Notícias da Web

Igarassu
Academia Igarassuense de Cultura e Letras realiza o oitavo Café Literário

 

A oitava edição do Café Literário, realizado dia 22, pela Academia Igarassuense de Cultura e Letras, promoveu uma noite de música, poesia e arte cênica. O evento, que homenageia o centenário de Jackson do Pandeiro, contou também com o lançamento do livro “As Quatro Estações”, do acadêmico Pedro Marcos e a entrega de título de membro honorário ao jornalista José Américo de Morais, diretor do Jornal do Grande Recife.

O artista Joel Carlos cantou músicas de Jackson do Pandeiro e apresentou um esquete do espetáculo “Meu Corpo Sangra, Meu Corpo Chora”. 13 alunos do Erem Maria Vieira Moliterno, de Abreu e Lima declamaram poemas e músicas, algumas autorais.

O Café aconteceu no Centro de Artes Narciso Felix, no Centro de Igarassu e contou com a presença do presidente da Câmara de Igarassu, Ademar de Barros, dos presidentes do CDL Igarassu e da Associação Comercial e Empresarial de Igarassu, Ernandes Bob e Josias Gomes, respectivamente. Os ex-prefeitos Clóvis Lacerda, de Igarassu, e Flávio Gadelha, de Abreu e Lima também estiveram presentes ao evento, como também os empresários Irmão Moiséis e Hélio Tavares.



Itapissuma
Inaugurado o 26º Batalhão de Polícia Militar

O governador Paulo Câmara inaugurou, no dia 08, a sede do 26º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (26º BPM), no município de Itapissuma. O Batalhão, que já estava ativo desde o ano passado, utilizava a sede do 17º BPM, no Paulista. O efetivo, no entanto, já reforçava o trabalho de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, com foco nos municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba.

 

O governador destacou a importância dessa iniciativa no município. “Um caminho importante e um passo fundamental para melhorar a segurança e ajudar a diminuir cada vez mais a violência em Pernambuco. É importante também fazer novas estruturas, como estamos fazendo com o 26º batalhão, que já estava funcionando, mas precisava de sua sede para dar mais agilidade e para poder responder, de maneira muito mais eficaz. Já são 23 meses de redução no número de homicídios, o que mostra, claramente, que Pernambuco está no caminho certo e que nós vamos restabelecer a paz”, afirmou.

Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o serviço a ser prestado pela Polícia Militar na área através desse novo batalhão está dentro do compromisso do Pacto pela Vida, e a decisão foi tomada após um estudo. “O 26º batalhão é fruto de um grande planejamento realizado pelo Pacto Pela Vida. A ideia, dentro dessa política de visão do pacto, é atender uma demanda específica e dividir os esforços. Paulista vai continuar com o 17º batalhão atuando no município e, além dele, em Abreu e Lima. E o 26º atenderá esses quatro outros municípios, a partir de Itapissuma”, explicou Pádua.

Situado na Rua Barão de Itapissuma, bairro do Grêmio, a sede do 26º BPM foi erguida em uma parceria com a Prefeitura de Itapissuma. Em sua estrutura, dispõe de alojamentos, áreas administrativas, sala de planejamento, armaria e Central de Operações da PM (Copom). Além disso, conta com um efetivo de cerca de 300 policiais militares e uma frota de 49 viaturas, sendo 20 motocicletas, sob o comando do tenente-coronel Ivson Amílcar. Com uma população estimada em mais de 190 mil habitantes, a região tem vivenciado um aumento de moradores com a chegada de novas indústrias, sem contar a população flutuante, nos períodos de veraneios. A área conta, ainda, com quatro importantes unidades prisionais. 

Estiveram presentes à solenidade Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco; Zé de Irmã Teca, prefeito de Itapissuma; Joamy Alves, prefeito de Araçoiaba; Mário Ricardo, prefeito de Igarassu; Tato, prefeito de Itamaracá; Eleonilda de Santana, vice-prefeita de Itapissuma; coronel Carlos José, secretário-chefe da Casa Militar; os deputados estaduais Joel da Harpa e Antônio Fernando; coronel Vanildo Maranhão, comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco.

