Notícias da Web


CALDEIRÃO - CHICO CARLOS

Agosto de 2017

 

Temer quer servidores públicos sem reajuste até 2019

 

Depois da ampliação do rombo fiscal, o governo Temer agora quer economizar congelando os salários dos servidores públicos do Executivo federal até 2019, exceto os militares. Outra medida cogitada é a definição de um teto de R$ 5.000 para os rendimentos dos novos concursados com níveis médio e superior. As medidas dependem de aprovação do Congresso Nacional.  Segundo a coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no estado de Pernambuco SINDSEP-PE , Graça Oliveira, as medidas anunciadas pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo de Oliveira, na última terça-feira (15) caíram como "uma bomba" entre os servidores. A sindicalista listou uma série de cortes em programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida para dizer que o governo Temer representa um modelo de "Estado-mercado".  "Não é um Estado inclusivo, que olhe para os direitos sociais, é um Estado mínimo", diz ela

 

Relatora no STF vota a favor da proibição do amianto

 

A ministra Rosa Weber, relatora no Supremo Tribunal Federal (STF) de ação que questiona a liberação de uma variedade do amianto no Brasil, votou pela procedência do pedido e considerou inconstitucional item da Lei 9.055 que permite extração, industrialização e comercialização do amianto crisotila, também chamado de asbesto branco. O voto representa uma vitória para as entidades favoráveis ao banimento, sem exceções, do produto. Depois de quatro horas de sessão na tarde de 17/08, o julgamento foi novamente interrompido e será retomado na próxima quarta-feira (22). Está em discussão um artigo da Lei federal 9.055, de 1995. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.066 foi ajuizada em 2008 pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). 

 

CNH eletrônica é aprovada

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou em 25 de julho passado a proposta da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, a CNH-e. Segundo Ministério das Cidades, a CNH estará disponível através de um aplicativo para smartphones e começa a valer a partir de fevereiro do ano que vem. A versão eletrônica da CNH terá o mesmo valor jurídico da versão impressa e poderá ser apresentada sempre que sua carteira de habilitação for requisitada. Para garantir a segurança e autenticidade do documento, a CNH-e fará uso de criptografia, certificados digitais, além do uso de QR Code, que é aquele código de barras quadradinho que vemos por aí. O sistema ainda vai permitir o bloqueio remoto da carteira eletrônica para o caso de perda do celular.

 

 NA BOCA DO POVO

 

Moradores das ruas Fernandes Vieira e Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista/Recife, denunciam que a praça em frente ao Teatro Valdemar de Oliveira tem uso “liberado” para drogas a qualquer hora do dia ou da noite. Que situação é essa?

 

Moradores da Terceira e Quarta Etapas de Rio Doce/Olinda denunciam que falta água há uma semana na localidade. No entanto, para os lava-jatos clandestinos, a água chega sem problemas algum. E pode?

 

Moradores da Rua Comendador Figueiroa, no bairro do Janga, cobram providências da Prefeitura da Paulista, para a limpeza das canaletas. Basta chover para deixar a via pública completamente alagada e intransitável

 

E taxa de cobrança do Corpo de Bombeiros é legal ou ilegal? Com a palavra a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Filme/Cinema: João, o Maestro

Livro: Outros Jeitos de Usar a Boca/Kaur, Rupi

Série/ Netflix: Sobrevivendo a Escobar

 

Blu-Ray – O dono do jogo



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
  A FOTO CONTA O FATO - Com muita alegria parabenizo o companheiro jornalista e escritor Cícero Belmar pela posse na Academia Pernambucana de Letras (APL). Belmar é gente da gente, de um talento raro, ético e íntegro. Ao lado a minha linda amiga Joelli Azevedo, a filhota que o jornalismo me deu de presente. Uma joia rara. Talento à flor da pele. Sucesso pra vocês. (Foto: Arquivo pessoal)

Agosto de 2017

 

O boia-fria do meio urbano

 

O governo Temer e os empresários que apoiaram a reforma trabalhista garantem que a modalidade de contrato intermitente vai criar novos empregos e trazer vantagens ao trabalhador. Mas diversos especialistas discordam, e alegam que essa modalidade beneficia o empregador porque transfere todos os riscos para o empregado. "O contrato intermitente é a extensão do chamado boia-fria, do campo, para o meio urbano", afirma o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio. Nesse tipo de contrato, o trabalhador fica à disposição da empresa, mas só trabalha quando é chamado e ganha pelas horas ou dias trabalhados, podendo prestar serviços para mais de um contratante. O empregador deverá convocar o trabalhador com três dias de antecedência e com um informe sobre a jornada a ser cumprida. O funcionário terá um dia útil para responder. Se aceitar e não comparecer, terá que pagar multa de 50% da remuneração a que teria direito.

 

Licença para matar

 

Enquanto 2017 caminha para bater o recorde de mortos em conflitos no campo – até o momento, 47pessoas já foram assassinadas –, o senador Wilder Morais (PP-GO) propôs o Projeto de Lei 224/2017, que autoriza a posse de arma para moradores das zonas rurais. A proposta está aberta para consulta pública no portal e-Cidadania do Senado. Para o membro da coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Paulo Cesar Moreira, a proposta é uma "licença para matar" e deve elevar ainda mais o número de mortos nas áreas rurais. "Vai aumentar a violência no campo. Na situação de busca por reconhecimento dos direitos dos povos do campo, aumentará a investida contra essas pessoas. Os ruralistas já estão se armando contra essa população. É a legalização dos crimes contra essas pessoas, como se fosse uma política de limpeza", denuncia.

 

Novo pedido de impeachment contra Temer

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Lamachia, afirmou que poderá pedir um aditamento ou pedir a abertura de um novo processo de impeachment contra Michel Temer caso apareçam novas denúncias contra o peemedebista. "São duas coisas independentes", disse Lamachia. "Dependendo do que ainda surja (contra Temer), a Ordem ainda poderá aditar o processo ou promover um novo pedido, com base em novos elementos", completou. O pedido de impeachment contra Temer foi protocolado pela OAB no dia 25 de maio, pouco dias depois das gravações feitas pelo empresário Joesley Batista, do grupo JBS, serem reveladas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não se pronunciou sobre o assunto.Mesmo que a denúncia seja barrada pela Câmara,

 

BOCA DO POVO

 

Está na hora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tomar providências para evitar os constantes congestionamentos entre a Escola de Aprendizes Marinheiros e o Atacadão Extra, em Olinda. Passou dos limites da tolerância.

 

Onda de assaltos à mão armada e roubos amedrontam moradores e comerciantes de Campo Grande/Recife. Os marginais agem a qualquer hora do dia ou da noite. Cadê a Polícia?

 

Ate quando a insegurança vai continuar no calçadão de Boa Viagem, principal cartão postal do Recife? Entre o Hospital da Aeronáutica e o Parque Dona Lindu, moradores e banhistas denunciam que os marginais mandam e desmandam no pedaço.

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro: 101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil/ Patrícia Kogut

Filme/ Cinema: A Luta de Steve

Filme/Netflix – O mínimo para viver

CD – Obrigado, Cauby! (Agnaldo Timóteo



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - Nos encontros da vida com o cantor e compositor, Santana, um dos expoentes da autêntica música nordestina, no Aeroporto Internacional de Petrolina - Senador Nilo Coelho.

 

Março de 2017

 

Cirurgias eletivas no Tricentenário

Para discutir o prejuízo acarretado pela suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Tricentenário, em Olinda, representantes do Simepe participaram de uma nova reunião, em 13/03, no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no bairro da Boa Vista. A reunião foi coordenada pelo promotor Édipo Soares e contou dos médicos, Mário Jorge e Walber Steffano; além da promotora de Justiça de Defesa da Saúde de Olinda, Maísa Melo. Hoje, o grande problema é a suspensão de cirurgias eletivas, mais especificamente as de ortopedia, ginecologia e vasculares. A unidade de saúde era a única que oferecia este serviço na cidade e nenhuma outra instituição recebe essa demanda no município. Com essa desassistência, os pacientes precisam agora recorrer ao estado, que já conta com um gargalo enorme – prejudicando a população que mais precisa.

