do Estado, o governador Paulo Câmara comandou, no último dia 20, mais uma cerimônia de formatura de soldados da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Desta vez, 1.281 novos homens e mulheres reforçam, de imediato, o policiamento ostensivo nas ruas da Região Metropolitana do Recife, intensificando as ações do Pacto Pela Vida. Com a formação dos novos praças, apenas nos últimos dois anos, o Governo Paulo Câmara chega à marca de 3.700 novos PMs, que se somam aos mais de 1.200 profissionais contratados para as Polícias Civil e Científica que atuam na construção de uma cultura de paz no Estado.

"Isso tudo faz parte de um planejamento que estabelecemos pra obter uma diminuição nos índices de homicídios, assaltos, furtos e roubos em Pernambuco. Os resultados estão acontecendo, e a gente espera que essa diminuição seja permanente. Confiamos muito no trabalho das polícias. Essa nova turma que se forma hoje vem se juntar a isso: ao esse esforço de termos cada vez mais presença policial profissional e determinada em todas as regiões do Estado", destacou o governador.

Nos últimos quatro anos, a PMPE formou 4.035 praças. Os novos policiais cumpriram um total de seis meses de curso com 1.044 horas/aula, onde aprenderam mais de 20 disciplinas, como por exemplo as de Inteligência da Segurança Pública; Direitos Humanos; Ética e Cidadania; Prevenção, Mediação e Resolução de Conflitos; Criminologia Aplicada à Segurança Pública; e Técnica de Policiamento Ostensivo. Dos 1.322 que ingressaram no curso, 1.281 foram aprovados.

O comandante-geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, garantiu que todos os novos homens e mulheres formados estão aptos para desempenhar a função de proteger a população pernambucana. "Esses novos militares estaduais foram submetidos há oito meses de intenso treinamento. Hoje, estão aptos técnica e fisicamente para exercer a atividade de policial militar em todo o território pernambucano. Cumprindo, com eficiência e eficácia, a nossa missão de bem servir ao povo de Pernambuco, prevenindo e reprimindo a criminalidade em todas as regiões do Estado", afirmou. 

NOVO CONCURSO  – Ainda para o ano de 2018, está previsto um novo concurso público, com a abertura de outras  500 vagas para a PMPE. Além da corporação militar, as Polícias Civil e Científica já receberam incrementos em seu quadro de profissionais neste ano, com a nomeação de 1.214 novos policiais, ao todo. Seguindo o processo de reforço nos quadros, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) também contará com mais 300 homens e mulheres ainda no primeiro semestre de 2018. Outras ações como a instalação do 2º BIESP, em Petrolina; a implantação de um novo batalhão da PM no Litoral Norte; e a instalação de uma nova companhia da PM em Lajedo, no Agreste também estão previstas para serem concluídas em 2018.

 



Pernambuco assegura recursos para Adutora do Agreste

 

 

Governador Paulo Câmara conversou hoje com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, que assegurou o empenho de R$ 79,9 milhões para as obras

 

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, empenhou, na semana passada, R$ 79,9 milhões para a Adutora do Agreste, atendendo pedido do governador Paulo Câmara, feito no último dia 14 de março. Os dois conversaram hoje (02/02) por telefone e o ministro convidou Paulo para a última reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, nesta quarta-feira (04/02).

O governador confirmou presença. Será a última reunião presidida por Barbalho, que deixará o cargo de ministro nesta semana. “Nosso trabalho e esforço é para que a obra da Adutora do Agreste não pare e a gente consiga manter o calendário de obras”, disse o governador Paulo Câmara.

O pedido de Pernambuco para a Adutora do Agreste foi apresentado durante reunião do presidente da Compesa, Roberto Tavares, com o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Antônio de Pádua. “Esse anúncio demonstra o apreço e atenção do ministro Hélder à solicitação do governador Paulo Câmara para que a mais importante obra hídrica de Pernambuco não seja paralisada por falta de recursos”, afirmou Tavares.

Até o momento, o Governo Federal repassou R$ 804 milhões para a Adutora do Agreste de um total conveniado de R$ 1,246 bilhão. Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, em 2018, a obra segue em ritmo acelerado pois graças ao repasse conseguido em dezembro foi possível quitar as faturas em atraso e permitiu  colocar 26 frentes de trabalho.

