Notícias da Web

Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima finaliza higienização de táxis e Kombis
Higienização dos veículos - Foto: Carlos da Hora

 

 

Cerca de 190 proprietários de táxis e Kombis que compõem a frota de transporte público de Abreu e Lima finalizaram, no último dia 27, o processo de sanitização na parte externa e interna de seus veículos. O objetivo da ação foi realizar um método de limpeza mais eficaz que elimina micro-organismos que insistem em ficar alojados no interior dos veículos.

 

A ação aconteceu no pátio externo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, localizada no Distrito Industrial do município. Após terem seus carros higienizados, os proprietários também receberam máscara de proteção e um frasco de álcool a 70 graus, além de serem vacinados contra a gripe.

 

De acordo com Raphael Monteiro, secretário da pasta e integrante do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus no município, a ação é parte de mais uma estratégia adotada pela prefeitura no combate à Covid-19.

 

 


Igarassu
Servidores e voluntários produzem protetor facial em Igarassu
Costureiroas em ação no Cefopi - Foto: Ivonildo Pedro

 

Em tempos de pandemia por causa da Covid-19, o Centro de Formação Profissional de Igarassu (Cefopi) está confeccionando máscaras laváveis e protetores faciais para colaborar com os profissionais da saúde que atuam no município. Os protetores estão seguindo à risca as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para isso, foi montado um laboratório no Cefopi com máquinas específicas para a produção. Por dia, são feitos 100 protetores no Centro que funciona com o apoio de voluntários e servidores da prefeitura. Já as máscaras estão sendo confeccionadas por ex-alunos do curso de corte e costura do Cefopi e estão sendo doadas na cidade.

 

O prefeito Mario Ricardo visitou a produção para prestigiar o trabalho da equipe voluntária. "É muita gratificante ver a nossa gente unida, fazendo o que pode para combater essa pandemia do coronavírus. Trabalhando juntos e ficando em casa, vamos sair dessa mais rápido", explicou o prefeito de Igarassu. 


Abreu e Lima
Abreu e Lima lembra os 38 anos de Emancipação Política
Prefeito Marcos José (C), Wellington Tiago e Raphael Monteiro no monumento ao General Abreu e Lima

 

A data de aniversário da emancipação política de Abreu e Lima, em 14 de maio, sempre foi comemorada com muita festa: alvorada com fogos de artifícios, corte do bolo na Praça São José, cerimônia de hasteamento da bandeira e banda tocando o Hino Cívico da cidade. Neste ano, porém, por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), que obrigou a população ao isolamento social, a comemoração foi discreta. Na manhã de ontem (14), o prefeito Marcos José, acompanhado dos secretários Rafael Monteiro (Justiça e Desenvolvimento Econômico) e Wellington Tiago (Turismo e Cultura), colocou uma coroa de flores no monumento dedicado aos generais Abreu e Lima e Simon Bolívar e hasteou a bandeira do município a meio pau, numa alusão aos munícipes que foram mortos por conta da pandemia.

 

A data também foi marcada pela Mostra de Arte Urbana de Abreu e Lima – Mural, trabalho de grafitagem de artistas abreulimenses na área externa do Conjunto Residencial Fábio Correa, no bairro do Desterro.

 

A comemoração segue à noite com transmissão da Missa de Ações e Graças na Matriz de São José, celebrada pelo padre Manoel Marques e culto realizado pelo pastor Jesiel Andrade, da Primeira Igreja Batista de Abreu e Lima, em sua residência.

 

“Apesar do momento difícil que estamos atravessando, com a população isolada por causa da pandemia do coronavírus, não poderíamos deixar de lembrar essa data especial no calendário da nossa cidade, que foi a sua emancipação, tornando-se município autônomo. Abreu e Lima está nas mãos de Deus”, afirmou o prefeito Marcos José. 



Igarassu anuncia ampliação do Complexo Hospitalar
Foto: Ivonildo Pedro

 

 

A prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Saúde, anunciou, no último dia 22, a implantação de 15 leitos de retaguarda e um leito de sala vermelha (com equipamentos) destinados exclusivamente às pessoas com Covid-19. Os leitos serão destinados a pacientes prioritariamente do município, que precisem de internamento pra tratamento em enfermarias. Diferente de outros municípios que optaram por fazer estruturas provisórias, os leitos de Igarassu serão implantados dentro da Unidade Hospitalar da cidade (UHI). A estrutura tem previsão de estar pronta em no máximo 20 dias e após o fim da pandemia esses leitos servirão para outros tipos de serviços.

