Notícias da Web

Paulista
Jorge Carrero toma medidas para tranquilizar a população do Paulista
Carrero: medidas de impacto para tranquilizar o município

 

 

Em dez dias de governo, o prefeito de Paulista Jorge Carrero tomou várias medidas, com o objetivo de manter os serviços em funcionamento e tranqüilizar a população, que se sente insegura com relação ao funcionamento de alguns serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Boa parte dessa insegurança se deve a notícias inverídicas divulgadas através das redes sociais.

Estas medidas tomadas pelo prefeito estão a solicitação de audiência com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, para levar questionamentos de condutas responsáveis na condução do governo. Ele se encontrou com promotores de Justiça de Paulista, onde pontuou questões envolvendo as políticas públicas do estado.

De acordo com Carrero, há uma narrativa na rua de pessoas que estão incomodadas com as medidas tomadas, tentando espalhar o caos no município. “Tranquilizo a população. Existe hoje à frente dessa cidade muita responsabilidade, compromisso e cuidado”, disse.

O prefeito exonerou 1.095 cargos comissionados. Segundo ele, boa parte destes cargos eram fruto de compadrio político. “Havia pessoas que nem sequer trabalhavam. Recomendei a todos os secretários que todo servidor que foi exonerado que se apresenta com as credenciais de que está trabalhando sejam reconduzidos imediatamente”, pontuou.

Na área de saúde, ele determinou a reabertura dos postos de saúde que foram fechados. Vinte e nove concursados, entre médicos, psicólogos, cuidadores e enfermeiros foram incorporados à equipe de efetivos da cidade. O prefeito determinou que sejam resgatadas todas as informações sobre os concursados da saúde que estão esperando para serem incorporados à gestão municipal.  Com relação ao Hospital de Campanha, que demandou investimentos da ordem de 2,7 milhões de reais, a unidade recebeu até agora pouco mais de dez pacientes. O prefeito pretende conversar com as autoridades de saúde do estado para receber esses pacientes e desmobilizar o hospital, que no momento não justifica o investimento que está sendo feito.

 


Paulista
Jorge Carrero: “Tentam instalar o caos em Paulista”
Jorge Carrero: tranquilizando a população do Paulista

 

O prefeito interino de Paulista, Jorge Carrero, que tomou posse no último dia 21, afirmou que vem enfrentando dificuldades para obter informações que ajudem a gerir a situação de crise em que o município mergulhou após o afastamento do prefeito Júnior Matuto, acusado de desvio de recursos do erário municipal. O prefeito relatou o bloqueio de senhas nos computadores e a falta de acesso a contratos.

De acordo com Carrero, “tentam instalar o caos no município, afirmando que exoneramos os servidores de setores essenciais, como saúde, o que é mentira. Nós viemos consertar o caos, dar decência e transparência à gestão pública”, disse. Ele acrescentou que demitiu os cargos comissionados e que vai chamar servidores concursados que ainda não assumiram seus postos de trabalho. O prefeito chamou atenção para o hospital de campanha, que tem um custo de R$ 1,2 milhão mensais e que não está funcionando.

Jorge Carrero também afirmou que enviou ofício a então secretária de Saúde, Fabiana Benhardt, solicitando diversas informações, inclusive onde estavam lotados os servidores que não poderiam ser exonerados sob pena dos serviços serem descontinuados. “Passaram-se mais de 24 horas e a informação não foi disponibilizada”, disse.

O prefeito está empenhando na busca por informações para tomar pé da situação em que o município se encontra e planejar as ações para os próximos dias.


Abreu e Lima
Prefeito Marcos José presta contas da gestão
A Praça São José foi totalmente reformada

A menos de seis meses para terminar seu segundo mandato, o prefeito de Abreu e Lima, Marcos José, lançou a prestação de contas do seu período como gestor da cidade, iniciado em 2013. A revista traz em suas 16 páginas as principais realizações na educação, saúde e assistência social, esportes, cultura e desenvolvimento econômico, bem como as obras de infraestrutura.