 


Igarassu
Prefeitura de Igarassu libera bônus do professor e salário do servidor antecipado

 

Em reconhecimento ao mês do professor e o dia do funcionalismo público (28), a prefeitura de Igarassu pagou, no dia 25, o bônus da Educação e o salário antecipado do servidor efetivo. Os proventos vão injetar na economia local cerca de 3,5 milhões de reais que ajudarão a aquecer as festividades do Cruz de Rebouças em Festa, do dia 28/10 ao dia 03/11.

No dia 30 deste mês, o calendário de pagamento será destinado aos demais servidores da gestão (comissionados e contratados). Ao final do mês, serão injetados cerca de 8 milhões de reais que circulam na economia da região, através da programação da Secretaria da Fazenda, executiva de Gestão de Pessoas e Planejamento.

Já o bônus da Educação, com o valor de um salário mínimo é pago anualmente e contempla cerca de 550 professores. A boa notícia já está sendo comemorada pelos servidores efetivos. 


Abreu e Lima
Projeto Shalom leva serviço social a moradores de Caetés I

 

 

Moradores de Caetés I, em Abreu e Lima, foram beneficiados com a ação do Projeto Shalom, em parceria com o Tribunal de Justiça. No dia 11 de setembro passado, na praça do bairro, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, emissão de certidão de Registro Civil, casamento, divórcio, entre outros. Foi realizada também uma palestra sobre a Lei Seca. O Projeto Shalom atua em Abreu e Lima, principalmente em Caetés I há vários anos, sempre levando benefícios à população.

 

 




Abreu e Lima
CARAVANA CIDADÃ
Secretaria de Saúde com diversos serviços à população

 

 

A cidade de Abreu e Lima vivenciou, no último dia 28, mais uma edição da Caravana Cidadã, mutirão de serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal para a população. O evento aconteceu na Praça São José, no centro da cidade.

 

Foram oferecidos diversos serviços, tais como: dentista, aferição da pressão arterial, teste de HGT (glicemia), vacinas, distribuição de preservativos, entre outros. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou cabeleireiro, design de sobrancelhas, atualização do cadastro do Bolsa Família, cadastro para emissão da carteira de livre acesso, emissão da Carteira do Trabalho. Outras secretarias que colocaram seus serviços à disposição da população: Jurídico, Governo (Coordenadoria da Mulher), Finanças, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Turismo e Cultura.

 


Paulista
Força Nacional está atuando em Paulista

 

 

Desde o dia 30 deste mês, a cidade de Paulista está com um reforço na segurança. Através do programa “Em Frente Brasil”, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, cerca de cem agentes da Força Nacional, profissionais treinados e capacitados nos melhores cursos de segurança pública do país, estão realizando policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e da segurança do cidadão e do patrimônio na cidade. O projeto, executado em parceria com a prefeitura local, tem a duração de 120 dias.

De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão que coordena a Força Nacional, Paulista é a única cidade do Nordeste a participar do projeto piloto de enfrentamento a criminalidade violenta. Após o período de 120 dias, o projeto poderá ser expandido para outras cidades da região.

Paulista participa do Programa Nacional de Resistências às Drogas e Violência (PROERD), que já alcançou a marca de 3 mil alunos formados desde o seu lançamento no ano de 2017. Comparando os anos de 2017 e 2019, a redução no número de homicídios na cidade é de 75%.

 


Abreu e Lima
ONG norte-americana doa cadeiras de rodas

 

 

Em 1967, um mergulho mal sucedido deixou a norte-americana Joni Eareckson Tada tetraplégica aos 17 anos de idade. O fato poderia ter acabado com as esperanças de uma vida produtiva, mas em 1979 ela decidiu criar uma entidade para assistir pessoas com necessidade de mobilidade como ela, doando cadeiras de rodas em várias partes do mundo. Ao longo dos últimos 40 anos, a Joni & Friends já doou mais de 100 mil cadeiras de rodas. Entre os dias 25 e 27 de julho passado, a Igreja Assembleia de Deus de Abreu e Lima recebeu o projeto Wheels for the World (Rodas para o Mundo) da ONG, distribuindo cerca de 120 cadeiras de rodas para pessoas carentes de várias partes de Pernambuco.