 


Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima melhora acesso à zona rural
Patrol em ação no Planalto

 

O acesso às comunidades de Pitanga e Pau de Légua, situadas na zona rural de Abreu e Lima, foi facilitado com a ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Uma máquina patrol fez o trabalho de nivelamento da estrada de barro a partir do Planalto, no último dia 11, tapando os buracos. 

 

Esta medida teve como objetivo atender a uma reivindicação dos moradores da região, constituída em sua maioria por agricultores. “O investimento na zona rural passa também pela melhoria das estradas, por onde escoa a produção dos agricultores do município”, afirma o prefeito Marcos José.


Araoiaba
Araçoiaba promove ações de combate ao coronavírus
Veículos são inspecionados e lavados

 

A cidade de Araçoiaba não tem nenhum caso de coronavírus detectado até o momento. Mesmo assim, a prefeitura municipal não baixa a guarda. Várias ações foram colocadas em prática para que o município não seja atingido pela doença da Covid-19.

De acordo com o prefeito Joamy Alves, entre as ações de combate ao vírus está a inspeção e lavagem dos veículos que entram na cidade. Funcionários da prefeitura fazem blitz nos dois portais de entrada da cidade. Foi colocado também um carro de som para percorrer as ruas da cidade, informando como se prevenir do vírus. A orientação vai desde lavar bem as mãos a evitar aglomerações.

De acordo com o prefeito, a cidade não possui UTI na Unidade Mista local, apenas sala vermelha, o que dificultaria em caso de tratamento intensivo de alguma pessoa contaminada. “Se acontecer algum caso de contaminação na cidade, estamos com ambulâncias de prontidão para levar aos centros de referência no Recife”, afirmou.


Abreu e Lima
Mais uma empresa doa álcool em gel ao município de Abreu e Lima

 

Mais uma vez o empresariado de Abreu e Lima demonstra preocupação e solidariedade com a saúde da população. Dessa vez, a empresa Hair Fly, através do sócio Lucas Sultanum, realizou a doação de 240 tubos de álcool em gel para ajudar a Prefeitura no combate ao novo coronavírus. Há uma semana, a empresa Artfarma doou cerca de 250 litros do produto.

"O empresariado de Abreu e Lima vem demonstrando solidariedade com a saúde da população numa hora tão importante e delicada. Agradecemos ao empresário Lucas Sultanum pela doação do álcool em gel, que será usado na nossa Rede Municipal de Saúde. O nosso muito obrigado à empresa e a todos os seus colaboradores", falou a coordenadora do Comitê de Combate ao Coronavírus do município, Cristiane Moneta.

 


Igarassu
Igarassu recebe higienização diária nas ruas

 

 

A Prefeitura de Igarassu, através da Secretaria das Cidades, realizou na manhã desta quinta-feira (26) mais uma higienização de vias públicas.  Hoje a limpeza foi no centro comercial de Igarassu, feira livre e na área externa do complexo Hospitalar de Igarassu e ruas no seu entorno.

A ação conta com oito agentes, sempre usando equipamentos de proteção individual - EPI para evitar a contaminação. Diariamente em pontos da cidade, são utilizados hipoclorito e água para limpeza dos espaços.

A ação faz parte das medidas de contenção municipal de combate à Covid-19 e acontece todos os dias enquanto estiver em alerta contra a pandemia do coronavírus.

 



Abreu e Lima
Concurso de Abreu e Lima adiado

O concurso público da Prefeitura de Abreu e Lima, que está na fase de inscrições, foi adiado devido aos problemas gerados pela pandemia do corona vírus. A decisão  foi tomada em conjunto pela Prefeitura de Abreu e Lima e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. Decreto nº 022/2020, assinado pelo prefeito Marcos José no dia 23 suspende também o concurso para Agente Comunitário de Saúde (ACS) na fase em que se encontra.

"A retomada dos concursos em andamento estará vinculada à normalização da situação ocasionada pela pandemia do novo coronavírus e será regulamentada por intermédio de novo decreto".



Parando, parando...

O corona vírus começa a apresentar seus efeitos na vida do cidadão. O comércio fechou as portas, terminais integrados de passageiros com pouca movimentação, trânsito livre, igrejas sem culto presencial e shopping centers fechados, causando prejuízos à economia. As medidas tomadas pelas autoridades visam ao cumprimento da ordem para o povo ficar em casa.