Na saúde, a revista aborda ações como a inauguração do Centro de Saúde da Mulher, o Centro de Tratamento para Diabéticos e Hipertensos, reforma da ala pediátrica do Hospital e Maternidade de Caetés Velho, a Casa de Parto, que está pronta pra ser inaugurada e o Hospital Provisório Covid-19, voltado exclusivamente para tratar de pessoas atingidas pela pandemia do coronavírus.

A área de educação foi contemplada com a reinauguração de escolas e ampliação do número de salas de aula. Destaque também para educação especial, que é referência para a região.

A manutenção e ampliação dos programas sociais no município, a maioria em parceria com o Governo Federal é o principal destaque na área social.

Entre as obras realizadas pela gestão municipal estão o recapeamento asfáltico de 48 ruas e 22 mil metros quadrados de calçamento em paralelepípedos, construção de quadras esportivas e praças.

“De 2013 pra cá, atravessamos um período muito difícil, devido as crises econômica e política em Brasília. Convivemos com três presidentes da República. A turbulência no governo central contribuiu para a diminuição da arrecadação municipal e interrompeu o repasse de recursos. Mas não desanimamos. Trabalhamos firme, com planejamento nas finanças municipais, e conseguimos realizar todas as ações que retratamos nesta publicação”, afirmou o prefeito Marcos José.


Paulista
Prefeito de Paulista Júnior Matuto é afastado
Prefeito afastado de Paulista Júnior Matuto

O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Alexandre Guedes Alcoforado Assunção determinou o afastamento do prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), atendendo a uma representação do delegado Diego Pinheiro, titular da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado. O prefeito foi afastado do cargo nesta terça-feira (21), após a deflagração das operações Chorume e Locatário, da Polícia Civil. As operações investigam esquema de dispensa de licitações para aluguel de prédios públicos e fraudes em contratos com uma empresa de limpeza urbana, no montante de R$ 21 milhões.

Além do prefeito, o casal dono da empresa e seis servidores municipais são alvo das investigações.


Abreu e Lima
Audiência Pública para a LDO 2021 de Abreu e Lima será de forma eletrônica

 

Por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Audiência Pública para discussão da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 2021 na cidade de Abreu e Lima ocorrerá de forma eletrônica. Até o dia 22 de julho, o cidadão poderá participar da escolha das prioridades que julgar mais relevantes para o município. Acessando a página da Prefeitura de Abreu e Lima (abreuelima.pe.gov.br) será possível preencher um formulário e fazer as sugestões. Depois, basta enviá-lo via e-mail para a Secretaria de Planejamento e Gestão do município (pmalseplan@gmail.com). O conteúdo será analisado e poderá fazer parte da proposta.

O QUE É A LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento. Com base na LDO, aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.Veja aqui um vídeo rápido sobre a LDO.


Igarassu
Prefeitura de Igarassu entrega unidade para tratar Covid-19

 

 

A prefeitura de Igarassu, através da Secretaria Municipal de Saúde entregou, no dia 14 deste mês, a ampliação da sua rede de atendimento no Complexo Hospitalar da cidade para tratar de Covid-19. A unidade conta agora com um espaço totalmente voltado para pacientes portadores do coronavírus. Estiveram presentes, em um novo formato de entrega e respeitando o distanciamento, o prefeito Mario Ricardo, a vice-prefeita professora Elcione Ramos, a secretária de Saúde da cidade Patrícia Amélia, a executiva da pasta Jaqueline Tavares, o presidente do Conselho municipal de Saúde Dr. Igor Morais e os vereadores Neinho do Povo, Afonso Gui, Irene Marques, Antônio Sabiá e Renato Carteiro.