“A liberação de mais R$ 68 milhões, completando os 70% previstos nas regras de liberação dos recursos, será muita bem-vinda  neste momento em que precisamos  entregar a primeira etapa útil da Adutora do Agreste, que se integrará a Adutora do Moxotó, em Arcoverde, beneficiando 400 mil pessoas ainda nesse semestre”, observa Tavares.

O presidente da Compesa ainda pontua que esses recursos permitirão abrir novas frentes de trabalho, a exemplo da que vai para Águas Belas e Iati e São Bento do Una e Lajedo. “Temos o desafio imposto pelo governador Paulo Câmara de ampliar o atendimento das águas do Rio São Francisco para outras cidades, além das dez previstas na etapa inicial”, finalizou Tavares.

 



Escola Santa Maria de Igarassu est com matrculas abertas

 

Localizada as margens da BR 101 Norte, a Escola Santa Maria de Igarassu, oferece aos seus alunos metodologia voltada para cultura de paz e amor ao próximo, além de algo muito difícil de encontrar nos dias de hoje, como espaço físico e contato com a natureza.

Segundo a diretora Jussara, o plano pedagógico visa promover a formação integral de crianças e adolescentes a partir de 4 anos, envolvendo as suas famílias, estimulando-os a valorizar as relações humanas, a convivência cidadã visando a fraternidade universal, através da “espiritualidade de comunhão” e tendo como base a regra de ouro: fazer ao outro o que gostaria que fosse feito a si mesmo. 

Ser uma “Escola que é Vida”, promovendo a fraternidade. Eis a proposta da Escola Santa Maria, localizada na Mariápolis Santa Maria, BR 101, sentido Goiana/Recife, no loteamento Ana Albuquerque, em Igarassu. Com mais de 50 anos de história, a escola promove educação para alunos do infantil ao 9º ano, visando à formação integral dos alunos e funcionários com uma proposta que estimula a paz e o diálogo.

“O grande diferencial da Escola Santa Maria é a sua filosofia embasada na Espiritualidade da Unidade, e tendo como base a Arte de Amar e a Cultura da Partilha, vivenciando no seu dia a dia a regra de ouro: fazer ao outro o que gostaria que fosse feito a si mesmo”.  Os próprios alunos comentam das mudanças que acontecem a partir da prática de pequenos gestos, inclusive com a utilização do dado da Arte da Amar que eles jogam todos os dias de aula e os estimula a exercitar essa arte a cada face do jogo. Além disso, temos a prática do Time Out, uma oração pela paz construída pelos alunos, diariamente”, destacou Paula Borba, assistente social da instituição.

Outra marca da instituição é a parceria com a família. “Nós entendemos que os alunos só irão se desenvolver se existir essa unidade. Existe um estímulo para que o trabalho que é feito na escola seja continuado dentro de casa”, destacou Paula.

 

A Orquestra Talentos a Serviço da Paz está inserida no projeto de formação integral da Escola Santa Maria. Indo além da educação básica, proporciona um ensinamento muito além dos livros, dando aos alunos um verdadeiro projeto de vida.




NEMA - Receita de um Natal Solidrio

 

Para exercitar o espírito coletivo e solidário em seus alunos o Núcleo Educacional Machado de Assis – NEMA, de Igarassu, realiza todos os anos uma grande gincana, que movimenta direção, professores, alunos e familiares. As disputas ocorrem com alunos do 6º ano ao terceiro médio. Numa das atividades, eles conseguiram arrecadar quase 5 mil quilos de alimentos para serem doados com mais de 20 instituições filantrópicas, previamente cadastradas.

Os alimentos são acondicionados em cestas básicas e serão entregues no final de novembro para famílias carentes já cadastradas. “Nossa gincana recebeu o nome de Natal Solidário, para aproveitar o período natalino, e promover a educação solidaria em nossos alunos. Serão mais de 300 cestas que irão beneficiar famílias carentes de nossa cidade”, explica a diretora Ruth.  

Segundo Ruth a gincana é divido em três etapas: 1ª Campanha voltada para o ex-aluno jeorge, que sofre de doença degenerativa adrenoleucodistrofia, mais conhecida como doença de Lorenzo, com arrecadação de recursos e fraudas. A 2ª é vivenciada na quadra. A última é voltada para arrecadação de alimentos.




Uma escola que promove o amor e a partilha

Ser uma “Escola que é Vida”, promovendo a fraternidade. Eis a proposta da Escola Santa Maria, localizada no Mariápolis Santa Maria, BR 101, no loteamento Ana Albuquerque, em Igarassu. Com mais de 50 anos de história, a escola promove educação para alunos do infantil ao 9º ano, visando à formação integral dos alunos e funcionários com uma proposta que estimula a paz e o diálogo.