Nas cidades do Litoral Norte já dá para sentir o peso dos decretos. Em cidades como Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, a movimentação de pessoas diminuiu drasticamente, apesar de muitos desafiarem o perigo de contágio, formando filas nos bancos e lotéricas sem respeitar a distância regulamentar de pelo menos um metro de uma pessoa para a outra. 



Abreu e Lima
Prefeitura de Abreu e Lima lança o Abreu no Zap para manter a população informada

Os abreulimenses poderão ficar informados sobre as principais ações da prefeitura no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Abreu e Lima lançou, nesta quarta-feira (18), um canal no Whastsapp, o Abreu no Zap. A partir de agora toda população, que usa o aplicativo, poderá acompanhar as principais notícias de ações e eventos da gestão municipal.

A novidade também chega, em uma boa hora, para que o cidadão se mantenha informado em virtude do coronavírus (Covid-19), doença que assola boa parte do mundo. A informação é uma das principais armas para prevenção.

Para ter acesso e ficar bem informado é muito fácil, basta dá um oi para o número (81) 99312-4917 ou se cadastrar no site www.abreunozap.com.br.


Itapissuma
Itapissuma vai celebrar 159ª Festa de São Gonçalo do Amarante

 

 

Todo início de ano acontece uma das maiores festas religiosas do Brasil, a de São Gonçalo do Amarante, padroeiro de Itapissuma, que terá início no próximo dia 05 e término no dia 19 deste mês. A comemoração é feitas em duas etapas: a levada da imagem do santo da matriz de Itapissuma para a capela de São Paulo, na Ilha de Itamaracá, e a buscada, famosa procissão fluvio-marítima pelas águas do Canal de Santa Cruz. Esta será a 159ª edição da festa.

De acordo com o pároco padre Ivan Maciel, a programação inclui missas, recitações do Terço Mariano, apresentações musicais e um dia de Ação Social Solidária na data dedicada ao santo, 10 de janeiro.

Adotando como tema “São Gonçalo, ensina-nos a partilhar, para que haja pão em todas as mesas”, a festa inicia com a missa celebrada na matriz de Itapissuma, às 7h. Depois, às 9h, acontecerá a levada, com a procissão terrestre (carreata), partindo da matriz, percorrendo as ruas de Itapissuma, em direção à capela de São Paulo Apóstolo, na Estrada Forte Orange, em Itamaracá. No período de 09 a 19/01, acontece o novenário de São Gonçalo, na matriz de Itapissuma.

No dia 12 (domingo), a partir das 15h, tem início a concentração para a buscada. O cortejo marítimo partirá às 16h, conforme a maré. Após o desembarque no píer de Itapissuma, perto das 17h, a imagem seguirá em procissão pela cidade e depois será conduzida para a frente da matriz paroquial de São Gonçalo do Amarante, onde vai ser celebrada uma Missa às 18h. Depois da celebração Eucarística, os fiéis contarão com apresentação do Evangelizashow.

Para marcar o encerramento da 159ª festa de São Gonçalo do Amarante, os fiéis e comunidade de Itapissuma contarão com a seguinte programação no dia 19/01 (domingo):

Missa às 7h, na matriz; Missa às 16h, na matriz, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido; Procissão às 17h, Evangelizashow às 19h, show de Lia de Itamaracá às 23h e show pirotécnico à meia-noite.

Vale destacar que, apesar de não ser oficialmente canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é tido como santo pelo povo e venerado como tal. Em Pernambuco, a devoção a São Gonçalo foi herança da colonização portuguesa. Gonçalo era um eremita, um homem comum, trabalhador, que viveu na região do rio Douro, em Portugal, no século 17 e construiu a igreja de Nossa Senhora em cima de um rochedo, e também ergueu diversas pontes sobre rios. Em toda a sua vida dedicou-se a fazer o bem e a transmitir o amor a Deus e a paz espiritual ao homem. Além das mensagens de fé e carinho que transmitia, ele foi exemplo de dignidade e santificação.

A paróquia de São Gonçalo do Amarante de Itapissuma foi criada em 1984, sendo  a única no território da Arquidiocese dedicada ao santo protetor dos ossos e conhecido como casamenteiro. O padre Ivan Maciel atua como pároco de Itapissuma há seis anos e narra como a tradição e o culto a São Gonçalo nasceram na região. “A festa de São Gonçalo é celebrada sempre no segundo domingo de janeiro e teve origem quando a imagem foi encontrada na praia. Os pescadores da vila, por diversas vezes, levavam a imagem para a capela mais próxima do lugar e, segundo a tradição, duas a três vezes, a imagem foi encontrada de volta ao local, diante do mar. Então, os devotos reuniram-se e ergueram uma igreja sob sua invocação”, explica o sacerdote.  O fato é revivido anualmente, com um cortejo saindo de uma capela às margens do canal na ilha de Itamaracá, até a matriz de São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma.