“Hoje, foi uma entrega muito importante para nossa população, estamos enfrentando o vírus com muito cuidado no tratamento, profissionais devidamente equipados e com equipes com expertise em saúde ”, destacou a secretária Patrícia Amélia. A vice-prefeita lembrou que o município segue com todas as orientações no enfrentamento ao coronavírus. “Inauguramos nosso hospital Covid -19, entre muitas ações que estamos fazendo de combate a esta doença. A ampliação do hospital foi construída com muita responsabilidade e ofertando o nosso melhor”, frisou Elcione.

O prefeito Mario Ricardo saudou todos os profissionais da Saúde que estão enfrentando a pandemia. “Este é um momento de união para trabalharmos em benefício do nosso povo, ao invés de realizarmos um hospital temporário, decidimos ampliar a unidade e quando a pandemia passar, toda a estrutura ficará permanente para a população de Igarassu. Estamos realizando inúmeras ações para combater a Covid-19 e ofertar o melhor para o povo”, ressaltou o gestor.

Os usuários do SUS contam agora, com 15 leitos de retaguarda, uma sala vermelha , cinco respiradores e equipamentos modernos, como eletrocardiograma , monitores multiparâmetros cardioversores, oxímetros, bombas de infusão, entre outros. O espaço também dispõe de acessibilidade e mobilidade.

Para que o atendimento continue com a mesma excelência na qualidade, a secretária de Saúde de Igarassu está com contratação aberta até o próximo dia 17, por meio de seleção simplificada. Estão sendo selecionados profissionais de nível superior, técnico e fundamental, além de cadastro de reserva para a função de motorista de ambulância. O edital está disponível no site da prefeitura (www.igarassu.pe.gov.br). A frota de ambulâncias do município também foi incrementada com mais duas unidades para atendimento exclusivo ao paciente com coronavírus, com isso, a gestão possui oito veículos e com apoio das ambulâncias do SAMU.

 



Paulista
Paulista segue com ação de desinfecção nos mercados públicos da cidade

 

Com o intuito de deixar o local mais limpo e protegido, para os feirantes e clientes, neste domingo (14.06), a Vigilância Ambiental do Paulista  realizou, na noite deste sábado (13.06), mais uma ação de desinfecção contra o novo coronavírus no Mercado Publico de Paratibe. 

 

“Pensando no bem estar das pessoas que frequentam o mercado, todo final de semana, seguiremos com essa ação até quando tudo estiver mais tranquilo. A gestão do prefeito Junior Matuto preza pela saúde e segurança de todos e ainda não é o momento de baixar a guardar”, ressaltou João Sales, agente de endemias do Paulista. 

 

Para realizar o serviço, os profissionais  utilizaram um produto chamado Farmasept 40, sanitizante eficiente no combate aos vírus, fungos e bactérias. O produto, que é de fácil aplicação, também é biodegradável, o que acarreta menos prejuízos ao meio ambiente.


Abreu e Lima
Abreu e Lima inaugura hoje o Hospital Provisório Covid-19
Prefeito Marcos José com secretários na visita ténica ao hospital - Foto: Carlos da Hora

 

A cidade de Abreu e Lima inaugura hoje (12/03) o Hospital Provisório Covid-19. A unidade funcionará no andar térreo do prédio do Hospital e Maternidade no bairro de Caetés Velho. Serão 50 leitos de retaguarda, sala vermelha e três respiradores para pacientes com possíveis intercorrências. O hospital foi construído com recursos do próprio município e do Governo Federal. Ontem (11) o prefeito Marcos José, acompanhado de secretários municipais e membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, fez uma visita técnica ao hospital.

 

O atendimento no hospital será para pacientes que serão encaminhados dos hospitais estaduais ou conforme o protocolo de outras unidades de saúde. Cerca de 180 profissionais atuarão na unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, supervisores e maqueiros.

 

O hospital obedece às normas de segurança, como entrada exclusiva e pessoal com Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado para lidar com possíveis infectados com o coronavírus (Covid-19). Todos os evolvidos no seu funcionamento passaram por treinamento voltado para as condições que a unidade exige.