 

Homens e mulheres

Quase 170 anos após os primeiros movimentos sociais em prol da igualdade entre homens e mulheres e emancipação feminina, uma parcela expressiva da sociedade moderna ainda diz preferir que elas fiquem em casa em vez de ter trabalho remunerado. É o que sugere um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho, que diz que 27% das mulheres e 29% dos homens no mundo preferem que elas não tenham emprego. O estudo feito pelo instituto de pesquisa Gallup ouviu 149 mil pessoas de 142 países e territórios, entre eles o Brasil, onde foram constatados índices bem próximos da média global. Entre os brasileiros, 28% das mulheres e 32% dos homens disseram preferir que as mulheres não tenham um emprego.

 

 

Precarização e não empregos

Em audiência pública da comissão especial da Câmara que trata da reforma trabalhista, a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), afirmou que a proposta do governo trará precarização em vez de postos de trabalho. "Em lugar nenhum do mundo, as reformas geraram empregos; ao contrário, geraram a precarização de empregos", disse a magistrada, para quem os argumentos do governo contêm "grandes inverdades”. Outra "inverdade", segundo ela, seria dizer que a legislação é obsoleta. A juíza afirmou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já teve 75% dos artigos alterados, preservando direitos básicos. Delaíde também contestou a afirmação de que a prevalência de acordos coletivos sobre a legislação seria benéfica aos trabalhadores.

 

 

BOCA DO POVO

 

O projeto Pedala HCP, promovido pelo Hospital do Câncer de Pernambuco, terá sua terceira edição realizada no dia 9 de abril, às 8h e visa conscientizar a população e a categoria médica sobre o câncer ósseo, sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

 

Trânsito cada dia mais caótico na Rua do Padre Inglês, na Boa Vista/Recife. Carros estacionados dos dois lados da via pública impedem o fluxo de veículos. Moradores denunciam o descaso da Prefeitura do Recife e da CTTU.

 

A cara de pau de alguns donos de carros, lavando seus veículos nas praças do Recife. Na do Rosarinho, por exemplo, é impressionante. Todos lendo revistas, jornais ouvido músicas, enquanto a mão- de- obra utiliza água e energia irregulares, sem falar na degradação da praça. O pior, discutindo a lava jato. Assim caminha a humanidade.

 

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: A última carta de amor – Jojo Moyers

Filme/Cinema: Moonlight – Sob a Luz do Luar

Disco: Lua Full – Juliana Kehl (Deck)



Caldeirão - Chico Carlos
A FOTO CONTA O FATO - Orgulho de ser jornalista. Com dois grandes profissionais de Comunicação de Pernambuco: Robson Batista (repórter cinematográfico da Rede Globo Nordeste) e Andréa Trigueiro (jornalista e professora de Católica)

 

Janeiro de 2017

 

 

Caixa sob ameaça

 

O movimento sindical bancário promoveu em 12/01 manifestações em comemoração aos 156 anos da Caixa Econômica Federal. Em agências e prédios administrativos, sindicalistas alertaram funcionários, clientes e usuários sobre propostas anunciadas pelo governo Temer que podem fragilizar a instituição. De acordo com as entidades, o governo já anunciou intenções como a abertura de um plano de demissões voluntárias e a privatização de setores do banco, como o de seguros e loterias.

 

Prisões: falta de controle

Um novo relatório do Subcomitê para a Prevenção da Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos e Degradantes (SPT) da Organização das Nações Unidas (ONU) foi divulgado nesta terça-feira (10). Um dos pontos levantados pelo documento é a dificuldade do Estado em manter o controle das unidades prisionais e a delegação de tarefas aos próprios detentos. O relatório teve como base visita a 22 unidades, localizadas no Rio de Janeiro, Manaus, Recife e Brasília, e ocorridas entre 19 e 30 de outubro de 2015. O resultado do trabalho foi entregue às autoridades brasileiras no dia 26 de novembro de 2016, ou seja, o diagnóstico e as recomendações que constam no texto antecedem os fatos recentemente ocorridos em prisões na região norte do país.

 

Insatisfação social cresce

Os índices de insatisfação social no Brasil estão entre os que mais crescem no mundo. Os dados fazem parte do informe sobre desemprego da Organização Internacional do Trabalho. Se no mundo essa taxa aumentou em média 0,7 pontos, numa escala de zero a cem, no Brasil o salto foi de 5,5 pontos. "Trata-se de um dos maiores aumentos do mundo em 2016", confirmou o economista-senior da OIT, Steven Tobin. Segundo ele, uma das formas de medir esse mal-estar social é o número de greves, manifestações de ruas e protestos. Entre 2015 e 2016, o Brasil passou de 25 pontos para 30,5, enquanto a média mundial ficou em 22 pontos. Para a OIT, a onda migratória, a insatisfação popular e as tensões sociais no mundo estão intimamente relacionadas a essa realidade no mundo do trabalho.

 

 

BOCA DO POVO

Frequentadores do Parque de Diversões Mirabilândia reclamam da falta de segurança ao longo da Avenida Professor Andrade Bezerra, em Salgadinho. Os assaltos à mão armada e roubos são frequentes, principalmente, no horário da noite.

A insegurança e o medo rondam a Policlínica e Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela. Profissionais de saúde e funcionários estão preocupados com a situação e cobraram providências à Secretaria de Saúde do Recife

Pior cego é aquele que não quer ver: a Avenida Pedro Álvares Cabral, em Jardim Atlântico/Olinda, continua entregue ao descaso.

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: Por que fazemos o que fazemos? Mario Sérgio Cortella

Filme/Cinema: Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Filme/Netflix: O Roubo da Taça

I Put A Spell On You – DVD/Creedence Clewater Revival



CALDEIRÃO - Chico Carlos
A FOTO CONTA O FATO - A alegria na pauta é constante com os jornalistas Thiago Graf, Isabela Alencar e Natália Gadelha. Viva o jornalismo!

 

Dezembro de 2016

 

Aposentadoria especial na berlinda

A proposta de reforma da Previdência encaminhada ao Congresso Nacional pelo governo Temer deve acabar com o  aposentadoria especial para professores, garantida em dispositivo constitucional desde 1981 e referendada pela Constituição de 1988. Pelas regras atuais, professores que trabalham na educação básica, ensino infantil, fundamental e médio têm garantidos o direito à redução de cinco anos de contribuição mínima para se aposentar.

Pela regra geral atual, os homens se aposentam com 35 anos de contribuição e as mulheres, 30. Com a reforma proposta, esse regime especial acaba e todos terão que trabalhar até, no mínimo, os 65 anos, com 25 anos de contribuição.

 

Jornalistas da  Globo

Cerca de 50 jornalistas da Rede Globo e representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (SJSP),  realizaram um protesto em 14/12, na frente da emissora, na zona sul da capital paulista. A manifestação teve o intuito de expressar a indignação dos jornalistas com a ausência de reajuste de salários e para deixar claro para empresas que os profissionais querem respeito, pois há dois anos estão sem reajuste nos salários e benefícios, apesar dos lucros bilionários do setor. As perdas decorrentes da inflação somam 19,17% no período. Na manifestação, os jornalistas abriram uma faixa e, carregavam cartazes, uma delas com os dizeres "Jornalista não é bobo, mas ganha mal na Globo"

 

Médicos mastologistas

O presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos de Pernambuco (CEHM-PE), Mario Fernando Lins, coordenou Assembleia Geral dos médicos mastologistas do Estado de Pernambuco que atendem as operadoras de Planos e Seguros privados de Assistência à Saúde. A reunião aconteceu na sede do Simepe, bairro da Boa Vista. Os médicos autorizaram à CEHM iniciar campanha de negociação com operadoras de planos privados de assistência à saúde para o ano de 2017, com objetivo da valorização do trabalho médico. A Comissão vai enviar ofícios para as operadoras de Planos e Seguros privados, solicitando a abertura das negociações para janeiro do próximo ano.

 

BOCA DO POVO

 

Faz tempo que vários trechos da Avenida Perimetral em Olinda, nas proximidades do Lixão, estão com crateras que prejudicam diariamente a circulação de veículos. Descaso e omissão dos poderes públicos.

 

Médicos vinculados à Prefeitura de Itamaracá denunciaram ao Sindicato da categoria irregularidades administrativas, déficit de recursos humanos, atraso de salários e sobrecarga de trabalho no Hospital Alzira Figueiredo (Pilar).