A equipe, formada por doze norte-americanos e dez paranaenses, se juntou aos membros da igreja no trabalho de adaptar as cadeiras para as pessoas com dificuldades de locomoção. Os membros da Igreja trabalharam como intérpretes, recepcionistas, costureiros, mecânicos, cozinheiros, entre outras funções. A nave do templo se transformou numa grande oficina.

“Este trabalho ajudou a nossa igreja a amadurecer mais, tanto espiritualmente quanto na consciência cidadã. Agradecemos a Joni and Friends por esta ação social que impactou a todos nós. Nossa Igreja possui um departamento de inclusão e esta ação nos impulsiona a trabalhar ainda mais nessa direção”, afirmou o pastor Roberto José dos Santos, presidente da Igreja.

Para a fisioterapeuta Jamie Stark, coordenadora da equipe da ONG, os dias em Abreu e Lima foram inesquecíveis. “Foi muito gratificante trabalhar aqui. Vimos uma igreja comprometida com o Evangelho, com o amor ao próximo”, disse.

Paralelamente ao trabalho social, uma equipe se reversou na pregação do Evangelho, redundando na conversão de diversa pessoas.

 


Igarassu
Igarassu vai sediar primeira feira de marketing e empreendedorismo da região

 

Dani Morais, da Redação

 

O Shopping Igarassu foi o ponto de encontro para o lançamento do projeto Expo Work – 1ª Feira de Marketing e Empreendedorismo do Litoral Norte. O evento aconteceu dia 17, a exatos cem dias da feira, que irá acontecer nos dia 23 e 24 de novembro na Escola Técnica Estadual de Igarassu (ETE), com estandes, palestras, oficinas e várias oportunidades de negócio.

De acordo com Guto Lourenço, a Work – agência de marketing digital e promocional – é a responsável pela organização da feira, que tem a finalidade de fomentar e fortalecer a economia local. “Queremos valorizar as marcas locais oferecendo oportunidade de negócios, consultoria financeira, como também apresentar as novidades do setor”, explicou Guto.

O evento contou com a apresentação de Alex Moriá e reuniu organizadores, influencers digitais, políticos e parceiros, como o Jornal do Grande Recife.

 

Serviço:

Fone: 98245.3022

workassessoriaoficial@gmail.com

Expowork19@gmail.com


Igarassu
Cultura agita o mês de agosto em Igarassu
Academia Igarassuense de Cultura e Letras

 

A cultura pediu passagem nesse mês de agosto na cidade de Igarassu. Vários eventos movimentam a cena cultural, entre eles estão a posse dos novos membros da Academia Igarassuense de Cultura e Letras (AICL), oficinas organizadas pelo Grupo Teatral Ariano Suassuna (GAS) e, fechando o mês, o Festival Multicultural promovido pelo Grupo Rala Coco Maria.

No dia 24, a presidente da AICL, Rejane Dias, comandou a cerimônia de posse de Albanita Ramos, Alda Dias, Conceição André e Maria Helena, mulheres que se destacaram na área de educação, ação social e literatura. O evento contou com a presença de familiares, representantes das Academias de Olinda e Paulista, como também da sociedade Igarassuense.

Com a chegada das novas acadêmicas foram criadas as cadeiras, respectivamente, de Antônio Sílvio Pinto (cadeira 10), Jorge Sampaio Vilar (cadeira 13), Rosilda André (cadeira 04) e Jurandir Bezerra (cadeira 14).

Já de 27 a 30, o GAS está promovendo, em sua sede, a Semana do Folclore Brasileiro com oficinas, exposições, literatura de cordel, fantoches, contação de histórias e muito teatro também. Tudo com preço camarada. Para agendar e participar basta ligar: 98765.6633.

De 29 a 31 o Grupo Rala Coco Maria está realizando com esforço e união de vários artistas o Festival Multicultural. A programação conta com MPB, ciranda, samba e coco de roda. De acordo com os organizadores do evento, a gestão municipal não está apoiando o Festival devido às dificuldades enfrentadas com as chuvas do mês passado.