“O grande diferencial da Escola Santa Maria é a sua filosofia embasada na Espiritualidade da Unidade, e tendo como base a Arte de Amar e a Cultura da Partilha, vivenciando no seu dia a dia a regra de ouro: fazer ao outro o que gostaria que fosse feito a si mesmo”.  Os próprios alunos comentam das mudanças que acontecem a partir da prática de pequenos gestos, inclusive com a utilização do dado da Arte da Amar que eles jogam todos os dias de aula e os estimula a exercitar essa arte a cada face do jogo. Além disso, temos a prática do Time Out, uma oração pela paz construída pelos alunos, diariamente”, destacou Paula Borba, assistente social da instituição.

Outra marca da instituição é a parceria com a família. “Nós entendemos que os alunos só irão se desenvolver se existir essa unidade. Existe um estímulo para que o trabalho que é feito na escola seja continuado dentro de casa”, destacou Paula.

A Orquestra Talentos a Serviço da Paz está inserida no projeto de formação integral da Escola Santa Maria. Indo além da educação básica, proporciona um ensinamento muito além dos livros, dando aos alunos um verdadeiro projeto de vida. E é exatamente isso que percebemos em alguns testemunhos dos estudantes.
É bom, porque quando nós tocamos, as pessoas que vão nos assistir ficam felizes e nós também porque levamos alegria para os outros.

A atividade musical nasceu em 2005, contando com instrumentos doados e aulas ministradas no salão da Escola Santa Maria ou debaixo das árvores e com pouco tempo resultou na formação da Orquestra Talentos a Serviço da Paz. Foi um trabalho pioneiro em Igarassu que incentivou a formação de grupos musicais similares em outras instituições.

O grupo já realizou inúmeras apresentações, para públicos diversificados, em Igarassu, Recife e cidades de Pernambuco, mas também de outros estados, tendo sido recebida sempre com muito carinho e apreço pela sua qualidade e repertório variado.

Em 2008 a Orquestra gravou seu primeiro CD com músicas regionais, sob a regência do maestro Abraão Davi. Em agosto de 2013 foi a vez do segundo CD com 12 faixas de repertório junino.

 

A mensagem de paz configura a linha de frente deste grupo que objetiva criar uma nova cultura, levando alegria e esperança a seus integrantes e ao público presente nas apresentações da Orquestra Talentos a Serviço da Paz.




Pernambuco foi quem mais gerou empregos formais em setembro no Brasil

 

 

 

O Brasil fechou o mês de setembro com nova alta no saldo de empregos formais – a sexta consecutiva e a sétima no ano. O crescimento foi de 34.392 postos de trabalho, aumento de 0,1% em relação ao estoque do mês anterior, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no dia 19 pelo Ministério do Trabalho. Pernambuco foi o grande destaque do levantamento, pois foi o Estado que apresentou o melhor resultado, abrindo 13.992 novos empregos formais.

Os números de Pernambuco foram motivados principalmente pela expansão da Indústria de Transformação (10.073 postos), Agropecuária (3.728 postos), Comércio (824 postos) e Construção Civil (201 postos). Essas novas vagas de trabalho nas empresas pernambucanas representam 40,6% do total nacional.

“Esses números do Caged mostram aquilo que a gente vem dizendo sempre: Pernambuco está fazendo o seu dever de casa, no momento em que a economia começar a se recuperar, seremos os primeiros a retomar o crescimento, especialmente a geração de empregos”, avaliou o governador Paulo Câmara.

Quem estiver procurando emprego, pode se dirigir a uma das 29 unidades de atendimento da Agência do Trabalho mantidas em todo o Estado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco. A Agência do Trabalho segue as diretrizes do Sistema Nacional de Emprego - SINE, de forma integrada em todas as unidades, mediante aprovação de suas ações pela Comissão Estadual de Emprego (CEE-PE). Além disso, diariamente são divulgadas vagas de emprego no site www.sempetq.pe.gov.br

A Agência oferece à população serviços que proporcionam sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho, contemplando desde a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, ao encaminhamento a vagas de emprego e à habilitação ao Seguro Desemprego.