 

Motoristas de ambulâncias dos hospitais públicos do Estado estão sem receber salários nem ticket alimentação há três meses. Eles denunciam a empresa HCP Locações, no bairro do Cordeiro/Recife.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro:  Quatro Vidas de um cachorro (W. Bruce Cameron)

Filme/TV fechada/Série/Netflix: One in a Billion

 

DVD –  U2 - 360° Live At The Rose Bowl (2 dvds)



CALDEIRÃO - Chico Carlos
A FOTO CONTA O FATO - Os 44 anos de exercício da medicina do cirurgião-geral Antônio Lopes Miranda foram motivo de  homenagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco, durante sessão solene, no dia 07/11. A iniciativa de homenagear o médico Antônio Lopes foi do deputado Clodoaldo Magalhães(PSB)

 

Novembro de 2016

 

Direito do Trabalho ameaçado

Ataques recentes à Justiça do Trabalho acontecem "no mesmo momento em que o governo, o empresariado e juízes do Supremo Tribunal Federal querem impor o primado do negociado sobre a CLT e a terceirização da atividade-fim", afirmam as seis centrais sindicais  CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT, em manifesto. "O que se pretende, em nome da modernização da legislação, é que o todo poderoso mercado, comandado pelo empregador, seja livre para definir as relações de trabalho, situando-se à margem e acima da Lei", dizem as entidades no documento. Para as centrais, a "supremacia" do mercado sobre a lei pode significar o fim do Direito do Trabalho. "A fragilização da Justiça do Trabalho é um passo nesta direção."

 

 

Alerta sobre o Black Friday

A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Claudia Almeida alerta os consumidores "empolgados" com a chamada Black Friday – dia em que, supostamente, o comércio promove grandes liquidações de produtos e serviços –, que ocorre na próxima sexta-feira (25). Segundo Claudia, é importante controlar o consumismo e priorizar apenas as reais necessidades, resistindo ao apelo de comprar impulsivamente. A advogada destaca que ainda existem preços mascarados. Antes do dia, eles aumentam o valor do produto e aplicam o desconto. É uma maquiagem de preços. O ideal é a pessoa ter noção do preço do produto que deseja. Nas compras virtuais, os consumidores devem tirar um print-screen da tela do site em que faz a compra

 

 

Carros populares: novidades à vista

Assim como outras máquinas, os carros também têm seu ciclo de vida, que pode durar pouco ou até décadas. Muitos marcam a história, são sucesso de vendas e referência em seus segmentos. Todavia, quando não conseguem mais serem atrativos, o ciclo precisa fechar antes que seja tarde. Resultado: acabam sendo substituídos por projetos mais arrojados. É o que está para ocorrer com alguns modelos produzidos no Brasil, sucesso de vendas nos anos 1990, como o Palio Fire e sua família, o VW Gol e o Renault Clio estão com seus dias contados na lista da indústria automobilística. Os consumidores devem ficar ligados.

 

NA BOCA DO POVO

 

Trechos das ruas da Matriz, Glória e Velha, no Centro do Recife, estão emporcalhadas  de lixo, detritos e entulhos. Nos fins de semana, a situação é cada vez pior.

 

Profissionais que atuam na Maternidade Amiga da Família, em Camaragibe, denunciam a redução  de médicos está com um déficit muito grande, tanto de obstetras como de neonatologistas. Além disso, há atrasos nos pagamentos de salários.

Moradores e frequentadores das praias da Olinda reclamam da sujeira acumulada, principalmente, na orla da Avenida Ministro Marcos Freire. Além disso, os animais estão à solta entre Casa Caiada e Rio Doce.  

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro:  Gelo Negro/ Becca Fitzpatrick

Filme/TV fechada/Série/Netflix: The Crown

 

DVD + CD: Tiago Iorc - Troco Likes - ao vivo



CALDEIRÃO - Chico Carlos
  A FOTO CONTA O FATO - Na festa dos 85 anos do Simepe (07/10), no Clube Português, com Ismaela Silva, Clarissa Siqueira,  Thiago Graf e Madá Freitas. Jornalistas de primeira qualidade.

 

Outubro de 2016

 

Jornalistas mortos no exercício da profissão

De acordo com o ranking divulgado no site da ONG francesa Repórteres sem Fronteiras (RSF), o Brasil divide com o Iraque o quarto lugar em mortes de jornalistas durante o exercício da profissão. Com quatro mortes de jornalistas no ano - até o último dia 14 - o país fica atrás apenas do México, que contabilizou 12 mortes em 2016; da Síria (7) em guerra civil à cinco anos e do Iêmen (5). Segundo o ranking, foram 47 jornalistas mortos ao redor do mundo em 2016 e 145 presos, 22 deles do Egito. Os dados de mortes de jornalistas são coletados pela RSF desde o ano 2002. Em 2015, a ONG contabilizou 81 jornalistas mortos, sendo que o Iraque ocupou a primeira posição, com dez mortes.

 

Jantar e repasses à mídia serão fichinha

Enquanto tenta acelerar a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição, a PEC 241, o governo de Michel Temer desfruta a aliança com os meios de comunicação para tripudiar sobre a ludibriada opinião pública. Dias depois do luxuoso banquete para 281 convidados, 217 parlamentares, 33 ministros e assessores e 31 mulheres de congressistas, começa a aparecer o custo do agrado. As versões mais conservadoras estimam em entre R$ 180 e R$ 200 por pessoas. A Mídia também tomou parte da farra. Segundo notas discretas em alguns jornais, o repasse desembolsado em propaganda na televisão e nos jornais para convencer a população de que a PEC é necessária para "equilibrar" o orçamento estaria na casa dos R$ 20 milhões

 

Controle de acesso à Internet?

 

O Projeto de Lei (PL) 2.390/2015, do deputado federal Pastor Franklin (então no PT do B-MG, atualmente no PP), quer criar um cadastro para todo brasileiro que utilizar a internet. Especialistas em web alertam que a intenção da proposta é restringir o acesso à rede mundial de computadores, como acontece em regimes pouco democráticos, como a Coreia do Norte e alguns países árabes. "Isso serve aos interesses desse Congresso Nacional ultra conservador, que toma atitudes absurdamente contra as liberdades, direitos e garantias fundamentais da nossa Constituição. Esse projeto é uma aberração", afirma o especialista em internet e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Sérgio Amadeu.

 

BOCA DO POVO

 

A má iluminação continua sendo um problema constante que atinge o Complexo de Salgadinho/Olinda. O Memorial Arcoverde, a Avenida Pan Nordestina e o Viaduto Luiz Delgado, estão às escuras prejudicando os pedestres e, principalmente, os motoristas.

 

Médicos pediatras e clínicos da rede municipal de Camaragibe denunciam  demissões de prestadores de serviços. A  decisão provocou o fechamento e restrição de plantões, além da redução do quadro de profissionais e de escalas incompletas.

 

Apesar de medidas da PM, os assaltos à mão armada e roubos ainda infernizam a vida dos frequentadores do Parque da Jaqueira/Recife. Quase todo dia uma “novidade” acontece.

 

 

A FOTO CONTA O FATO - Na festa dos 85 anos do Simepe (07/10), no Clube Português, com Ismaela Silva, Clarissa Siqueira,  Thiago Graf e Madá Freitas. Jornalistas de primeira qualidade.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro:  O que tem na geladeira?  Rita Lobo

Filme: Cinema:  Nosso fiel traidor

Disco: Live At The Hollywood Bowl  (Beatles/Universal)

Kit DVD+ Livro: Como eu era antes de você



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - Banda Fulô de Mandacaru de Caruaru para o mundo. Depois de 15 anos de muita ralação, chegou a vez de Bruno, Pingo e Armandinho ganharem o reconhecimento do público e da crítica.Com ritmo, harmonia  e evolução à flor da pele da autêntica música nordestina.