Itapissuma
Secretaria de Obras cria campanha educativa contra o lixo
Jardim feito pelos alunos

 

No último dia 07, integrantes da Secretaria de Obras e Infraestrutura de Itapissuma saíram em comitiva para a primeira ação educativa contra o acúmulo de lixo em vias públicas. O objetivo é construir, junto com a comunidade, em pontos identificados anteriormente pelas equipes da secretaria, um jardim. É trocar o lixo pela qualidade de vida.

Os primeiros beneficiados foram os moradores da Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. A ação contou ainda com a participação de estudantes de escolas estadual e municipal. “Esta rua tem coleta três vezes por semana, varrição da frente de serviçoe coleta seletiva realizada em parceria com a Associação Padre Servat e mesmo assim a comunidade acumula o lixo na rua”, explica Suelly Guilherme, secretária executiva de Obras.

De acordo com Hugo Leonardo, secretário da pasta, a ideia é espalhar jardins pela cidade acabando de vez com o problema. “Nossa maior preocupação é conscientizar a população para colocar o lixo apenas nos horários de coleta”, diz o secretário.

Os moradores Naelson Pessoa e Aline Montenegro, que possuem casas próximas ao ponto de lixo, apoiaram a iniciativa. “Há anos enfrento problemas com baratas e ratos por causa do lixo”, disse Naelson. “Meus filhos, Pedro e André fizeram até um desenho sobre hoje. Precisamos nos unir para evitar que coloquem lixo aqui novamente”, acrescenta Aline.

Daniela Fernandes, aluna do 3º ano da Escola Eurídice Cadaval, representou os estudantes lendo uma carta com dicas e orientações para a população. “Esta carta foi feita em sala de aula com ajuda de todos”, informou Dani.

De acordo com a professora de Biologia Cristiane Jussara ao longo do semestre os alunos tem vivenciado questões ligadas ao meio ambiente propondo inclusive soluções. “Nossa política de ensino é que eles ultrapassem o muro da escola vivenciando a prática educativa”, acrescentou Cristiane.


Itapissuma
Escola mobiliza comunidade para doação de sangue solidária

 

A gestão da Escola Estadual Eurídice Cadaval, de Itapissuma, mobilizou dia sete, a comunidade escolar, juntamente com pais, para realizar coleta de sangue solidária em memória ao estudante Lucas Romão falecido recentemente, vítima de câncer.

Segundo a professora Cristiane Jussara o pedido de doação de sangue foi feito pelo próprio Lucas ainda em vida. “Durante uma visita ao hospital, ele me disse o quanto era importante doar sangue e que os estoques estão sempre baixos. Por isso abraçamos a ideia para homenageá-lo”, explicou Cristiane.

Depois o gestor Marcelo Fernandes agendou com o Hemope para tornar realidade o desejo do ex-aluno. “Hoje estamos com Gabriela Alexandre, Assistente Social do Hemope, orientando nossos professores, alunos e pais sobre todas as questões que envolvem o ato de doar sangue. Queremos conquistar doadores conscientes e agentes multiplicadores”, diz Marcelo.

Lívia Virginia, aluna do 2º ano aprovou a palestra. “É uma explicação completa. Muitas coisas eu não sabia”, disse Lívia.

Já Luana França, que tem a mãe doadora de sangue, achou importante porque oferece a oportunidade de falar sobre o tema. “Minha mãe é doadora, mas mesmo assim tirei várias dúvidas”, acrescentou Luana.



Kasa da Ilha promove encontro com noiva

Organizar um casamento, com todos os detalhes, não é uma tarefa fácil! Para ajudar as noivas com esse dilema, o espaço de recepções Kasa da Ilha, da Ilha de Itamaracá realizou o dia D para degustação de cardápios e serviços, ocorrido no dia 16 deste mês. Uma mão na roda para o grande dia.

Luana Medeiros e o noivo Felipe Cavalcante, acompanhados por seus pais, destacaram a organização do evento. “Parabéns Priscilla e Alfredo Chagas pela qualidade do evento e dos serviços oferecidos. Encontrar tudo em um só lugar facilita nossa vida”, explica Luana.

Lá tinha desde alianças, fotografias, decoração, doces finos, música e até lembranças.