Ministério Público recomenda a prefeitos a proibição de acendimento de fogueiras durante o período junino
Tradição quebrada - Fogueira é a mais conhecida das caracteríticas das festas juninas

 

 

A edição do dia 05 deste mês do Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) traz a Recomendação PGJ 29/2020, que recomenda a prefeitos do estado a proibição de acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artifícios enquanto durar o período de situação de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com a recomendação, o risco de transmissão comunitária é iminente nestas situações, pois não se consegue identificar a trajetória de infecção pelo novo Coronavírus. O MPPE também considera que a tradição junina de acender fogueiras e queimar fogos de artifício naturalmente provoca aglomerações, comprometendo a eficácia do isolamento social como medida de contenção da pandemia, além de elevar os riscos de problemas respiratórios e de acidentes, podendo agravar a superlotação da rede hospitalar. O órgão afirma ainda que “as tradições juninas têm caráter cultural, mas não podem prevalecer sobre o direito à saúde e o direito à vida”.

Fica agora a cargo dos prefeitos editarem decretos acatando a recomendação do MPPE.

 


Itapissuma
José de Irmã Têca reassume prefeitura de Itapissuma
Zé de Irmã Têca assina o documento de retorno à prefeitura

 

José Bezerra Tenório (/Zé de Irmã Têca) reassumiu, nesta terça-feira (02) o cargo de prefeito de Itapissuma. Ele, a vice-prefeita Irmã Elionilda e os vereadores GG de Zé Antonio, Irmão Nivaldo e Tonho de Dedé, estavam afastados desde dezembro do ano passado, por conta da operação Dragão do Mar, da Polícia Civil (Dracco) que apontou irregularidades no programa Frente de Serviço, em operação há mais de trinta anos no município. Após as investigações, o desembargador Alexandre Guedes Alcoforado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), não vi razão para o prefeito continuar afastado do cargo.

Em pronunciamento na Câmara Municipal, o prefeito agradeceu a todos pelo apoio durante os seis meses em que ficou afastado. “Nunca duvidamos de que retornaríamos. Fomos para a mídia como se tivéssemos desviado 10 milhões de reais. Depois de investigarem mais de vinte contas, não acharam nada”, disse.

José de Irmã Têca afirmou que está voltando à Prefeitura num momento difícil, por conta da pandemia do coronavírus, com as finanças municipais prejudicadas devido à queda na arrecadação de impostos. “Mas nós temos que dar uma resposta. Às vezes o remédio é amargo, mas necessário. Neste momento temos que priorizar duas coisas: saúde e sustento”, afirmou.  


Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima finaliza higienização de táxis e Kombis
Higienização dos veículos - Foto: Carlos da Hora

 

 

Cerca de 190 proprietários de táxis e Kombis que compõem a frota de transporte público de Abreu e Lima finalizaram, no último dia 27, o processo de sanitização na parte externa e interna de seus veículos. O objetivo da ação foi realizar um método de limpeza mais eficaz que elimina micro-organismos que insistem em ficar alojados no interior dos veículos.

 

A ação aconteceu no pátio externo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, localizada no Distrito Industrial do município. Após terem seus carros higienizados, os proprietários também receberam máscara de proteção e um frasco de álcool a 70 graus, além de serem vacinados contra a gripe.

 

De acordo com Raphael Monteiro, secretário da pasta e integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município, a ação é parte de mais uma estratégia adotada pela prefeitura no combate à Covid-19.

 

 


Igarassu
Servidores e voluntários produzem protetor facial em Igarassu
Costureiroas em ação no Cefopi - Foto: Ivonildo Pedro

 

Em tempos de pandemia por causa da Covid-19, o Centro de Formação Profissional de Igarassu (Cefopi) está confeccionando máscaras laváveis e protetores faciais para colaborar com os profissionais da saúde que atuam no município. Os protetores estão seguindo à risca as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para isso, foi montado um laboratório no Cefopi com máquinas específicas para a produção. Por dia, são feitos 100 protetores no Centro que funciona com o apoio de voluntários e servidores da prefeitura. Já as máscaras estão sendo confeccionadas por ex-alunos do curso de corte e costura do Cefopi e estão sendo doadas na cidade.