Junho de 2016

 

Ministros do TST defendem CLT

 

Ministros do Tribunal Superior do Trabalho divulgaram, no dia 13, manifesto em que defendem a manutenção das regras trabalhistas e criticam o uso da crise para a defesa da retirada de direitos. Assim, contrariam o presidente do Tribunal, Ives Gandra da Silva Martins Filho, empossado em fevereiro, que tem defendido a mudança e a flexibilização das regras. Gandra cita a crise como uma razão para isso. É possível notar, em determinado trecho do documento, que os ministros reivindicam também um melhor orçamento para o Tribunal. Mas as afirmações vão além de uma pauta corporativa. Eles lembram a importância das regras, e portanto, da CLT (sem citá-la diretamente) para a reparação de trabalhadores e trabalhadora

 

Funcionários dos bancos privados em alerta

A manutenção dos empregos é a principal reivindicação dos participantes dos Encontros Nacionais dos Bancos Privados, ocorrido entre os dias 7 e 8 de junho, em São Paulo. Um total de 364 participantes esteve na reunião, representando funcionários do HSBC, Bradesco, Itaú e BMB. As discussões giraram em torno da atual conjuntura política nacional e na elaboração das pautas específicas que serão apresentadas na Campanha Nacional dos Bancários de 2016. Ao total foram 364 bancários na reunião. As empresas do setor financeiro extinguiram 4,5 mil postos de trabalho no Brasil de janeiro a abril deste ano. Nos últimos 12 meses, esse número já soma mais de 11,3 mil demissões. Em contrapartida, os cinco maiores bancos do país lucraram R$ 13,1 bilhões no primeiro trimestre do ano e R$ 69,9 bilhões nos últimos doze meses.

 

23 adesões ao Programa de Proteção ao Emprego

O Ministério do Trabalho e Previdência Social autorizou a prorrogação de 23 adesões ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), criado em julho do ano passado para evitar demissões provocadas pela crise. A prorrogação beneficia seis empresas do setor automotivo, cinco do setor fabril e duas do setor metalúrgico, entre elas a Rassini NHK Peças, a Grammer do Brasil e a Mercedes-Benz, primeiros a solicitar a adesão ao PPE, em agosto do ano passado. O mesmo ocorreu com as fábricas da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, em São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. Treze pedidos de prorrogação da adesão ao PPE estão em análise.

 

 

BOCA DO POVO

Você já pensou em não ter água na torneira de sua casa por um mês?  Esse problema está levando à beira de um ataque de nervos os moradores das ruas Uirapuru, Pitaguari, Colibri e Avenida Tiradentes, na 3ª Etapa de Rio Doce/Olinda .

 

Com chuva ou sem chuva. Atrapalha pedestre, automóvel, comércio, escolinha e residências. A R. Dr. Joaquim de Oliveira Valença com R. Prof. Diógenes Fernandes Távora, em Bairro Novo/Olinda está entregue ao descaso.

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro:  Tite

Filme/Cinema: A Odisseia de Alice

DVD – Cake: uma razão para viver

 

DVD: Parte superior do formulário



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - Lá na Universidade Católica (Unicap), com a jornalista/ professora Andréa Trigueiro e seus alunos, durante a participação/entrevista num programa de rádio. Muito obrigado pelo carinho e atenção. Eterna gratidão!

Maio de 2016

 

Tráfego e navegação dos funcionários

Monitorar por onde navegam os funcionários quando estão na internet é prática comum nas empresas brasileiras. Ou assim demonstra a pesquisa TIC Empresas, divulgada nesta segunda, 16/5, pelo Cetic.br, o braço de estudos e pesquisas do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Na média, 35% das empresas monitora o tráfego de dados e 43% os sites visitados, sendo que essa é a mesma proporção das empresas que impedem acesso a determinado tipo de conteúdo. Entre os sites bloqueados, pela ordem, destacam-se os pornográficos (73% bloqueiam), de jogos (65%), redes sociais (52%), download de arquivos (49%), portais de entretenimento, notícias ou esportes (43%), e-mail pessoal (37%) e serviços de comunicação (36%).9 ( (Fonte: Convergência Digital)  

 

Contra retrocessos trabalhistas

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora já foi instalada, na sala da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. O grupo foi formado a partir da iniciativa da CUT e outras centrais sindicais, TST, associação de magistrados, entre outros grupos. Mais de 230 parlamentares de vários partidos políticos, entre deputados e senadores, já se prontificaram a integrar o grupo que vai monitorar e sugerir alterações aos mais de 50 projetos que tramitam no Congresso e atingem negativamente os direitos garantidos à classe trabalhadora. O grupo também proporá textos que tenham como objetivo garantir novas conquistas a trabalhadores e trabalhadoras

 

 

NA BOCA DO POVO

 

Há mais de 60 dias faltam medicamentos remédios essenciais ao tratamento de idosos com Alzeheimer, por exemplo, a Galatamina,  na Farmácia do Estado. Que situação!

 

Cada dia que se passa os “gênios” do trânsito complicam a vida dos motoristas. Agora, eles colocaram placas de proibido virar à esquerda da Ponte do Janga (Paulista ao Carmo, Olinda) e do Carmo à ponte do Janga, sem informar onde o motorista pode retornar.

 

Motoristas e pedestres denunciam que os buracos tomam conta da entrada de Jardim Paulista Baixo, próximo à UPA. E agora com as chuvas a situação é deplorável.

 

Nem tudo são flores no estacionamento do Hospital Português. Além de ser caro, tem área que não é permitido estacionar, mesmo assim, os motoristas param os veículos livremente.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: Como Eu Era Antes de Você/Jojo Moyes

Filme/Cinema: Fogo no mar

Teatro: A Revolta dos Brinquedos (Teatro Apolo)

 

Blu-Ray – Os oito odiados



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - A foto conta o fato. Alegria, animação e irreverência marcaram o 16º desfile do Bloco Mulheres CUTucando que saiu às ruas na semana pré-carnavalesca. O bloco destacou como bandeira de luta " Diga não ao Golpe". As mulheres cutucaram de olho no caldeirão da politica.

Fevereiro de 2016

 

AUMENTO DA GEAP

Em assembleia realizada na noite de 16/02, o Sindsep-PE recebeu o aval dos servidores federais filiados à entidade para dar entrada em uma ação civil pública coletiva contra o plano de saúde Geap, que aplicou, no início do mês, um reajuste abusivo nas mensalidades dos segurados. Os advogados do sindicato vão se basear no direito do consumidor para derrubar o aumento médio de 37,55%, já que fere o contrato inicial. De acordo com o consultor jurídico do Sindsep, Cláudio Ferreira, o índice inviabiliza os termos do contrato, uma vez que os assegurados não terão mais condições de continuarem arcando com os custos.

 

SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sergio da Rocha, pediu empenho do Executivo – em níveis municipal, estadual e federal – e, mais ainda, do Legislativo, para a Campanha da Fraternidade 2016. O religioso participou de uma sessão solene do Congresso Nacional em homenagem à ação deste ano. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”, que trata, principalmente, do direito à saúde e ao saneamento básico, a Igreja quer chamar atenção para o fato de o Brasil ser a sétima maior economia do mundo, mas ainda ter em seu território 100 milhões de pessoas sem serviços básicos de tratamento de esgoto e coleta de lixo.

 

FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO

A falta de condições de trabalho tem dificultado a qualidade dos serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Jaboatão dos Guararapes. O problema foi relatado, pelos médicos do município, durante Assembleia Geral realizada no Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Estruturas precárias, escassez de medicamentos e insumos e déficit de recursos humanos foram apontados como maiores problemas nas unidades de saúde. Outro assunto debatido na ocasião foi sobre os rendimentos financeiros dos profissionais.  A categoria reivindica equiparação salarial com os médicos da ESF do Recife.

 

NA BOCA DO POVO

Situação de abandono da praia do Janga/Paulista próximo a Rua Abílio Muniz de Andrade. , A reforma da orla, com proteção de pedras, entre outros benefícios, ficou na promessa?

Moradores da Rua Tinhorão, ao lado do nº 51, em Afogados/Recife, denunciam a existência de depósito de gás clandestino, põe em risco a vida da comunidade e também pacientes de Clínica Psiquiátrica.

Canal da Avenida Tiradentes que corta a Quarta Etapa em Rio Doce/Olinda está coberto de lixo, entulhos e matagal. Uma vergonha!

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: Não Se Iluda Não – Isabela Freitas

Filme/Cinema: O Regresso

 

 Wonderful Crazy Night – Elton John



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A foto conta o fato. Rio de Janeiro 24/09/2011, Encontro dos Eltonmaníacos em Copacabana, promovido pelo Eltonmania. Singela homenagem aos nossos amigos e amigas e, principalmente, ao inesquecível Salu,"monstro sagrado do rádio brasileiro".

