Notícias da Web

Prefeito de Itapissuma Cal Volia é entrevistado pelo Grande Recife

“Preparamos o município para esse momento”

 

O prefeito entrevistado dessa edição é o chefe do Executivo de Itapissuma, Cal Volia (PSDB), que está no segundo mandato. Com a cidade vivendo um verdadeiro boom de novos empreendimentos, Volia credita essa fase de prosperidade ao trabalho que vem desenvolvendo na infraestrutura do município.

 

GR – Como o Sr. Avalia o ano de 2013?

 

Cal Volia – Talvez tenha sido um dos anos em que as prefeituras tenham tido mais dificuldades, devido à queda na arrecadação. Mas superamos as dificuldades, administrando com cuidado, procurando fazer o básico, mantendo os serviços e as contas em dia. Parcerias com o governo do Estado e com o Governo Federal permitiram a realização de muitas ações, como a revitalização do polo Gastronômico, a requalificação da Praça Agamenon Magalhães, asfaltamento das principais ruas, construímos uma escola modelo em Botafogo, dois postos de saúde, dois ginásios cobertos. Enfim, o balanço de 2013 é altamente positivo.

 

Qual o maior desafio enfrentado no ano passado?

 

Foi superar a queda na arrecadação. Fizemos um grande esforço para manter as contas em dia. Tivemos a vantagem de já ter uma equipe montada, o que facilitou as coisas.

 

Quais as perspectivas para 2014

 

São as melhores possíveis. Estamos recebendo o estaleiro Cambel, que vai gerar muitos empregos. A Itaipava vai funcionar a partir de abril, estamos recebendo uma multinacional do ramo de cosméticos e higiene pessoal. Muitos empregos vão ser gerados aqui. É muito bom a gente ver que as pessoas antes se levantavam para ir à maré e hoje vão para a indústria. A autoestima do nosso povo aumentou muito nos últimos anos. Mas para isso acontecer nós nos preparamos. Criamos o programa Qualifica Itapissuma, em parceria com o Senai e o Governo do Estado, que está preparando nossos jovens para o mercado de trabalho. Nosso objetivo é fazer com que a maioria absoluta dos empregos gerados em nosso município fique com nossos moradores.

 

Como Itapissuma está conseguindo atrair tantas empresas?

 

Nós preparamos o município para esse momento. A primeira coisa foi adequar a nossa área rural ao Plano Diretor para atrair esses investimentos. Sabemos que há municípios vizinhos que ainda não adequaram seu Plano Diretor para receber as empresas. A política fiscal também foi muito importante. Não posso deixar de falar da parceria com a Usina São José, na pessoa do diretor Frederico Petribu Vilaça, que tem sido muito sensível ao nosso município. Agora estamos pesando em criar uma secretaria voltada exclusivamente para essa área, visando receber as empresas.

 

E quanto às empresas sistemistas da Fiat. Elas virão para Itapissuma?

 

 

Não podemos dizer que elas estão certas para Itapissuma nem que elas estão longe do município. Estamos nos empenhando ao máximo para que elas venham para cá. Vamos consolidar Itapissuma como o município da RMR que mais cresce, que mais gera empregos e que melhora a qualidade de vida das pessoas.


COLUNAS


OPINIÃO