A empresária Josy Silva, do setor de aluguéis de roupas, diz oferecer condições especiais para os participantes do evento, como também expõe alguns modelos. “Considero o encontro importante porque dá mais visibilidade a nossa marca com demais fornecedores, alémde agendar várias clientes para conhecer a nossa loja, que fica em Igarassu”, acrescenta Josy.

Já Manu Sumara, do Instant Photo, aponta a segurança como uma das características do encontro. “A parceria com a Kasa da Ilha dá mais credibilidade e segurança na hora de fechar o contrato. Tanto para o cliente, como pra gente também.”, completa Manu.




Artesãos da região participam da Fenearte

Municípios do Litoral Norte participaram da 20ª edição da Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, ocorrida entre os dias 03 a 14 deste mês. Além dos estandes oficiais patrocinados pelas prefeituras, diversos artistas marcaram presença com seus próprios espaços. A exemplo do que ocorreu em anos anteriores, o evento proporcionou boas vendas para os participantes.

Neste ano, a Fenearte homenageou a ciranda, ritmo tipicamente nordestino. Três ícones do gênero no Litoral Norte foram destacados: Baracho da Ciranda (que viveu em Abreu e Lima e foi representado pelas filhas Duce e Severina, Dona Duda (Paulista) e Lia de Itamaracá.

A Fenearte movimentou neste ano cerca de R$ 45 milhões e atraiu 300 mil visitantes. Além de artesãos de Pernambuco, o evento contou com representantes de 36 países, atestando o caráter internacional da feira.


Araoiaba
Arafest festeja 24 anos de emancipação de Araçoiaba

 

A cidade de Araçoiaba comemorou, no dia 14 deste mês, vinte e quatro anos de emancipação. As festividades começaram no dia 12, com shows artísticos no pátio de eventos. Apresentaram-se no palco do evento Capim com Mel, Tróia, Sheldom, Brucelose, Forró Pegado, entre outras atrações.

A programação prosseguiu com culto de ações e graças e missa solene. No dia 14, aconteceu a cerimônia de hasteamento da bandeira e corte do bolo comemorativo, com distribuição à população. O evento foi abrilhantado com apresentações do Coral Municipal, Banda Marcial Vinícius de Moraes e Grupo de Bacamarteiros.

O prefeito Joamy Oliveira, acompanhado do deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior, do presidente da Câmara Municipal Maurício Transportes e do coronel do Exército Amaral Sales, além de vereadores e secretários municipais participaram das festividades.

Durante o evento, Joamy Oliveira fez a entrega de dois veículos tipo van para fazer o transporte de pacientes de hemodiálise do município.

“Araçoiaba está vivendo um novo tempo, com as contas em dia, os salários dos servidores sendo pagos rigorosamente em dia e muitas obras sendo realizadas. Isto é fruto de um trabalho sério, onde o dinheiro público é aplicado de forma correta”, afirmou o prefeito em seu discurso.



Chuva e morte na RMR

 

A chuva torrencial que caiu na Região Metropolitana do Recife no último dia 24 provocou um rastro de destruição e a morte de 12 pessoas. Os principais municípios atingidos foram Recife, Olinda, Abreu e Lima e Igarassu. Os prefeitos destes últimos três decretaram estado de emergência. O cenário comum que se viu foi ruas intransitáveis devido ao alagamento, árvores caídas e dezenas de famílias desalojadas.

Em Abreu e Lima foram cinco mortos devido ao deslizamento de uma barreira situada na Rua 94, em Caetés I. Diversas casas e um templo da comunidade Córrego do Ouro foram atingidos. A Prefeitura Municipal providenciou abrigo às famílias desalojadas e iniciou uma campanha de arrecadação de roupas e alimentos. Do abrigo as famílias devem ir para casas seguras graças ao aluguel social.