JANEIRO DE 2016

 

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER CRESCEU 54%

Levantamento da Central de Atendimento à Mulher Disque 180, mostra que as mulheres estão denunciando mais os casos de violência. O disque-denúncia do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos é a principal porta de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Cento e setenta e nove relatos de agressão por dia e mais de 32 mil ligações relatando a violência contra a mulher só no primeiro semestre do ano passado. Além de 634 mil atendimentos, de janeiro a outubro de 2015, 56% maior que o mesmo período de 2014, quando 406 mil vítimas foram atendidas. O Mapa da Violência 2015 traz um número ainda mais assustador. Entre 2003 e 2013, o número de vítimas do sexo feminino passou de 3.937 para 4.762, que representam 13 homicídios femininos diários.

 

AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS EM “PÉ DE GUERRA”

A sétima rodada de negociação da Campanha Salarial entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) realizada em 14/01, em São Paulo, terminou sem acordo. Caso as empresas não formulem uma nova contraproposta, no dia 22 acontecerá uma reunião no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, que será mediada pelo vice-presidente, Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho. Os aeronautas e aeroviários reivindicam reajuste salarial de 12% (10,97% de reposição da inflação da data-base, 1º de dezembro, e 0,93% de aumento real), aumento de 15% nos pisos salariais e demais benefícios econômicos e 20% na cesta básica.

 

TSE CONDENA RIACHUELO

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Guararapes Confecções S.A. (Grupo Riachuelo) ao pagamento de R$ 10 mil e pensão mensal a uma costureira que teve sua capacidade de trabalho diminuída devido à jornada exaustiva exigida pela empresa. A condenação baseou-se no artigo 950 do Código Civil, que determina a concessão de indenização às vitimas de incapacidade laboral desenvolvida no desempenho da atividade profissional. Segundo relatou no processo, a funcionária recebia R$ 550 para executar todas as operações dentro do ciclo de confecção da empresa. O trabalho era supervisionado por um encarregado que exigia o alcance diário de metas de produção em volume que muitas vezes superava os limites físicos e psicológicos dos empregados, diz a ação.

 

 

BOCA DO POVO

Na Rua Aloizio Azevedo, transversal da Av. Fagundes Varela/Olinda, há anos um conjunto de prédio habitacional foi desapropriado e invadido por famílias que ocupam o conjunto. A quantidade de lixo é insuportável.

 

Médicos vinculados ao Hospital e Maternidade de Abreu e Lima, denunciam que a escala de plantão continua incompleta, além da redução dos vencimentos sem prévia comunicação; férias vencidas em 2015 e o não pagamento do 1/3 de férias, como também do 13º salário da categoria.

 

Há um esgoto a céu aberto na PE-15, nas proximidades do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, sentido Centro de Paulista. Os buracos já começam a aparecer na via pública.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro: Toda Luz que Não Podemos Ver/Anthony Doerr e Maria Carmelita Dias

Filme/Cinema: Creed: Nascido Para Lutar

CD: Zeca Baleiro canta Zé Ramalho – Chão de Giz 



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - O novo doutor do ABC tem nome: João Pedro (no centro), neto querido e amado pela família Pereira do Nascimento. Que sejas feliz, hoje e sempre!

Dezembro de 2015

 

DEMOCRACIA É A MELHOR FORMA DE GOVERNO

Três em cada quatro brasileiros acreditam que a democracia pode ter problemas, mas é o melhor sistema de governo que existe. No total, 73% dos cidadãos concordam com essa ideia, contra 22% que discordam, de acordo com uma pesquisa do Ibope com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). Os outros 5% não sabem ou preferem não responder. O estudo mostra que o Brasil está em linha com a média global, que é de 76%. Entre os países que mais aprovam a democracia estão a Suécia, Marrocos, Argentina, Suíça, Quênia, Finlândia, Fiji, Portugal, Alemanha, Turquia, Áustria e Islândia. No sentido oposto, as nações onde os percentuais de concordância são menores são Japão, Bulgária, México, Hong Kong, Bósnia, Sérvia, Romênia, Líbano e Rússia. No Brasil foram feitas 2002 entrevistas entre outubro e novembro de 2014.

 

PESQUISA DAS ESCOLAS ESTADUAIS

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentou em 03/12, uma análise comparativa da infraestrutura escolar por dependência administrativa realizada em 1.044 escolas estaduais. As escolas foram categorizadas nos termos de estruturas materiais de acordo com quatro categorias, são elas: avançada, adequada, básica e elementar. Do universo pesquisado, 39% das unidades de ensino foram categorizadas com estrutura adequada.  Outras 38% das escolas se enquadram no termo básico. Seguindo adiante, 19% das escolas se enquadram em estrutura elementar. Apenas 4% das escolas estaduais apresentaram em 2014, índices que aproximam as unidades de ensino de locais ideais de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada pelo Observatório de Política e Gestão da Educação (Observa) – PPGE/UFPE e traz dados referentes aos anos de 2011 a 2014.

 

PROBLEMAS EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS

Excesso de metas falta de pessoal, filas imensas, agências com problemas de estrutura e de segurança... Esses foram alguns dos problemas encontrados pelos diretores do Sindicato dos Bancários/PE em visita às agências no interior do estado, entre o final de novembro e o começo de dezembro. Some-se a isso a estiagem, a dengue e outros problemas enfrentados pela população local, o resultado foi um cenário de desânimo entre clientes e bancários. Apesar disso, o Sindicato foi muito bem recebido em todos os locais por onde passou. A situação da saúde pública, a seca e o abandono encontrados em algumas das cidades visitadas também chamaram a atenção dos diretores.

 

 

BOCA DO POVO

Motoristas e moradores pedem providências à Prefeitura de Olinda. Os buracos tomam conta da Av. Carlos de Lima Cavalcanti, no trecho da Pedragon, concessionária de veículos, em Bairro Novo.  Chega de tapar os buracos com brita e pó de pedra! 

 

Descaso da CTTU em relação aos carros estacionados em local proibido na Rua Dr. José Maria, nas imediações do bar Portal da Picanha, no Rosarinho/Recife.

 

Depois de muita discussão e expectativa, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) – Promotoria de Justiça de Olinda, deliberou pela retomada do atendimento noturno do Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil de Peixinhos (SPA). Vitória da comunidade e dos funcionários!

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: Unidos do Outro Mundo – Dialogando com os Mortos - Boni

Filme/Cinema: No Coração do Mar

 

CD – Rita Lee (Caixa com 21 Cds) 



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
  A FOTO CONTA O FATO - Registro especial da festa de confraternização organizada pela jornalista Lêda Rivas em prol da APAE. O quarteto fantástico das queridas amigas e companheiras jornalistas, Rosália Rangel. Marcionila Teixeira, Sheila Borges e Cláudia Elói. (Foto: Arquivo pessoal)

Novembro/Dezembro de 2015

 

“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.” (Chico Xavier)



JORNAL BRASIL DE FATO CHEGA A PERNAMBUCO

Depois de ser lançado no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, o tabloide do grupo Brasil de Fato chegou ao Estado de Pernambuco. O jornal semanal de distribuição gratuita deverá se contrapor a mídia tradicional, levando para a população um conteúdo comprometido com a verdade, democracia e com uma visão popular. A edição número zero do tabloide foi lançada no dia 23, às 19h, no Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Essa primeira edição conta com 20 mil exemplares. A edição 01 está programada para ser lançada em janeiro e, a partir desse lançamento, o jornal terá uma tiragem semanal.

 

VIVO QUER RETIRAR DIREITOS DOS TRABALHADORES

Como diz o novo slogan da Vivo, “maior que antes, melhor que nunca”. Mas não é isso que acontece quando diz respeito aos salários e benefícios dos trabalhadores. Em rodada de negociações, ocorrida no último dia 17, o que se viu foi o de sempre: a empresa querendo levar vantagem.  Vivo quer retirar dos trabalhadores direitos adquiridos como auxílio creche para homens, ao invés de ampliar o empréstimo de férias para todos quer excluí-lo, reduzir a idade de 7 para 6 anos no auxílio creche e congelar o VR para os trabalhadores da Vivo Adm. A empresa quer pagar aos trabalhadores de campo da GVT um piso salarial inferior ao que é praticado nas empresas terceirizadas que prestam serviços para a própria Vivo.