 


Igarassu
Sonho da casa própria é realidade em Igarassu

 

Os dez primeiros clientes da Viana & Moura construções assinaram, hoje pela manhã, seus contratos, realizando sonho da casa própria. Duzentos e cinquenta e seis casas estão sendo construídas no bairro de Pitanga, em Igarassu.
Durante a construção a empresa apostou na preservação do meio ambiente, evitando inclusive a derrubada de árvores, abrindo mão de alguns lotes para oferecer mais qualidade de vida aos moradores.
O condomínio é voltado para atender o público com renda de até três salários mínimos.
A assinatura dos contratos aconteceu no próprio condomínio com a presença de diretores da empresa ( Pedro Ivo Moura, Charles Ruas, Leonardo Queiroz, Thiago Chianca), do prefeito Mário Ricardo e secretários municipais.
Este é o primeiro empreendimento da Viana & Moura na zona norte da Região Metropolitana do Recife. A empresa tem 16 anos de atuação no ramo da construção civil no agreste de Pernambuco, sendo fundada por Pedro Ivo na cidade de Belo Jardim.
Outro diferencial da empresa é o investimento na qualificação dos trabalhadores locais gerando cerca de 50 empregos diretos.
Fotos: GR/ Dani Morais


Itapissuma
Prefeito José de Irmã Têca esclarece sobre afastamento

O prefeito de Itapissuma, José de Irmã Têca, reuniu a população na Praça Agamenon Magalhães, no centro da cidade, para esclarecer sobre seu afastamento das funções, junto com a vice-prefeita Irmã Elionilda e vereadores, pedido pela Polícia Civil.

Segundo ele, a Frente de Serviços, alvo das denúncias, existe no município há mais de 30 anos, é legal, previsto em lei desde 1983. São pessoas que colaboram com a limpeza pública em períodos determinados. Eles recebem um percentual do salário mínimo.
O departamento jurídico do prefeito entrou com um habeas-corpus preventivo e liminar no Tribunal de Justiça para retomar o cargo.



Igarassu
Academia Igarassuense de Cultura e Letras realiza o oitavo Café Literário

 

A oitava edição do Café Literário, realizado dia 22, pela Academia Igarassuense de Cultura e Letras, promoveu uma noite de música, poesia e arte cênica. O evento, que homenageia o centenário de Jackson do Pandeiro, contou também com o lançamento do livro “As Quatro Estações”, do acadêmico Pedro Marcos e a entrega de título de membro honorário ao jornalista José Américo de Morais, diretor do Jornal do Grande Recife.

O artista Joel Carlos cantou músicas de Jackson do Pandeiro e apresentou um esquete do espetáculo “Meu Corpo Sangra, Meu Corpo Chora”. 13 alunos do Erem Maria Vieira Moliterno, de Abreu e Lima declamaram poemas e músicas, algumas autorais.

O Café aconteceu no Centro de Artes Narciso Felix, no Centro de Igarassu e contou com a presença do presidente da Câmara de Igarassu, Ademar de Barros, dos presidentes do CDL Igarassu e da Associação Comercial e Empresarial de Igarassu, Ernandes Bob e Josias Gomes, respectivamente. Os ex-prefeitos Clóvis Lacerda, de Igarassu, e Flávio Gadelha, de Abreu e Lima também estiveram presentes ao evento, como também os empresários Irmão Moiséis e Hélio Tavares.



Itapissuma
Inaugurado o 26º Batalhão de Polícia Militar

O governador Paulo Câmara inaugurou, no dia 08, a sede do 26º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (26º BPM), no município de Itapissuma. O Batalhão, que já estava ativo desde o ano passado, utilizava a sede do 17º BPM, no Paulista. O efetivo, no entanto, já reforçava o trabalho de prevenção e combate aos crimes no Litoral Norte, com foco nos municípios de Itapissuma, Igarassu, Itamaracá e Araçoiaba.

 

O governador destacou a importância dessa iniciativa no município. “Um caminho importante e um passo fundamental para melhorar a segurança e ajudar a diminuir cada vez mais a violência em Pernambuco. É importante também fazer novas estruturas, como estamos fazendo com o 26º batalhão, que já estava funcionando, mas precisava de sua sede para dar mais agilidade e para poder responder, de maneira muito mais eficaz. Já são 23 meses de redução no número de homicídios, o que mostra, claramente, que Pernambuco está no caminho certo e que nós vamos restabelecer a paz”, afirmou.

Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o serviço a ser prestado pela Polícia Militar na área através desse novo batalhão está dentro do compromisso do Pacto pela Vida, e a decisão foi tomada após um estudo. “O 26º batalhão é fruto de um grande planejamento realizado pelo Pacto Pela Vida. A ideia, dentro dessa política de visão do pacto, é atender uma demanda específica e dividir os esforços. Paulista vai continuar com o 17º batalhão atuando no município e, além dele, em Abreu e Lima. E o 26º atenderá esses quatro outros municípios, a partir de Itapissuma”, explicou Pádua.

Situado na Rua Barão de Itapissuma, bairro do Grêmio, a sede do 26º BPM foi erguida em uma parceria com a Prefeitura de Itapissuma. Em sua estrutura, dispõe de alojamentos, áreas administrativas, sala de planejamento, armaria e Central de Operações da PM (Copom). Além disso, conta com um efetivo de cerca de 300 policiais militares e uma frota de 49 viaturas, sendo 20 motocicletas, sob o comando do tenente-coronel Ivson Amílcar. Com uma população estimada em mais de 190 mil habitantes, a região tem vivenciado um aumento de moradores com a chegada de novas indústrias, sem contar a população flutuante, nos períodos de veraneios. A área conta, ainda, com quatro importantes unidades prisionais. 

Estiveram presentes à solenidade Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco; Zé de Irmã Teca, prefeito de Itapissuma; Joamy Alves, prefeito de Araçoiaba; Mário Ricardo, prefeito de Igarassu; Tato, prefeito de Itamaracá; Eleonilda de Santana, vice-prefeita de Itapissuma; coronel Carlos José, secretário-chefe da Casa Militar; os deputados estaduais Joel da Harpa e Antônio Fernando; coronel Vanildo Maranhão, comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco.

 


Igarassu
Prefeitura de Igarassu libera bônus do professor e salário do servidor antecipado

 

Em reconhecimento ao mês do professor e o dia do funcionalismo público (28), a prefeitura de Igarassu pagou, no dia 25, o bônus da Educação e o salário antecipado do servidor efetivo. Os proventos vão injetar na economia local cerca de 3,5 milhões de reais que ajudarão a aquecer as festividades do Cruz de Rebouças em Festa, do dia 28/10 ao dia 03/11.

No dia 30 deste mês, o calendário de pagamento será destinado aos demais servidores da gestão (comissionados e contratados). Ao final do mês, serão injetados cerca de 8 milhões de reais que circulam na economia da região, através da programação da Secretaria da Fazenda, executiva de Gestão de Pessoas e Planejamento.

Já o bônus da Educação, com o valor de um salário mínimo é pago anualmente e contempla cerca de 550 professores. A boa notícia já está sendo comemorada pelos servidores efetivos. 


Abreu e Lima
Projeto Shalom leva serviço social a moradores de Caetés I

 

 

Moradores de Caetés I, em Abreu e Lima, foram beneficiados com a ação do Projeto Shalom, em parceria com o Tribunal de Justiça. No dia 11 de setembro passado, na praça do bairro, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, emissão de certidão de Registro Civil, casamento, divórcio, entre outros. Foi realizada também uma palestra sobre a Lei Seca. O Projeto Shalom atua em Abreu e Lima, principalmente em Caetés I há vários anos, sempre levando benefícios à população.

 

 




Abreu e Lima
CARAVANA CIDADÃ
Secretaria de Saúde com diversos serviços à população

 

 

A cidade de Abreu e Lima vivenciou, no último dia 28, mais uma edição da Caravana Cidadã, mutirão de serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal para a população. O evento aconteceu na Praça São José, no centro da cidade.

 

Foram oferecidos diversos serviços, tais como: dentista, aferição da pressão arterial, teste de HGT (glicemia), vacinas, distribuição de preservativos, entre outros. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou cabeleireiro, design de sobrancelhas, atualização do cadastro do Bolsa Família, cadastro para emissão da carteira de livre acesso, emissão da Carteira do Trabalho. Outras secretarias que colocaram seus serviços à disposição da população: Jurídico, Governo (Coordenadoria da Mulher), Finanças, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Turismo e Cultura.

 


Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Prxima

COLUNAS


OPINIÃO