Olinda teve um saldo de quatro mortos, na comunidade de Passarinho. No Recife, três pessoas perderam a vida também no bairro de Passarinho. Em Igarassu a população sofreu com os alagamentos, principalmente os moradores do Loteamento Agamenon, que ficaram ilhados, Pitanga e no acesso ao Alto da Bela Vista. Até no Sítio Histórico aconteceu inundação, com o transbordamento do Rio São Domingos.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, choveu na região cerca de 240 mm de água em 10 horas, a mesma média para oito dias de chuva. Em locais onde não havia proteção adequada o solo desmoronou, causando destruição e mortes. Em que pese o trabalho da Defesa Civil destes municípios, que faz o monitoramento constante e orienta a população sobre os riscos de desabamento, muitas pessoas insistem em edificar suas casas nas encostas dos morros e plantar árvores como bananeira, que retém água e deixa o solo úmido.

 

Defesa Civil – Telefone

Recife                   0800 081 3400

Olinda                  0800 281 2112

Paulista                               3437 2315

Abreu e Lima     3541 2778

Igarassu               9 9460 9073


Igarassu
Escola inova na simulação do Enem

 

Alunos do Ensino Médio da Escola de Referência Brasilino José de Carvalho, de Cruz de Rebouças, vivenciaram o que é de verdade a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em dois dias deste mês eles cumpriram todas as etapas do exame nos seus mínimos detalhes, para terem a noção de como será a prova. A gestão da escola criou o Exame Bimestral do Ensino Médio – EBEM, simulando todas as ações do exame nacional.

De acordo com o gestor da unidade de ensino, Claudio de Sá, o objetivo é preparar os alunos de verdade para o exame. “Eles cumprem todas as etapas da prova, desde a rigidez do horário de chegada, tempo de prova e o conteúdo”, afirma. Os alunos se submetem ao modelo de avaliação desde o 1º ano do Ensino Médio até o 3º ano, aprendendo a fazer uma redação de qualidade, administrar o tempo para resolver 90 questões, utilizar o raciocínio lógico na resolução das questões, preencher o cartão-resposta e ter cuidado com a documentação.

As provas aconteceram nos dias 25 de junho e 01 deste mês, das 13h às 17h.Além do diretor Claudio de Sá, a equipe pedagógica conta com os coordenadores pedagógicos Ezequiel e Danúbia, e a assistente de gestão Rute Prazeres.




Fórum Permanente da Agenda 21 Igarassu completa 13 anos

 

O Fórum Permanente da Agenda 21 – FPA21, unidade Igarassu, completou em maio 13 anos de criação. Para marcar a data,dia 25, seus membros organizaram um seminário, com tema: Agenda 21 Desafios para o Desenvolvimento Sustentável no atual contexto geopolítico, no Ponto Cidadão. Elisabeth Braga, bióloga e professora da UFPE, foi a palestrante convidada.

O FPA21 é formado pela sociedade civil organizada e por representantes do poder público, para acompanhar, propor, avaliar e discutir ações e políticas públicas voltadas para o meio ambiente.

De acordo com Genilse Gonçalves, articuladora da Rede Brasileira de Agendas 21 locais em Pernambuco e membro do FPA21 – Igarassu, o Fórum é o resultado prático de oficinas e diretrizes abraçadas pela Agenda 21, no ano de 2006. “Celebramos a criação do Fórum com a realização de um seminário para avaliar a nossa atuação ao longo desses 13 anos e agradecer aos parceiros que nos ajudaram entre eles, o Jornal do Grande Recife”, explica Genilse. 



A hora é de forrozar!

 

 

Festa genuinamente nordestina, a tradição do São João se mantém. Nos municípios do Litoral Norte os festejos tiveram muito forró, quadrilhas matutas, fogueira e muitas iguarias feitas a base de milho. Confira aqui como está a festa nas cidades da região.

 



Igarassu
Estudantes participam de Feira de Empreendedorismo

 

 

No último dia de maio, estudantes do 1º ao 5º ano da escola Santa Rita de Cássia participaram da I Feira de Empreendedorismo realizada pela instituição. O projeto iniciou no 1º bimestre e teve a finalidade de despertar em cada turma um novo olhar para produtos que iriam parar no lixo. Os resultados desses trabalhos foram expostos e vendidos na Feira.

Alunos da educação infantil I e II também fizeram parte da Feira, através das apresentações culturais. Comunidade, e as escolas Modelo e Cipoma prestigiaram o evento.

 


Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Prxima

COLUNAS


OPINIÃO