 

DIREITO DE RESPOSTA: OAB RECORRE AO STF

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para criticar um trecho da nova lei que regulamenta o direito de resposta dos meios de comunicação, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 11 de novembro. A entidade tenta suspender o dispositivo que exige que, para suspender a resposta concedida por um juiz seja preciso uma análise colegiada. "O direito de resposta deve ser assegurado, contudo não pode ser exercitado abusivamente ou como estratégia para impedir o trabalho da imprensa livre", ponderou o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

 

 

NA BOCA DO POVO

Médicos  da rede municipal de saúde de Itapissuma denunciaram ao Simepe as precárias condições de trabalho do Hospital João Ribeiro. Profissionais de saúde reclamam da falta de segurança, sobrecarga nas atividades, déficit de recursos humanos, escassez de medicamentos, entre outros.

 

Motoristas e moradores pedem providências à Prefeitura do Paulista. Os buracos tomam conta da Av. Brasil em Maranguape I, nas proximidades da PE-22. Todos os dias o trânsito fica congestionado, nos horários de pico. 

 

O serviço 0800 disponível para atender às demandas de iluminação pública em Olinda precisa ser mais ágil e eficiente. Várias ruas de Rio Doce, por exemplo, precisam de reposição urgente de lâmpadas queimadas.

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro: Muito mais do que cinco minutos (Kéfera Buckmann)

Filme/Cinema: Taxi Teerã

 

CD – “25” - Adele



CALDEIRÃO - Chico Carlos
A FOTO CONTA O FATO - Tudo de tudo em mais um Grande Encontro dos amigos da “Quadrilha Junina Dona Xêpa”, Campo Grande/Recife. Dessa vez para comemorar o aniversário de Christiane Galindo.  

Outubro 2015

 

FRASE

“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes... (Mahatma Gandhi)

 

Médicos se mobilizam em defesa da PEC 454/2009

 

No último dia 21, em Brasília, representantes do Simepe participam da mobilização nacional em defesa da Proposta de Emenda Constitucional 454/2009,que institui a carreira de estado para o médico no Sistema Único de Saúde (SUS). A  proposta, estabelece diretrizes para a organização de uma carreira única de médicos, mantida pela União, mas com exercício no serviço público federal, estadual e municipal. A remuneração respeitará um piso profissional nacional fixado por lei e valorizará o tempo de serviço e os níveis de qualificação na área médica.

 

Bancos cobram 750% de juros no cartão

 

Os números são de assustar qualquer um. Na tabela divulgada pelo Banco Central, sobre juros cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, a taxa anual chega a 756,42% no Banco Cetelem. Como é desconhecido do grande público, só resta pensar que o banco definiu juros tão exorbitantes assim para subir no ranking, nem que seja de maior taxa do Brasil. O levantamento do BC também revela as altas taxas cobradas por bancos mais populares e que estão entre os seis maiores do País (BB, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC). 

 

 

Seara é processada em R$ 25 milhões

 

A Seara Alimentos foi condenada por graves irregularidades observadas no meio ambiente de trabalho, em especial no tocante à segurança, saúde e jornada dos trabalhadores da fábrica de Nuporanga, pequena cidade localizada a 66 km de Ribeirão Preto, São Paulo. O Ministério Público do Trabalho (MPT) pede o pagamento de R$ 25 milhões por danos morais causados à coletividade e à adequação das relações de trabalho conforme a legislação trabalhista vigente. A  ação resulta de uma fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego nas dependências da Seara, oportunidade em que foram lavrados 69 autos de infração contra a empresa. 

 

 

NA BOCA DO POVO

 

 

Há mais de três meses, um buraco feito pela operadora da Oi na  Avenida Oliveira Lima, em frente ao nº 824, na Soledade/Recife, está deixando moradores e pedestres à beira de um ”ataque de nervos”. Está atrapalhando a entrada de veículos no local. Cadê você Oi!

 

Moradores denunciam que na Praça 83, em Maranguape I, Paulista, tem um  fio exposto no chão e no poste, podendo causar um acidente com vítimas

 

Fisioterapeutas estão estacionando seus carros em cima de calçadas e fecham acesso dos cadeirantes e deficientes com muletas no ambulatório de Fisioterapia do Hospital Getúlio Vargas.  Desrespeito com seus próprios pacientes..

 

 

A FOTO CONTA O FATO - Tudo de tudo em mais um Grande Encontro dos amigos da “Quadrilha Junina Dona Xêpa”, Campo Grande/Recife. Dessa vez para comemorar o aniversário de Christiane Galindo.  

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro: Muito mais que 5inco minutos  - Kéfera Buchmann

DVD – Longe deste Insensato Mundo

Filme/Cinema - A Travessia



CALDEIRÃO - CHICO CARLOS
A FOTO CONTA O FATO - As negociações da Campanha Salarial 2015 dos jornalistas com a classe patronal prosseguem. Os patrões ofereceram o percentual de reposição de apenas 5%divididos em duas vezes, ou seja, 2,5% ao final do fechamento da campanha e a outra  parcela  de   2,5%   em   janeiro  de   2016.  A  proposta   já   foi   rejeitada   pela categoria

SETEMBRO DE 2015

 

FRASE

“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados acolher aquilo que plantamos...”, Provérbio chinês

 

DOMÉSTICAS PREJUDICADAS

O  Sindicato  das  Empregadas  Domésticas  denuncia  que  a  Resolução  754,  do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat)  aprovada em 26/08/15, não está sendo cumprida. A Resolução garante o  pagamento das três parcelas do seguro-desemprego ao doméstico  que  tenha  trabalhado  pelo  menos  quinze  meses  nos  últimos  vinte  e  quatro meses  que  antecedem  à  data  da  dispensa  que  deu  origem  ao  requerimento  do  Seguro-Desemprego.  Entretanto, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) como as Agências do Trabalho e Emprego em Pernambuco, alegam que  às trabalhadoras não tem esse direito  por  conta  do recolhimento  do FGTS;  a  resolução  não  cita  essa  obrigatoriedade.  O Sindicato promete entrar com uma ação judicial para garantir esse direito conquistado pelas trabalhadoras.

 

SPA DE PEIXINHOS/OLINDA 

Diante da notícia veiculada pela Prefeitura de Olinda que “devido a adequações administrativas e  financeiras”  o  Serviço  de  Pronto  Atendimento  Adulto/Infantil  (SPA)  de  Peixinhos  terá  o serviço noturno das 19h às 07h, suspenso temporariamente, a partir do dia 01/10”, os médicos vinculados ao serviço estiveram reunidos no Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Os profissionais de saúde decidiram se posicionar contrários ao  fechamento do serviço,  por se tratar da única unidade de emergência da rede própria. Além disso, afirmaram que vão fazer todos  os  esforços  para  garantir  a  manutenção  do  funcionamento  pleno  todos  os  dias  dasemana nas 24 horas.

 

COMISSÃO DA VERDADE DE PERNAMBUCO 

A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara promove audiência pública para apurar as graves violações aos direitos humanos contra funcionários (hoje aposentados) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). As oitivas acontecem nos dois turnos (manhã  e  tarde),  do dia 24,  das  9h  às  17h,  na  Sala  Calouste ulbenkian, Fundação Joaquim Nabuco, bairro de Apipucos, Recife. São sete depoentes:  Ulrich ofmann,  Antônio Othon Rolim,  Francisco Oliveira,  Plínio Soares    (chegam de São Paulo e rasília), Clemente Rosas,  Adalberto Arruda e Délio Mendes (residem em Pernambuco). 

 

BOCA DO POVO 

O Grupo de Ciência e Cultura de Paz da UFPE realiza mais um encontro do ciclo de palestras “Entre Nós”.  O tema do dia 23/09,  será “Jazz”,  às  19h,  no auditório  da Livraria Cultura  do Paço Alfândega, mediação de Sandro Sayão com a participaçãode Giovanni Papaleo, curador e produtor musical, e Washington França, escritor e autor do livro Armstrong Cidadão do Jazz

O Simepe promoverá o 1º Passeio Ciclístico dos Médicos de Pernambuco “Vamos Pedalar por Saúde”, no dia 18/10, com largada prevista para às 09h, no Marco Zero,bairro do Recife. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, através do portal(www.simepe.org.br) ou diretamente na sede do Sindicato – Av.João de Barros, 587 –Boa Vista/Recife.