 

O prefeito Mario Ricardo visitou a produção para prestigiar o trabalho da equipe voluntária. "É muita gratificante ver a nossa gente unida, fazendo o que pode para combater essa pandemia do coronavírus. Trabalhando juntos e ficando em casa, vamos sair dessa mais rápido", explicou o prefeito de Igarassu. 


Abreu e Lima
Abreu e Lima lembra os 38 anos de Emancipação Política
Prefeito Marcos José (C), Wellington Tiago e Raphael Monteiro no monumento ao General Abreu e Lima

 

A data de aniversário da emancipação política de Abreu e Lima, em 14 de maio, sempre foi comemorada com muita festa: alvorada com fogos de artifícios, corte do bolo na Praça São José, cerimônia de hasteamento da bandeira e banda tocando o Hino Cívico da cidade. Neste ano, porém, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), que obrigou a população ao isolamento social, a comemoração foi discreta. Na manhã de ontem (14), o prefeito Marcos José, acompanhado dos secretários Rafael Monteiro (Justiça e Desenvolvimento Econômico) e Wellington Tiago (Turismo e Cultura), colocou uma coroa de flores no monumento dedicado aos generais Abreu e Lima e Simon Bolívar e hasteou a bandeira do município a meio pau, numa alusão aos munícipes que foram mortos por conta da pandemia.

 

A data também foi marcada pela Mostra de Arte Urbana de Abreu e Lima – Mural, trabalho de grafitagem de artistas abreulimenses na área externa do Conjunto Residencial Fábio Correa, no bairro do Desterro.

 

A comemoração segue à noite com transmissão da Missa de Ações e Graças na Matriz de São José, celebrada pelo padre Manoel Marques e culto realizado pelo pastor Jesiel Andrade, da Primeira Igreja Batista de Abreu e Lima, em sua residência.

 

“Apesar do momento difícil que estamos atravessando, com a população isolada por causa da pandemia do coronavírus, não poderíamos deixar de lembrar essa data especial no calendário da nossa cidade, que foi a sua emancipação, tornando-se município autônomo. Abreu e Lima está nas mãos de Deus”, afirmou o prefeito Marcos José. 



Igarassu anuncia ampliação do Complexo Hospitalar
Foto: Ivonildo Pedro

 

 

A prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Saúde, anunciou, no último dia 22, a implantação de 15 leitos de retaguarda e um leito de sala vermelha (com equipamentos) destinados exclusivamente às pessoas com Covid-19. Os leitos serão destinados a pacientes prioritariamente do município, que precisem de internamento pra tratamento em enfermarias. Diferente de outros municípios que optaram por fazer estruturas provisórias, os leitos de Igarassu serão implantados dentro da Unidade Hospitalar da cidade (UHI). A estrutura tem previsão de estar pronta em no máximo 20 dias e após o fim da pandemia esses leitos servirão para outros tipos de serviços.

 


Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima melhora acesso à zona rural
Patrol em ação no Planalto

 

O acesso às comunidades de Pitanga e Pau de Légua, situadas na zona rural de Abreu e Lima, foi facilitado com a ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Uma máquina patrol fez o trabalho de nivelamento da estrada de barro a partir do Planalto, no último dia 11, tapando os buracos. 

 

Esta medida teve como objetivo atender a uma reivindicação dos moradores da região, constituída em sua maioria por agricultores. “O investimento na zona rural passa também pela melhoria das estradas, por onde escoa a produção dos agricultores do município”, afirma o prefeito Marcos José.