Oito dicas para vencer o medo de falar em pblico

 

Existem pesquisas que apontam que um dos maiores medos do homem é o de falar em público. Mas, qual o reflexo desse medo? São muitos, podendo ocasionar problemas profissionais, prejudicando a carreira e também os de relacionamento pessoal. Mas é possível utilizar esse medo como estímulo para enfrentar desafios, superar metas e conquistar vitórias.

Lembrando que existem os casos mais graves, gerados por fobias profundas ou traumas necessitando de medicamentos específicos e tratamento feito por especialistas da medicina ou apoio terapêutico. Com essas excessões, todas as pessoas podem enfrentar esse medo que as impede de mostrarem seu real potencial, praticando com professores de oratória, usando técnicas específicas para a obtenção de resultados mais satisfatórios.

Glossofobia é o nome técnico mais apropriado desse medo, mas há outras formas sob as quais ele é reconhecido: ansiedade, fobia social, pânico. Suas reações mais comuns são: fugir da situação, arranjar uma desculpa, ficar doente (de mentirinha) só para não falar, ainda mais quando for diante de um público imenso, com palco, microfone, iluminação adequada, câmaras de vídeo, holofotes... Nossa! Há gente que não fala em público de jeito nenhum, nem sequer na festa de aniversário com pessoas da própria família!

 

Para mostrar como é possível vencer esse medo, preparei algumas orientações:

Acredite em você mesmo, no seu imenso potencial. Mentalize-se tendo sucesso e sendo reconhecido pelo seu esforço de falar, sendo aplaudido pelo público e parabenizado pelo seu diretor ou superior imediato.

Conheça bem sobre o assunto que irá falar, saiba especialmente como iniciar; se necessário, tenha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.

Aprenda a relaxar, fazendo exercícios de respiração, meditação, distensionando seus músculos, movimentando a cabeça, friccionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.

Mesmo que esteja tenso, não demonstre, procure andar com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas (nos olhos), posicione-se, cumprimente essas pessoas e comece a falar.

Acredite que as pessoas estão torcendo para o seu sucesso, querem ser surpreendidas com você, com seu conteúdo e desejam que você se saia bem e que tenha êxito.

Tenha uma estratégia bem preparada para iniciar. Exemplo é fazer algumas perguntas para quebrar o gelo, contar um fato que seja relacionado com o tema, apresentar o objetivo da sua apresentação, usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alusiva ao tema que irá abordar.

Conheça suas virtudes, apoie-se nelas, resgate momentos que teve coragem, firmeza para enfrentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para esse momento. Talvez você se surpreenda como isso é poderoso.

Por último, treine muito; procure dar aulas, fale em reuniões, ouse dar a sua opinião, mesmo que seja simples, não importa; conte piadas no seu grupo de amigos, defenda seu ponto de vista, lute por uma causa.

Reinaldo Passadori é especialista em Comunicação Verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal (http://www.passadori.com.br/ ). Administrador de Empresas com especialização em Recursos Humanos.

 

 

 



Obras de requalificao da BR-101 so iniciadas

 

Foram iniciadas, no último dia 19, as obras de requalificação da Rodovia BR-101 – Contorno do Recife. A intervenção contemplará 30,7 em cada sentido da pista, 12,7 Km de 19 alças viárias, 17,4 Km de rodovias marginais e acessos, além de 4,52 km da Avenida Recife, totalizando mais de 90 Km. O investimento de R$ 192 milhões é fruto do convênio firmado entre os Governos Estadual (Secretaria de Transportes/DER-PE) e Federal (Dnit).

A BR-101 será contemplada com obras em todo o seu pavimento, que receberá reforço nas camadas de suporte e asfáltica, além disso, a sua estrutura de drenagem será totalmente recuperada e adequada à nova situação da via.

A execução dos serviços vai gerar 300 empregos diretos e indiretos. Os trabalhos começam com a preparação dos desvios, acessos e sinalização de obras provisórios e intervenção do primeiro trecho, que vai do Km 55.6 (próximo à DISBEC Distribuidora) até a entrada da primeira alça que dá acesso à Rodovia PE-15, contemplando 4 Km da rodovia.

 

Todas as etapas da obra serão devidamente sinalizadas com antecedência para que os usuários se adaptem às mudanças. Na medida em que as fases forem concluídas, os trechos serão liberados para o tráfego. Cerca de 60 mil veículos transitam diariamente pelo trecho em obras.


Anterior | 1 | 2 | Prxima

COLUNAS


OPINIÃO