Nas eleições do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe), a Chapa 10 “Força, Independência e Coragem na Defesa do Servidor”, foi a grande vitoriosa, com  913 votos válidos (69,5%) contra a Chapa 20, que teve 401 votos. As  eleições ocorreram nos dias 02 e 03 de setembro.

 

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro:  A Garota na Teia de Aranha/David Lagercrantz

Filme/Cinema De Cabeça Erguida

Blu-ray - Corações de Ferro



Caldeirão - Chico Carlos
A FOTO CONTA O FATO Na festa do bloco “ A Cobra”, prévia carnavalesca do Simepe de 2015, no ChevroletHall/Olinda, com Álvaro Campos, Fabíola, José Tenório (o homem da cobra), CláudiaBeatriz, Tadeu Calheiros, Berg e Danielle Arcoverde. Foto: Giovanni Chamberlain

Fevereiro 2015

 

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos dedescobrir coisas interessantes” Carlos Drummond de Andrade

 

DEMISSÕES NO ESTALEIRO ATLÂNTICO SUL

O fantasma das demissões ronda o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). De janeiro até estemês  de  fevereiro,  200  trabalhadores  foram demitidos,  segundo o  Sindicato  dosMetalúrgicos de Pernambuco (Sindimetal-PE). Desde agosto o ano passado foram aproximadamente  500  trabalhadores  excluídos.  O  motivo,   seriam  osdesdobramentos  da  crise  da  Petrobras,  que  atingiu  o  setor  naval  brasileiro  ecomeça  a  comprometer  as  operações  do  EAS.  O  presidente  do  Sindicato  dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal), Henrique Gomes, lembra que, em 2011, oEAS chegou a ter 11 mil funcionários e hoje estaria com menos de cinco mil.  Esalientar que as demissões continuam em forma de conta-gotas, para evitar o caossocial.

 

TERCEIRIZAÇÃO: PEPSI É PROCESSADA EM R$ 1 MILHÃO 

A PepsiCo do Brasil foi processada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Sorocaba (SP) por terceirização ilegal na produção de salgadinhos Elma Chips. A ação requer a condenação da indústria e da prestadora de serviços Proficenter em R$ 1 milhão cada. Na ação, a terceirizada também responde por manter os funcionários em más condições de trabalho. O valor pedido para ambas as empresas corresponde ao pagamento de danos morais coletivos. 

 

MUDANÇAS GERAM POLÊMICA 

A Câmara dos Deputados  já recebeu  741 emendas parlamentares aos textos das Medidas Provisórias (MPs) 664/14 e 665/14, que alteram as regras para concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários. O Congresso Nacional tem até o dia 2 de abril para votar as MPs. Caso elas não sejam aprovadas até esta data, perderão a validade. As emendas apresentadas pelos parlamentares representam demandas encaminhadas por entidades da sociedade civil, como sindicatos, cooperativas e associações diversas, que temem perdas para os trabalhadores devido a mudanças nas regras de seguro-desemprego, pensão por morte, abono salarial, seguro-defeso (para pescadores) e auxílio doença.

 

BOCA DO POVO

Não é de hoje que a  feira de Rio Doce/Olinda está bagunçada e cheia deentulhos. O local tem ainda lixo e  um mau cheiro quase insuportável, alémde moscas e baratas.

 

A  barragem  de  Botafogo,  localizada  em  Igarassu,  que  abastece  vários bairros de cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), está em umnível  baixo  Atualmente   o  reservatório  opera  com  apenas  16%  de  suacapacidade.

 

Além das calçadas quebradas, o pedestre enfrenta esgoto a céu aberto, nasruas do Hospício, da Matriz e do Corredor do Bispo, no bairro da Boa Vista,no Recife. Para completar o cenário de desgraça, as ruas estão com lixo.

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro:  A Morte na Visão do Espiritismo/Alexandre Caldini Neto

Filme/Cinema: Sniper Americano/Clint Eastwood

DVD: Paralamas do Sucesso - Longo Caminho



Coluna de junho
A FOTO Peço licença aos leitores para fazer uma singela homenagem a minha querida mãe, Theresa Rodrigues, falecida no dia 12 deste mês. Mulher, mãe, avó, bisavó, guerreira, exemplo de luta e compromisso. Mãe, obrigado por tudo! Eternas saudades. Viva Dona Theresa!!!

“Mãe, palavra que Deus inventou. Um anjo que à Terra chegou voando nas asas do amor. Mãe, palavra mais doce que o mel, talvez um pedaço do céu que Deus transformou em mulher..."

 

TERCEIRIZAÇÃO

Depois das mobilizações, atos e vigílias que impediram a entrada do projeto de lei 4.330/2007 na pauta do Congresso Nacional, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) volta a se articular juntamente com sua base, as demais centrais e movimentos sociais contra mais um ataque do empresariado e do capital contra os direitos da classe trabalhadora. Uma ação civil pública que retira a inconstitucionalidade da terceirização de atividades fim e outros setores pode ser julgada neste mês junho, durante a Copa do Mundo no Brasil, pelo Supremo Tribunal Federal.  A atual legislação tem como base a Súmula 331, única norma que regula a terceirização, já que não existe marco regulatório para a prática empresarial.

 

 

FACE CRUEL

O trabalho infantil ainda é um problema crônico no Brasil. De acordo com a Pnad/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2012, cerca de 3,5 milhões de crianças e adolescentes entre cinco a 17 anos de idade encontram-se sujeitas ao trabalho infantil. A pesquisa aponta um recuo de 5,41% em relação ao ano anterior. São crianças e adolescentes que não possuem qualquer tipo de representação, sem condições de reivindicar direitos, em situação de vulnerabilidade social e, portanto, tornam-se potenciais alvos do capital.

 

 

PROTESTO E PREOCUPAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Borracha/PE realizou ato de protesto m frente ao Consulado da Alemanha, em Boa Viagem/Recife, contra a Lanxess Elastômeros do Brasil S/A.  A empresa iniciou um processo de escolha de outra administradora para os fundos do Plano de Previdência Petros Lanxess, administrado pela Fundação Petros. Os empregados, aposentados e o Sindicato manifestam preocupação e perplexidade com esta ameaça, já que se trata de um patrimônio de mais de R$ 1 bilhão que poderá ser entregue a outro administrador sem a concordância e participação dos titulares.

 

 

BOCA DO POVO

Os buracos tomam conta das avenidas Rosa Silvestre e Contorno, em Jardim Atlântico/Olinda. Não faz nem um mês que operação tapa-buracos passou naquela área. Mas, bastou uma chuvarada para dissolver a pavimentação. Que isso companheiro!

 

 

O Sinsempa terminou a Campanha Salarial deste ano, com reajuste salarial de 6% para todos os servidores; reajuste de 8,32% para os professores; gratificação de 10% para os auxiliares de serviços gerais e artífices; pagamento do FGTS até o final de agosto, entre outras conquistas.

 

Há seis meses, o trânsito está complicado na Avenida João de Barros, sentido cidade/subúrbio, embaixo do viaduto “Romeu e Julieta”. Transitar naquela área exige paciência, disposição e bom humor, antes de tudo.

 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

Livro: A escolha

Filme/Cinema: A culpa é das estrelas

DVD - Capitão Phillips



Coluna de maio
A Foto conta o fato Marcamos presença no VII Encontro Nacional de Comunicação ao lado do companheiro Antônio Bernardino (Sassá) cujo foi “Comunicação e os Desafios de 2014” e reuniu secretários de Comunicação e profissionais da área das Estaduais da CUT e das Confederações e Federações CUTistas que representam os ramos de atividade econômica.

FRASE

“Dê valor àqueles que sempre te levantam quando tu cais, e tentam te avisar sobre um iminente tropeço, mesmo que tu não enxergues a pedra no meio do caminho”.