Araoiaba
Araçoiaba promove ações de combate ao coronavírus
Veículos são inspecionados e lavados

 

A cidade de Araçoiaba não tem nenhum caso de coronavírus detectado até o momento. Mesmo assim, a prefeitura municipal não baixa a guarda. Várias ações foram colocadas em prática para que o município não seja atingido pela doença da Covid-19.

De acordo com o prefeito Joamy Alves, entre as ações de combate ao vírus está a inspeção e lavagem dos veículos que entram na cidade. Funcionários da prefeitura fazem blitz nos dois portais de entrada da cidade. Foi colocado também um carro de som para percorrer as ruas da cidade, informando como se prevenir do vírus. A orientação vai desde lavar bem as mãos a evitar aglomerações.

De acordo com o prefeito, a cidade não possui UTI na Unidade Mista local, apenas sala vermelha, o que dificultaria em caso de tratamento intensivo de alguma pessoa contaminada. “Se acontecer algum caso de contaminação na cidade, estamos com ambulâncias de prontidão para levar aos centros de referência no Recife”, afirmou.


Abreu e Lima
Mais uma empresa doa álcool em gel ao município de Abreu e Lima

 

Mais uma vez o empresariado de Abreu e Lima demonstra preocupação e solidariedade com a saúde da população. Dessa vez, a empresa Hair Fly, através do sócio Lucas Sultanum, realizou a doação de 240 tubos de álcool em gel para ajudar a Prefeitura no combate ao novo coronavírus. Há uma semana, a empresa Artfarma doou cerca de 250 litros do produto.

"O empresariado de Abreu e Lima vem demonstrando solidariedade com a saúde da população numa hora tão importante e delicada. Agradecemos ao empresário Lucas Sultanum pela doação do álcool em gel, que será usado na nossa Rede Municipal de Saúde. O nosso muito obrigado à empresa e a todos os seus colaboradores", falou a coordenadora do Comitê de Combate ao Coronavírus do município, Cristiane Moneta.

 


Igarassu
Igarassu recebe higienização diária nas ruas

 

 

A Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria das Cidades, realizou na manhã desta quinta-feira (26) mais uma higienização de vias públicas.  Hoje a limpeza foi no centro comercial de Igarassu, feira livre e na área externa do complexo Hospitalar de Igarassu e ruas no seu entorno.

A ação conta com oito agentes, sempre usando equipamentos de proteção individual - EPI para evitar a contaminação. Diariamente em pontos da cidade, são utilizados hipoclorito e água para limpeza dos espaços.

A ação faz parte das medidas de contenção municipal de combate à Covid-19 e acontece todos os dias enquanto estiver em alerta contra a pandemia do coronavírus.

 



Abreu e Lima
Concurso de Abreu e Lima adiado

O concurso público da Prefeitura de Abreu e Lima, que está na fase de inscrições, foi adiado devido aos problemas gerados pela pandemia do corona vírus. A decisão  foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Abreu e Lima e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. Decreto nº 022/2020, assinado pelo prefeito Marcos José no dia 23 suspende também o concurso para Agente Comunitário de Saúde (ACS) na fase em que se encontra.

"A retomada dos concursos em andamento estará vinculada à normalização da situação ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e será regulamentada por intermédio de novo decreto".



Parando, parando...

O corona vírus começa a apresentar seus efeitos na vida do cidadão. O comércio fechou as portas, terminais integrados de passageiros com pouca movimentação, trânsito livre, igrejas sem culto presencial e shopping centers fechados, causando prejuízos à economia. As medidas tomadas pelas autoridades visam ao cumprimento da ordem para o povo ficar em casa.

Nas cidades do Litoral Norte já dá para sentir o peso dos decretos. Em cidades como Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, a movimentação de pessoas diminuiu drasticamente, apesar de muitos desafiarem o perigo de contágio, formando filas nos bancos e lotéricas sem respeitar a distância regulamentar de pelo menos um metro de uma pessoa para a outra. 



Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | Prxima

COLUNAS


OPINIÃO