 

PERSEGUIÇÃO E DEMISSÃO

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente de Pernambuco (Sintape) denunciou perseguição contra nove servidores da Pernambuco Participações S/A (Perpart), principalmente contra os servidores Clovis Guimarães Marques da Fonseca e Ana Cristina Almeida de Oliveira Figueiredo, ambos demitidos em 09/05, depois de 30 anos dedicados ao serviço público no Estado de Pernambuco. Desde 2007, a diária de um servidor público é R$ 54,01 os servidores foram demitidos porque receberam 12 diárias do Estado, no ano de 2012, para realizar uma tarefa em Petrolina, que foi concluída em 10 dias com sucesso. Portanto, estão sendo demitidos por não devolverem duas diárias, mesmo tendo concluído seus serviços com êxito em menos tempo.

 

TRABALHO ESCRAVO

Quase 300 trabalhadores resgatados no país em 2013 de situações análogas à de escravidão eram estrangeiros, segundo dados da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo, da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O total, divulgado em 14/05, mostra 2.063 pessoas nessa situação, sendo 121 haitianos, 104 bolivianos, 45 paraguaios e oito peruanos – 278 estrangeiros, com predominância dos setores têxtil e de construção civil. O MTE não dispõe de informações de anos anteriores sobre a presença de estrangeiros entre os resgatados de situações de trabalho escravo.

 

MÚSICA É VIDA

O programa “A arte na medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”, está completando 18 anos de atividades com ações de humanização da medicina e contribuição terapêutica, através dos seus projetos entre eles,  Música é Vida, iniciado a partir de apresentações dessa orquestra que assim, também, está em festa pelos seus 18 anos. Festejando essa importante data o grupo estará todos os meses de 2014, realizando ensaios aberto.

 

Na boca do povo

 

Servidores municipais do Paulista continuam em “pé de guerra” contra a gestão municipal, inclusive realizando paralisações semanais e garantem que a luta é por melhores condições de trabalho. A categoria afirma que várias escolas e unidades de saúde municipais estão entregues ao descaso.

 

Violência atormenta o bairro de Rio Doce/Olinda. Assaltantes numa moto estão espalhando terror e pânico aos moradores e comerciantes na III e IV Etapas. Quase todo dia surge uma “novidade” no bairro. Polícia para quem precisa!

 

É absurdo a quantidade de semáforos na PE-15 e Avenida Pan Nordestina, em Olinda, no sentido subúrbio-cidade. São seis do bairro de Bultrins até o Viaduto do Atacadão. Resultado: vias congestionadas e motoristas à beira de um ataque de nervos.

 

Indicações do Mês

Livro: O tempo é um rio que corre -Lya Luft

Filme/Cinema: Espetacular Homem-Aranha 2

DVD - 12 anos de escravidão

 

 



Coluna de abril

Frase

“Como posso perder minha fé na justiça da vida, quando os sonhos dos
que dormem num colchão de penas não são mais belos do que os sonhos
dos que dormem no chão?" 

 

MPT proíbe menores no McDonald’s

A Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda, franqueada do McDonald’s no Brasil, está obrigada a efetuar o registro real da jornada de trabalho dos empregados, inclusive deixando de manter menores de 18 anos em trabalho noturno e sem o recebimento de horas extras. A medida é resultado de liminar concedida ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pela 4ª Vara do Trabalho de Campinas. A decisão vale para todo o país. A decisão deve ser cumprida no prazo de 72 horas, a partir da notificação da empresa, sob pena de multas diárias que variam de R$ 300 a R$ 10 mil por item descumprido, multiplicadas pelo número de trabalhadores encontrados em situação irregular.

 

Justiça condena Bradesco

O Bradesco terá que pagar uma multa de R$ 50.083,60 por descumprir a lei estadual que estabelece o tempo máximo de 30 minutos de espera em filas de agências bancárias. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve o valor estabelecido pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon),  uma vez que o banco não dispõe de chancela mecânica ou eletrônica para registrar a entrada e saída dos clientes, o que provoca demora no atendimento. 

Mais vigilância na UFPE

Depois de assaltos e reclamações dos estudantes, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dará início a novas ações de vigilância. A reitoria promete vigilância durante 24 horas e atenção maior entre as 7h e às 23h. O contrato custou R$ 8 milhões aos cofres públicos. Em fevereiro, uma estudante foi sequestrada próximo ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Mesmo assim, os alunos continuam denunciando casos  de violência dentro da instituição e cobram mais ações contra os marginais.

 

Na boca do povo

Médicos servidores civis do Hospital da Polícia Militar de Pernambuco dos setores de pediatria, clínica médica e ginecologia obstetrícia estão insatisfeitos com o controle digital do ponto (tratamento não isonômico com os médicos militares), as escalas de plantão desfalcadas, além das precárias condições de trabalho.

Há dois meses uma obra da Prefeitura do Recife na Avenida João de Barros, bairro do Espinheiro, continua provocando congestionamentos diários  próximo ao viaduto “Romeu e Julieta” e ruas circunvizinhas. Ninguém sabe quando termina! .

Depois do sofrimento para a construção dos viadutos na Pan Nordestina, em Olinda, próximo ao Atacadão, os motoristas enfrentam agora novo problema:  a construção de terminal de passageiros em frente ao Fórum de Olinda  Resultado: via pública reduzida e mais congestionamentos. Haja paciência!

 

Indicações do Mês

Livro: Ansiedade – Augusto Cury

Filme/Cinema:Toque de mestre

DVD Alejandro Sanz - Live In Buenos Aires

A Foto conta o fato

O Sindicato dos Jornalistas/PE renovou em 02/04 o convênio com o Instituto Cervantes. Sócios em dia com o Sindicato terão 20% de desconto, inclusive os familiares. No click de Cleópatra Coelho  estamos ao lado do diretor para Assuntos de Educação, Isidoro Cervantes Veja e  a presidente do Sinjope, Claudia Elói. Maiores informações pelo fone 3334.0459.



Coluna de Março
A FOTO CONTA O FATO A jornalista Éden Pereira, da rádio JC News, foi homenageada pela bancada feminina da Câmara Municipal do Recife que elegeu representantes de várias áreas pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Parabéns!

 

ATAQUES A BANCOS CRESCEM

Os ataques a bancos aumentaram 16,36% em 2013 e alcançaram 2.944 ocorrências em todo país, uma média assustadora de 8,06 por dia. Desses casos, 859 foram assaltos (inclusive com sequestro de bancários e vigilantes), consumados ou não, o que representou uma elevação de 11,99% em relação ao ano anterior, e 2.085 foram arrombamentos de agências, postos de atendimento e caixas eletrônicos, um crescimento de 18,26%. 

 

MEDALHA NAÍDE TEODÓSIO

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Simepe realiza no próximo dia 28/03 (sexta-feira), às 20h, a solenidade de entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Professora Naíde Teodósio”, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), bairro da Boa Vista/Recife. Este ano serão  homenageadas as médicas: Ionete de Fátima Morais Pessôa e Analíria Moraes Pimentel.

 

EMPRESA CONDENADA

“Não desanime, pois até um pé na bunda te empurra pra frente." Por causa dessa frase, impressa em contracheques entregues aos seus funcionários, a construtora Vertical Engenharia foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar indenização por danos morais coletivos. O caso chegou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) no último dia 12. Por unanimidade, os ministros da 6ª Turma mantiveram parte da decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Bahia - 5ª Região.

 

NA BOCA DO POVO

Os servidores municipais do Paulista estão indignados com a desatenção do prefeito Junior Matuto  que, no último dia 18/03 não recebeu a Comissão nem a  Pauta de Reivindicações da categoria.

 

O MPPE vai coordenar todo o processo eleitoral para a escolha dos representantes sindicais que irão disputar as eleições nos dias 29 e 30 de abril para a direção do Sindicato dos Rodoviários.

 

O medo faz parte da rotina de moradores e comerciantes de Rio Doce em Olinda. Nas avenidas Nápoles, México, Brasil, Tiradentes e das Garças os assaltos têm sido constantes. Os crimes acontecem em ruas próximas de órgãos policiais e à luz do dia. 

 

INDICAÇÕES DO MÊS

 

Livro: Réqueim para um bispo – Assuero Gomes

Filme: O lado bom da vida – David O. Russell

 

Blu-Ray + DVD – Frozen: uma aventura congelante


Anterior | 1 | 2 | Próxima

COLUNAS


OPINIÃO